1 |
O Jargão Jornalístico nos Meios Digitais |
80h |
Ciberespaço. Virtual e digital. Estágios da Web. Site. Blogosfera. Jornalismo Online. Hipertexto. Hiperlink. Hipermídia. Webwriting. Webnotícia (pirâmide invertida e pirâmide deitada). Layout da notícia. Segunda tela. Convergência. Jornalismo móvel. E-commerce. Hotsite. Fanpage. Mídias Sociais. Vlog. Podcasting. Big data. Interatividade. Internet das coisas. Streaming. On demand. AdSense. |
2 |
Introdução às Redes Sociais |
80h |
Fundamentos das Redes Sociais. O cenário da comunicação digital no Brasil e no mundo. Principais Ferramentas Digitais. Redes sociais e sua influência na prática jornalística. Planejamento de Redes Sociais. Produção de Conteúdos Digitais. Gestão de perfis. Monitoramento das Redes Sociais. |
3 |
Startups e Empreendedorismo |
80h |
Plano de negócios. Viabilidade de Negócio. Lean Startup. Estratégias do MVP. Negociação. |
4 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões, Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Critico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional. |
5 |
Os Aspectos da Deontologia na Web |
80h |
Com a inserção das novas tecnologias no cotidiano social, profissões, métodos de comunicação e disseminação de informações sofreram significativas mudanças. O acesso à tecnologia, na mesma medida que auxilia o jornalista, traz consigo uma série de problemáticas que precisam ser identificadas, discutidas e solucionadas para aplicabilidade no livre exercício do jornalismo. Neste módulo, serão expostos e discutidos temas pertinentes aos novos desafios, limite ético e profissional de como o jornalismo vem sendo atualizado e alterado diante das “imposições” que a internet promove em meio aos seus avanços. |
6 |
Comunicação Empresarial: Expressão Oral e Escrita |
80h |
Discurso: para que e para quem?; Escrevo o que Penso Ou Penso que Escrevo o que Penso?; Trilhando Os (Novos) Caminhos do Novo Acordo Ortográfico; Unidade Iv - A Oralidade em Foco. |
7 |
Engajamento Social na Mídia |
80h |
O Marketing e a Comunicação Integrada; Análise da Evolução do Conceito de Comunicação Integrada e Branding; Gestão Financeira da Comunicação Integrada de Marketing; A Internet Conectando o Mundo Empresarial na Rede Social: Uma estratégia em Busca de "Engagement" e Redes Sociais; Comunicação Organizacional Social: Conceitos, Vertentes e Responsabilidade Social como Ferramenta para Imagem Empresarial. |
8 |
Direitos Sociais e a Mídia de Comunicação |
80h |
Introdução a Mídia: Contextualização Histórica, Teorias e Conceitos. Os meios de Comunicação e suas Características. O Processo de Comunicação da Sociedade Brasileira. A Comunicação Brasileira e suas Relações Sociais. A Comunicação Social como Produtora Cultural e Simbólica. Relações de poder/dominação associada à produção cultural (cultura popular X indústria cultural). Instancias de legitimação e construção da realidade. Tópicos Especiais: Individualismo, desigualdade, exclusão social e violência. Influência da Mídia Positiva e Negativa sobre a Sociedade. |
9 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
TOTAL |
720h
|
|