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História e Cultura da Propaganda Política |
80h |
Propaganda política. O papel da mídia na Cultura Brasileira. Panorama Cultiral e Político Atual. A campanha negativa. Conceitos e tipos de propaganda política. Propaganda eleitoral. Tipos de propaganda eleitoral. Fiscalização da propaganda. Direito de resposta. Teorias sobre a esfera pública e a formação da opinião pública. Meios de Comunicação de Massa, Opinião Pública e Opinião do Público. Opinião pública e a sociedade. |
2 |
Direitos Sociais e a Mídia de Comunicação |
80h |
Introdução a Mídia: Contextualização Histórica, Teorias e Conceitos. Os meios de Comunicação e suas Características. O Processo de Comunicação da Sociedade Brasileira. A Comunicação Brasileira e suas Relações Sociais. A Comunicação Social como Produtora Cultural e Simbólica. Relações de poder/dominação associada à produção cultural (cultura popular X indústria cultural). Instancias de legitimação e construção da realidade. Tópicos Especiais: Individualismo, desigualdade, exclusão social e violência. Influência da Mídia Positiva e Negativa sobre a Sociedade. |
3 |
O Processo Eleitoral |
80h |
Aspectos Gerais do Sistema Eleitoral Brasileiro; Legislação Eleitoral e Partidária; Sistemas Majoritários, Proporcionais e Mistos; Sistema Majoritário em Dois Turnos; Sistema Majoritário com Voto Alternativo; Divisões do Sistema Proporcional; Voto Único Transferível e o Sistema de Listas; Característica dos Votos; Característica do Sistema Eleitoral; Lista Fechada, Aberta e Flexível; Críticas Inerentes ao Sistema Proporcional; Convenções e Coligações Partidárias; Convenções; Coligações; Registro de Candidaturas; Das Responsabilidades Administrativas e Cíveis Pelos Partidos e Agentes Políticos; Propaganda Eleitoral e Direito de Resposta; Conceitos Gerais; Local da Realização da Campanha Eleitoral; Restrições; Captação de Sufrágio (Eleição); Propaganda Eleitoral no Rádio e Televisão; Internet; Direito de Resposta; Do Reconhecimento do Direito de Resposta; Publicidade; Direito de Resposta e o Direito Eleitoral; Pesquisas Eleitorais no Sistema Eleitoral Brasileiro; Registros; Resultados; Impugnações; Penalidades; Tipos de Ações e Representações Eleitorais; Ação de Impugnação ao Pedido de Registro de Candidatura (Art. 3º Da Lc 64/90); Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Art. 22, Da Lc 64/90); Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Art. 14, § 10, Da Constituição); Recurso Contra Diplomação (Art. 262, I, Do Código Eleitoral); Representações e Reclamações Eleitorais; Impugnações; Recursos Eleitorais; Ações Penas Eleitorais; Dos Direitos e Deveres no Sistema Eleitoral Brasileiro; Garantias Eleitorais; Arrecadação e Prestação de Contas; Limite de Gastos (Resolução 23.546/2017); Limite de Gastos (Lei N. 13.488/2017); Arrecadação dos Recursos (Financiamento Privado); Arrecadação dos Recursos (Financiamento Público); Julgamento e Sanções pela Desaprovação da Prestação de Contas; Sanções por Violação das Normas Legais Referentes à Prestação de Contas Partidárias; Atuação Do TSE. |
4 |
Marketing Político e Eleitoral e a Propaganda nas Mídias Digitais e Sociais |
80h |
Internet e redes sociais: influência e público-alvo. Comunicação aplicada ao processo eleitoral. Marketing político. Propaganda Política: Características Históricas e Ideológicas. História política do Brasil. Política e o Candidato. As Assessorias de Marketing, Propaganda. Conceito de Propaganda Política, Imagem Pública, Marketing Político e Marketing Eleitoral. Relacionamento Candidato x Imprensa. Propaganda Política Local e Regional. Aspectos conceituais sobre comunicação política e eleitoral. O marketing político e o marketing eleitoral: semelhanças e diferenças. Construção da imagem do partido e do candidato. O desafio de comunicar ideias. Estratégias e elementos de comunicação. Planejamento de campanha. Veículos e estratégias. |
5 |
Planejamento de Campanha Eleitoral |
80h |
História da Propaganda Política; Memória Oral; O Advento da Mídia Impressa; Rádio e Televisão; A Explosão Tecnológica e a Internet; O Caso do Nazismo; Contexto Histórico; A Propaganda como Força Política para o Surgimento do Nazismo; A Propaganda como Legitimadora do Nazismo; A Propaganda do Inimigo; Propaganda Política no Brasil; A Experiência na Colônia; O Caso da Independência; A Propaganda Durante os Reinados; A Propaganda Republicana; A Propaganda na Era Vargas; Propaganda Durante o Regime Civil Militar; A Propaganda com a Redemocratização; A Propaganda Política na Era da Informação. |
6 |
Noções Básicas de Direito Público e Constitucional |
80h |
Noções De Direito E Legislação; Direito Privado; Direito Público; Direito Constitucional. |
7 |
Introdução à Administração Pública |
80h |
Introdução; Noções Básicas do Direito Administrativo; Evolução dos Modelos de Gestão Pública no Brasil; Princípios Constitucionais da Administração Pública. |
8 |
Os Aspectos das Teorias da Comunicação |
80h |
Neste módulo serão abordadas as teorias da comunicação. Essas teorias fundamentaram os estudos que envolvem a comunicação em várias áreas, tais como o jornalismo e a publicidade, através da análise do comportamento humano. Profissionais da comunicação como jornalistas e publicitários devem compreender essas teorias e como seus estudos contribuíram para o avanço da própria comunicação tanto quanto conhecimento científico como a prática entre os indivíduos. |
9 |
Assessoria de Comunicação para Políticos e Candidatos |
80h |
Assessoria e Legislação Eleitoral. O cuidado com as Fake News. Releases e Clipping. O papel da assessoria de comunicação. Relação Candidato x Imprensa. Gerenciamento de Crise. |
TOTAL |
720h
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