1 |
Administração e Ferramentas Empresariais |
80h |
Administração Estratégica; Evolução do Conceito do Planejamento Estratégico à Administração Estratégica; Os Stakeholders: Identificação das Partes Interessadas e Suas Necessidades; Entendimento e Definição de Negócio, Valores, Missão, Visão; Análises Ambientais; Análise do Ambiente Externo: Conceitos Importantes; Análise do Macroambiente: Econômico, Sociocultural, Político-Legal, Demográfico, Tecnológico e Global; Análise do Ambiente Setorial: Fornecedores, Concorrentes, Clientes e Mercado Alvo; Análise do Ambiente Interno: Conceitos Importantes; Análise do Ambiente Interno e suas Funções Essenciais: Produção, Recursos Humanos, Marketing, Finanças e P&D; Integração das Análises e Estratégias Empresariais; As Cinco Forças Competitivas de Porter e a Elaboração de Cenários; Matriz SWOT e a Elaboração de Cenários; Alguns Tipos de Estratégias; Monitoramento e Melhoria. |
2 |
Competências, Carreiras e Inovações |
80h |
Gestão de Competências; Conceito de competências; Tipologia de competências; Um modelo de Gestão de Competências; Sensibilização; Mapeamento de competências; Desenvolvimento e captação de competências; Competências e aprendizagem; Avaliação de competências; Importância das competências socioemocionais; Gestão de Pessoas e Carreiras; Recrutamento e seleção; Aplicação de Recursos Humanos; Manutenção de Recursos Humanos; Desenvolvimento de Recursos Humanos; Gestão de carreiras; Monitoramento de Recursos Humanos; Gestão do Conhecimento e Inovação; Processo de Gestão do Conhecimento; Conhecimento: conceito e tipologia; O processo de gestão do conhecimento organizacional; Processo de inovação nas organizações; Design Thinking; Ciclo de vida da inovação; A competência de inovação. |
3 |
Economia Brasileira Contemporânea |
80h |
Crise política, reformas institucionais e mudanças estruturais na economia brasileira nos anos 60: as reformas de Castello Branco e o período expansivo 1968/73. A crise internacional e a resposta brasileira nos anos 70. O Brasil na década de 80: crise externa, políticas econômicas de ajuste e planos de estabilização. A definição de estratégias na economia brasileira nos anos 90: abertura, redefinição dos papéis do Estado e políticas de estabilização. Dilemas atuais enfrentado pela Economia Brasileira. |
4 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões, Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Critico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional. |
5 |
Fundamentos do Direito Empresarial |
80h |
Evolução da Atividade e do Direito Empresarial; Os Atos de Comércio e a Teoria da Empresa; Aplicações e Características do Direito Empresarial; A Atividade Empresarial, O Estabelecimento e o Empresário; Condições para Exercer a Atividade. |
6 |
Gestão e Logística Empresarial |
80h |
Administração Empreendedora; Logística Empresarial; O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Supply Chain Management; A Importância das Tecnologias da Informação para a Logística. |
7 |
Marketing Digital e E-commerce |
80h |
Processo de Inovação. Branding: ação, comunicação e consumo. Brand Equaty. Consumo e negócios on-line. Estratégias de expansão de negócios. Criação de produtos e serviços. Estratégias e Ferramentas de Marketing Digital. Inbound Marketing. Vendarketing. |
8 |
Processo de Criação e Desenvolvimento de Empresas |
80h |
Planejamento financeiro: fontes de expansão dos negócios, bancos comerciais, mecardo de capitais, subsídios públicos. Fornecedores. Planejamento estratégico. Tomada de decisão e ferramentas gerenciais. Suprimentos e logística. Valor de mercado e cliente. Competitividade. Necessidades e tendências do consumidor. Propostas de valores para diferentes públicos. Público-alvo. Atendimento ao cliente. Estratégias de branding. Importância da identidade da marca. Gestão de produtos e preços. |
9 |
Startups e Empreendedorismo |
80h |
Plano de negócios. Viabilidade de Negócio. Lean Startup. Estratégias do MVP. Negociação. |
TOTAL |
720h
|
|