1 |
Despacho Aduaneiro - Exportação e Importação |
80h |
Conceitos introdutórios - território aduaneiro, zona primária e zona secundária - recintos alfandegados - portos secos - unidades de despacho x unidades de embarque - despacho aduaneiro x desembaraço aduaneiro, Pessoas autorizadas a atuar no despacho aduaneiro - Siscomex e habilitação para acesso ao sistema 4 - Documentos envolvidos na importação 1. Eletrônicos - Licença de Importação (LI) - Licença Simplificada de Importação (LSI) - Declaração de Importação (DI) - Declaração Simplificada de Importação (DSI) - Comprovante de Importação (CI) 2. Impressos e formulários - fatura comercial - conhecimento de embarque - romaneio de carga ou packing list - certificados - outros 3. Documentos necessários para o despacho aduaneiro, Fases do despacho aduaneiro 1. Importação - recepção e disponibilidade da carga, - DI/DUIMP - parametrização - anexação dos documentos - conferência aduaneira - desembaraço aduaneiro - comprovação do recolhimento/ex exoneração do imposto estadual. Exportação - registro da DUE - recepção de carga - parametrização - anexação dos documentos - conferência aduaneira - desembaraço aduaneiro - registro dos dados de embarque - averbação do embarque. |
2 |
Direito Aduaneiro |
80h |
Fundamentos do direito aduaneiro. Atividade aduaneira. Natureza das normas aduaneiras. Conceito de importação. Conceito de nacionalização. Tributos aduaneiros. Política brasileira de comércio exterior. Tratados, convenções e outros atos internacionais. Medidas restritivas às práticas comerciais internacionais. Franquias territoriais. Sujeição passiva dos impostos de importação e de exportação. O contencioso aduaneiro. Infrações, fraudes e delitos aduaneiros. O contrabando e o descaminho. Análise de problemas aduaneiros. Operações de importação e exportação - panorâmica tributária, documental e operacional. Despacho aduaneiro de mercadorias. Classificação fiscal de produtos. Regimes aduaneiros especiais e atípicos. |
3 |
Comércio e Negociações Internacionais |
80h |
Negociando para desenvolver alianças estratégicas e colaborativas. principais tipos e modelos de negociação. planejamento e organização. estratégias e táticas de negociação. maximização de resultados; Relacionamento com as partes; Otimização da informação, tempo e poder; O papel da cultura internacional nas negociações; Dimensão de diferentes culturas e negociações internacionais; Regulamentação do comércio internacional; Organização Mundial do Comércio (OMC); Nafta - Tratado Norte-Americano de Livre Comércio. |
4 |
Gestão de Suprimentos, Logística e Transporte |
80h |
Administração de Materiais; Administração de Estoques; Administração de Suprimentos (SCM); Sistemas Logísticos; Gestão do Transporte; Modais de Transporte; Centros de Distribuição Avançado (CDA). |
5 |
Marketing Internacional |
80h |
O Marketing Internacional; Introdução à Economia Globalizada; Sistema de Informação de Marketing Internacional ? SIMI; Comportamentos; Plano de Marketing Internacional. |
6 |
Planejamento Tributário |
80h |
Origens e Importância do Planejamento; Planejamento Tributário; A Questão da Elisão e Evasão Fiscal no Planejamento Tributário; Elementos e Características de Um Bom Sistema Tributário; Tributação sobre O Consumo, sobre A Propriedade e sobre A Renda; A Norma Antielisiva ? Parágrafo Único do Art. 116; A Medida Provisória N. 232. |
7 |
Marketing Digital e E-commerce |
80h |
Processo de Inovação. Branding: ação, comunicação e consumo. Brand Equaty. Consumo e negócios on-line. Estratégias de expansão de negócios. Criação de produtos e serviços. Estratégias e Ferramentas de Marketing Digital. Inbound Marketing. Vendarketing. |
8 |
Cenários Econômicos Internacionais |
80h |
Conceitos essenciais da economia vivenciada em nosso cotidiano; análise sobre expectativas e crises, buscando explicar as principais crises mundiais dos últimos anos; os fatos econômicos cotidianos noticiados na mídia; Uma abordagem mais simplificada da economia demonstrada por meio de notícias publicadas diariamente sobre o assunto; A necessidade de compreender melhor o cenário econômico internacional para a gestão e melhoria das condições de competitividade das organizações; A expansão da economia mundial. |
9 |
Gestão da Área de Supply Chain |
80h |
O papel do Supply Chain como agregador de valor na organização; Arquiteturas organizacionais: evolução e tendências das estruturas de Supply Chain; Estabelecendo as interfaces da área; Definição dos objetivos estratégicos pelo Balanced Scorecard; Gerenciamento de projetos com PMI, metodologia Ágil e Kanban; Gestão de pessoas: análise da Janela de Johari, liderança situacional e feedback; Indicadores internos para gestão da área |
TOTAL |
720h
|
|