| 1 | 
                        
                            
                            Meios Digitais e o Profissional do Futuro                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? | 
                    
                                                        
                        | 2 | 
                        
                            
                             Tecnologia da Informação no Processo de Ensino e Aprendizagem                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | A tecnologia de informação no processo de ensino e aprendizagem.  Edição de documentos. Publicações Digitais. Tecnologias Educacionais. Pesquisa Científica: definição, classificação e aplicação. | 
                    
                                                        
                        | 3 | 
                        
                            
                            Gestão Democrática: Organização e Sistemas Legais                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | A gestão educacional a partir dos pressupostos do Estado Moderno no Brasil, da Constituição Federal e da L.D.B. O papel da gestão democrática nos sistemas municipais, estaduais e do sistema federal e no nível escolar. A importância da participação e das ações coletivas nas equipes pedagógicas (todos aqueles que atuam em favor da gestão democrática). O sistema de Organização e Gestão da Escola. A escola como organização aprendente. Experiências brasileiras significativas. | 
                    
                                                        
                        | 4 | 
                        
                            
                            Gestão de Pessoas e Formação de Equipes                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | Desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais de liderança. Estilos de Liderança. SWOT Pessoal e Empresarial. Analise de perfis profissionais. Estratégias de Alta Performance. Gestão de Pessoas e de Resultados. Gerenciamento de projetos.  | 
                    
                                                        
                        | 5 | 
                        
                            
                            Aplicação do Design Instrucional na Educação à Distância                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | Tecnologia. Introdução a terminologia. Design Instrucional ISD (Instructional Systems Design). Design Instrucional. Modelos de Design Instrucional. Convencionais ou Modelo ADDIE. Modelo tradicional no Brasil. Modelo ILDF – Integrative Learning Design Framework On-line Learning Environments. Modelos pedagógicos. Estratégias Exploratórias. Estratégias de Apoio. Princípios de criação de cursos. criação de cursos na Web. | 
                    
                                                        
                        | 6 | 
                        
                            
                            Coordenação e Gestão de Equipe Escolar                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | As Complexas Relações Humanas; Origem, Fundamento e Princípios das Relações Humanas; Relações Humanas em Diferentes Contextos; Relações Humanas no Trabalho; Relações Humanas na Escola; Ética nas Relações Humanas; Relações Intrapessoais; Relações Interpessoais; A Liderança no Contexto Da Gestão Escolar; Disposições Legais Sobre a Formação do Gestor Escolar; Liderança e Gestão Escolar; Competências de Líderes Eficazes; Características, Competências e Habilidades de Líderes/Gestores Escolares; Cultura, Clima e Pessoas da Organização Escola; A Escola Como uma Organização; Cultura e Clima Organizacional; A Cultura e o Clima Organizacional no Espaço Escolar; Gestão das Pessoas da Escola. | 
                    
                                                        
                        | 7 | 
                        
                            
                            Práticas Pedagógicas e Aplicação da Tecnologia                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | Impacto da tecnologia no âmbito pedagógico. Desafio do professor frente à novas tecnologias. Ferramentas computacionais utilizada como aliadas nas práticas pedagógicas. Agenda eletrônica. Sistemas de controle, organização de dados e planejamento. Gráficos e resultados. | 
                    
                                                        
                        | 8 | 
                        
                            
                            Administração Financeira e Processos Administrativos                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | O Financiamento da Educação; Histórico do Financiamento da Educação no Brasil; O Financiamento da Educação Dispostos em Lei; Projetos Educacionais e Seus Financiamentos; Instituições Auxiliares; Constitucionalização da Educação e a Participação da População do Financiamento da Educação; Instituições Auxiliares na Escola – APM, Conselho de Escola e Conselho Participativo de Classe e Série; PDDE; Recursos Próprios; Responsabilidade Fiscal; Licitações: Assembleias e Prestação de Contas; CACS – Conselhos de Acompanhamento e Controle Social – (Conselho Municipal de Educação E Conselho do Fundeb). | 
                    
                                                        
                        | 9 | 
                        
                            
                            Práticas Educacionais no Século XXI                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | Conceito de educação. A escolarização no século XIX a partir da perspectiva de consolidação da escola moderna. Influência do iluminismo e racionalismo. Construção do pensamento crítico. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Desconstrução e reconstrução do conceito de aprender. Contribuição da educação para o processo emancipatório. Educação e cidadania. O que a pandemia COVID – 19 influenciou como tendência na educação? | 
                    
                                
                    | TOTAL | 
                    
                        720h
                     | 
                     |