1 |
Os Aspectos das Teorias da Comunicação |
80h |
Neste módulo serão abordadas as teorias da comunicação. Essas teorias fundamentaram os estudos que envolvem a comunicação em várias áreas, tais como o jornalismo e a publicidade, através da análise do comportamento humano. Profissionais da comunicação como jornalistas e publicitários devem compreender essas teorias e como seus estudos contribuíram para o avanço da própria comunicação tanto quanto conhecimento científico como a prática entre os indivíduos. |
2 |
Planejamento e Gestão Estratégica em Marketing |
80h |
Aspectos Elementares do Marketing Estratégico; Conceitos Introdutórios de Marketing; Enfoques e Concepções do Marketing; Ambientes do Marketing; Mercado e Consumo; Conceitos Introdutórios de Estratégia; Fundamentos para o Desenvolvimento de Estratégias; Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing; O Planejamento; Tipos de Planejamento; Planejamento Estratégico; Plano de Marketing; Diretrizes do Planejamento Estratégico; Etapas do Plano de Marketing; Análises e Decisões Mercadológicas; Análise da Situação; O Ambiente Interno da Organização; O Ambiente Externo da Organização; Análise de Mercado; Análise do Mercado Consumidor; Análise da Concorrência; Decisões Mercadológicas; Decisões de Produtos e Serviços; Decisões de Preço; Decisões de Promoção; Decisões de Distribuição. |
3 |
Inteligência e Logística em Marketing Digital |
80h |
Inteligência de Marketing; Inteligência Artificial no Marketing; Impacto e Aplicações da Inteligência Artificial no Marketing Digital; Marketing de Relacionamento; Conceitos Iniciais e suas Aplicações; Retenção, Lealdade e Lucratividade; Gestão de Logística em Marketing; Marketing Logístico; Logística e Estratégias de Infraestrutura de Marketing para Competitividade. |
4 |
História e Cultura da Propaganda Política |
80h |
Propaganda política. O papel da mídia na Cultura Brasileira. Panorama Cultiral e Político Atual. A campanha negativa. Conceitos e tipos de propaganda política. Propaganda eleitoral. Tipos de propaganda eleitoral. Fiscalização da propaganda. Direito de resposta. Teorias sobre a esfera pública e a formação da opinião pública. Meios de Comunicação de Massa, Opinião Pública e Opinião do Público. Opinião pública e a sociedade. |
5 |
Política, Legislação e Ética |
80h |
Legislação Eleitoral. Ética nas eleições e na campanha eleitoral. A reforma Eleitoral. |
6 |
Sistema Partidário, Partidos Políticos e Eleições |
80h |
Partidos e sistemas eleitorais no Brasil. Representação e definição de partidos políticos. Os partidos políticos no Brasil. Representação política e dominação política. Partidos Políticos e eleições. Sistemas de Eleição Majoritária e Proporcional. Reformas políticas no Brasil. O papel dos Partidos Políticos. Perspectiva histórica (origem dos partidos). |
7 |
Planejamento da Campanha Eleitoral |
80h |
Planejamento Estratégico da Campanha Eleitoral. A pré campanha. Disputa interna nos partidos. A disputa do voto popular. As ferramentas da comunicação. O organograma de uma campanha. Pesquisas quantitativas e qualitativas. Dimensionamento de custos de uma campanha eleitoral. Pesquisas eleitorais. Organização de campanha. Pesquisa na Área Política. Orçamento da Campanha. Financiamento das campanhas eleitorais. |
8 |
Marketing Político e Eleitoral e a Propaganda nas Mídias Digitais e Sociais |
80h |
Internet e redes sociais: influência e público-alvo. Comunicação aplicada ao processo eleitoral. Marketing político. Propaganda Política: Características Históricas e Ideológicas. História política do Brasil. Política e o Candidato. As Assessorias de Marketing, Propaganda. Conceito de Propaganda Política, Imagem Pública, Marketing Político e Marketing Eleitoral. Relacionamento Candidato x Imprensa. Propaganda Política Local e Regional. Aspectos conceituais sobre comunicação política e eleitoral. O marketing político e o marketing eleitoral: semelhanças e diferenças. Construção da imagem do partido e do candidato. O desafio de comunicar ideias. Estratégias e elementos de comunicação. Planejamento de campanha. Veículos e estratégias. |
9 |
Assessoria de Comunicação para Políticos e Candidatos |
80h |
Assessoria e Legislação Eleitoral. O cuidado com as Fake News. Releases e Clipping. O papel da assessoria de comunicação. Relação Candidato x Imprensa. Gerenciamento de Crise. |
TOTAL |
720h
|
|