1 |
Docência no Ensino Superior |
80h |
O ensino superior no Brasil. A Universidade na sociedade. Legislação da Educação Superior. A prática docente no contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As teorias pedagógicas. A didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de ensino e prática docente. Avaliação educacional. Ambiente virtual de aprendizagem e tecnologias para o ensino. Interações em sala de aula EAD e Presencial: o papel dos professores e dos alunos. |
2 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Crítico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional, O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões. |
3 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
4 |
Fundamentos do Serviço Social |
80h |
A institucionalização e a consolidação do Serviço social na América Latina e no Brasil. A influência norte americana e européia. A trajetória da constituição do Serviço Social a partir de fins do século XIX e início do século XX. O significado social da profissão e a identificação das demandas na sociedade brasileira. Matrizes do pensamento social. Práticas profissionais como expressão das relações entre as classes sociais e seus interesses contraditórios. As transformações sociais e econômicas da sociedade e seus rebatimentos na institucionalização do Serviço Social na América Latina e no Brasil. |
5 |
Serviço Social na Educação |
80h |
O Serviço Social e a política de educação, aproximações e fundamentos teórico-metodológicos. A função social da escola. A construção profissional do assistente social na educação. O debate contemporâneo da inserção do assistente social como profissional na escola. O perfil profissional nessa política social. As dimensões pedagógica e educativa do assistente social. |
6 |
Rendimento Escolar e Situações de Vulnerabilidade |
80h |
Criança e adolescente e o fracasso escolar no desempenho escolar. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. ECA e o sistema de proteção. Atendimento socioeducativo de crianças e adolescentes. Convivência familiar e comunitária. O fracasso escolar e condições de vulnerabilidade. Exclusão Social. Temas Emergentes do Serviço Social Aplicado à Educação. |
7 |
Construção de Valores Sociais e a Escola |
80h |
O Conhecimento e a Construção de Valores; Família e Escola: construção social; A Orientação Social Frente à Indisciplina; O trabalho em rede e o mapeamento da rede para fins de processos educacionais; Rede de proteção social a infância e adolescência; relação da escola com à família e à comunidade; Papéis da família, da comunidade, sociedade e do Estado em relação ao direito à educação preconizado na CF/88; Orientações para o trabalho sociopedagógico frente as novas demandas postas à escola. |
8 |
Políticas Públicas e Normas Educacionais |
80h |
Legislação Educacional e Políticas Públicas; Legislação Educacional; Políticas Públicas; PDE; CNE; MEC; Gestão; Tipos de Gestão; Gestão Democrática; Normas e Órgãos Educacionais; LDB; PNE. |
9 |
Gestão de Projetos Sociais |
80h |
Estudo sobre as organizações não governamentais. Elaboração e análise de projetos sociais na área da Educação. Avaliação dos contextos interno e externo, políticos, sociais e institucionais dos projetos. Voluntariado e trabalho não-remunerado. Governança local: colaboração e disseminação. Recursos Humanos e liderança. O Ciclo da Negociação e a execução das ações dos projetos sociais. Institucionalização dos projetos sociais. Sustentabilidade dos projetos sociais. Comunicação e Marketing Social. O Compromisso com a Educação Comunitária. As instituições comunitárias. Administração de projetos de organizações sem fins lucrativos. A aprendizagem provocada pelos erros nos processos de gestão de projetos sociais. Experiências de projetos sociais na área da Educação desenvolvidos em diferentes países da América Latina. |
TOTAL |
720h
|
|