1 |
Introdução à Informática na Educação |
80h |
A Globalização e o poder da informação. Comunicação, Informação e a Expansão do Conhecimento. Informática na Educação. Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Ensino à Distância. Comunicação e Interação Entre Professores. Tutores e Estudantes na Educação a Distância (EAD). |
2 |
Tecnologia da Informação no Processo de Ensino e Aprendizagem |
80h |
A tecnologia de informação no processo de ensino e aprendizagem. Edição de documentos. Publicações Digitais. Tecnologias Educacionais. Pesquisa Científica: definição, classificação e aplicação. |
3 |
Tecnologias no Cotidiano Escolar |
80h |
Introdução à Informática Educativa. Diferentes Usos do Computador na Educação. Diferentes Tipos de Softwares Usados na Educação. Projetos Educacionais Interdisciplinares. Processo de Avaliação dos Ambientes Educacionais Informatizados. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. |
4 |
Teoria e Prática nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
80h |
Tecnologias da informação e da comunicação, aprendizado eletrônico e ambientes virtuais de aprendizagem. Evolução dos sistemas para educação a distância. Recursos e atividades para materiais autoinstrucionais em AVA. Aprendizagem Colaborativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Acessibilidade em EaD mediada pela web. Prática polidocente em ambientes virtuais de aprendizagem. Mudanças diante do cenário de pandemia. |
5 |
Interação da Tecnologia e Mídias Digitais no Ambiente Educacional |
80h |
Recursos e Ferramentas na Internet. Multimídia Digital. Interação das tecnologias e mídias digitais entre alunos e professores. Aplicação de tecnologias em sala de aula e na modalidade EAD. Fatores relacionados ao uso das tecnologias e mídias digitais nas aulas. |
6 |
Práticas Educacionais no Século XXI |
80h |
Conceito de educação. A escolarização no século XIX a partir da perspectiva de consolidação da escola moderna. Influência do iluminismo e racionalismo. Construção do pensamento crítico. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Desconstrução e reconstrução do conceito de aprender. Contribuição da educação para o processo emancipatório. Educação e cidadania. O que a pandemia COVID – 19 influenciou como tendência na educação? |
7 |
Práticas Pedagógicas e Aplicação da Tecnologia |
80h |
A utilização pedagógica de jogos,Aplicativos no apoio dos processos pedagógicos,Os desafios enfrentados pelo professor na informatização da educação,Os impactos das transformações digitais nos processos de ensino,As ferramentas para gestão dos ambientes educacionais,O professor como mediador do papel do processo de construção de do conhecimento,O aprendizado interativo e colaborativos dos alunos |
8 |
Metodologias Ágeis Aplicadas à Elaboração de Software |
80h |
Definição e Tipos de Requisitos de Software,Processos de Software Tradicionais x Metodologias Ágeis,Técnicas de Levantamento de Requisitos,Framework Scrum,Método eXtreme Programming (XP),Método Kanban,Estimativas de Software por meio de Planning Poker |
9 |
Softwares Educacionais |
80h |
Entre o caderno e o tablets – Ressignificando os processos de ensino usando softwares educativos.,Entre o giz e o computador: Novas práticas de ensino utilizando os games nos processos de ensino.,As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) utilizadas como ferramentas formadora de professores do ensino fundamental.,O ensino de linguagens no ensino fundamental, tendo como fonte inspiradora a internet.,O Wattszap como ferramenta de ensino de linguagens.,A utilização de bibliotecas digitais como fonte de pesquisa na Educação Básica.,A internet e o processo de escrita: Novas ferramentas no processo de ensino e construção do conhecimento. |
TOTAL |
720h
|
|