1 |
Teoria Geral, Princípios e Fontes do Direito Comercial |
80h |
Princípios Regentes do Direito Empresarial; Fontes do Direito Empresarial; Teoria Geral dos Contratos Mercantis; O Conceito Jurídico de Empresa, a Função Social da Empresa e do Contrato; A Preservação da Empresa; O Direito Comercial à Luz do Novo. |
2 |
Ferramentas Tecnológicas para Gerenciamento de Negócios |
80h |
Benefícios das ferramentas tecnológicas para gerenciamento de negócios. Times de tecnologia de Data Science, AI e Big Data. Atração e seleção de talentos na área de tecnologia utilizando DS e IA. Aplicações do Data Science e da Inteligência Artificial na área de marketing e inteligência de mercado. Uso de DS e da IA para a geração de valor para o cliente e como ferramentas de inovação. Administração de materiais com DS e AI. Gerenciamento de processos utilizando a IA. Modelagem de negócios. Plano de negócios, usando métodos ágeis. Pesquisa de mercado; técnicas qualitativas e quantitativas. Protótipo conceitual, low definition. Desenvolvimento de protótipos high definition. Elaboração do pitch de apresentação. |
3 |
Processo de Criação e Desenvolvimento de Empresas |
80h |
Planejamento financeiro: fontes de expansão dos negócios, bancos comerciais, mecardo de capitais, subsídios públicos. Fornecedores. Planejamento estratégico. Tomada de decisão e ferramentas gerenciais. Suprimentos e logística. Valor de mercado e cliente. Competitividade. Necessidades e tendências do consumidor. Propostas de valores para diferentes públicos. Público-alvo. Atendimento ao cliente. Estratégias de branding. Importância da identidade da marca. Gestão de produtos e preços. |
4 |
Inteligência e Logística em Marketing Digital |
80h |
Inteligência de Marketing; Inteligência Artificial no Marketing; Impacto e Aplicações da Inteligência Artificial no Marketing Digital; Marketing de Relacionamento; Conceitos Iniciais e suas Aplicações; Retenção, Lealdade e Lucratividade; Gestão de Logística em Marketing; Marketing Logístico; Logística e Estratégias de Infraestrutura de Marketing para Competitividade. |
5 |
Técnicas de Negociação |
80h |
Comunicação Não Violenta - CNV: Os 4 (quatro) passos da CNV. Expressão de sentimentos e necessidades. Criando empatia. Observar sem avaliar. Assumindo a responsabilidade pelos próprios sentimentos. Formas de resolução dos conflitos: adversariais e não adversariais. O terceiro facilitador: funções, postura, atribuições, limites de atuação, imparcialidade X neutralidade, ética, Código de Ética, remuneração e supervisão. |
6 |
Inovação e Design Thinking |
80h |
Definição, princípios e conceitos; Design e processo; ROI e ROE; Criatividade, inovação e resultados; Iteração. Mindset criativo. O conceito de inovação. Soluções inovadoras com Design Thinking. Processo do Design Thinking: inspiração, descoberta e insights; interpretação, análise e síntese. Ideação, experimentação e prototipação de soluções. Técnicas de implementação e evolução de soluções. Soluções inovadoras com Design Thinking: matriz CSD, Business Design Blueprint, Experiment Board, entre outras. Construção de Protótipos/MVP, métricas de validação. Avaliação de potencial de solução: redução de custo, aumento de produtividade, novos produtos/serviços, fortalecimento da marca, ganhos ambientais e sociais, etc.); Círculo Dourado e a Matriz de Stakeholders. |
7 |
Estratégias em Desenvolvimento de Novos Produtos |
80h |
Conceitos Básicos de Inovação; Manual de Oslo; Estudo do Mercado e dos Consumidores; Matriz de Ansoff; Tipos de Consumidores; Desenvolvimentos de Novos Produtos; Pré-Desenvolvimento; Desenvolvimento; Pós-Desenvolvimento; Ciclo de Vida do Produto; Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP); Project Management Body of Knowledge (PMBOK®); Engenharia Simultânea; Desdobramento da Função Qualidade (Quality Function Deployment – QFD); Método Seis Sigma; Desing For Six Sigma (DFSS); Sistema Lean; Lean Seis Sigma; Desing For Lean Six Sigma (DFLSS). |
8 |
Administração Estratégica das Organizações |
80h |
Estratégia: Definições, Origem, Importância e Níveis; Estratégia: O que é estratégia?; Importância da Estratégia; Níveis de Estratégia; A Gestão Estratégica; Gestão Estratégica: Vantagens; Gestão Estratégica: Por que adotar?; Evolução do Pensamento estratégico; O Planejamento Estratégico; Definição; Objetivos do Planejamento Estratégico; Vantagens; Implantação e Monitoramento; Desafios; Planejamento Estratégico; Análise na Prática; Estágios de implementação do Planejamento Estratégico; Análise Ambiental; Análise Interna; Análise Externa; Aplicação Prática; Mensuração, Avaliação e Controle. |
9 |
Gestão de Pessoas e Formação de Equipes |
80h |
Desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais de liderança. Estilos de Liderança. SWOT Pessoal e Empresarial. Analise de perfis profissionais. Estratégias de Alta Performance. Gestão de Pessoas e de Resultados. Gerenciamento de projetos.
|
TOTAL |
720h
|
|