1 |
Educomunicação |
80h |
Fundamentos e conceituação da educomunicação. O cenário atual na relação entre Educação, informação e entretenimento. Elementos da educomunicação e novas metodologias em sala de aula. Linguagem e aplicação de diferentes mídias em sala de aula. Características de produções educomunicativas em diversas mídias: conteúdos, formatos e tecnologias. A interface educação/comunicação e seus reflexos nas práticas educativas e na formação de professores. Desafios da edocomunicação no mundo contemporâneo. Responsabilidade social e ações na área da educomunicação. Políticas Públicas educacionais e multimídia. As inter-relações da mídia: jornal, rádio, televisão e web na educomunicação. |
2 |
Práticas Pedagógicas e Aplicação da Tecnologia |
80h |
Impacto da tecnologia no âmbito pedagógico. Desafio do professor frente à novas tecnologias. Ferramentas computacionais utilizada como aliadas nas práticas pedagógicas. Agenda eletrônica. Sistemas de controle, organização de dados e planejamento. Gráficos e resultados. |
3 |
Práticas Educacionais no Século XXI |
80h |
Conceito de educação. A escolarização no século XIX a partir da perspectiva de consolidação da escola moderna. Influência do iluminismo e racionalismo. Construção do pensamento crítico. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Desconstrução e reconstrução do conceito de aprender. Contribuição da educação para o processo emancipatório. Educação e cidadania. O que a pandemia COVID – 19 influenciou como tendência na educação? |
4 |
Questões Sociológicas Contemporâneas |
80h |
Crise da modernidade, pós-empirismo e a realidade como construção; Indivíduo vs. Sociedade; O construtivismo fenomenológico; Contexto, Tradução e Controvérsia; Racionalidade individualista; Conflito e Consenso. |
5 |
Sociologia da Cultura |
80h |
Sociologia da Cultura e os Conceitos Fundamentais; Sociologia como Instrumento para Compreensão da Cultura; Sociologia da Cultura e o Consumo Mercadorias na Atualidade; Sociologia da cultura no Brasil: autores e perspectivas; Sociedade, Cultura e Arte: A Função Social Da Arte; Arte E Cultura No Brasil: Marcos Ideológicos Na Historiografia Da Cultura Brasileira; Etnografia como método para entender a cultura; As novas formas metodológicas de interpretar a realidade; A autoridade Etnográfica para compreender a Antropologia da Cultura. |
6 |
Sociologia da Educação |
80h |
Sociologia da Educação e os Conceitos Fundamentais; Sociologia como Instrumento para Compreensão da Educação; Sociologia da Educação no contexto contemporâneo; Percorrendo teorias do conflito dentro das Ciências Sociais; Sociologia, Sociedade, Educação e Gênero; Sociologia, Educação e Política; Émile Durkheim e a importância da Sociologia enquanto disciplina; Karl Marx: as novas formas metodológicas de interpretar a realidade; Max Weber: autoridade para o método sociológico |
7 |
Teoria Sociológica |
80h |
A sociologia positivista de Emile Durkheim; o materialismo histórico e dialético de Karl Marx e seus desdobramentos contemporâneos. A sociologia compreensiva de Max Weber; o neo-funcionalismo de Robert Merton; o estrutural-funcionalismo de Talcott Parsons e seus desdobramentos contemporâneos. A praxeologia de Pierre Bourdieu; a Escola de Frankfurt; o pós-modernismo de Michel Foucault, Boaventura de Souza Santos, Latour e outros; a contribuição da sociologia brasileira à teoria da globalização: Otávio Ianni. |
8 |
História e Historiografia em Processos Educativos |
80h |
História e historiografia da educação. Processo educativo desde o homem primitivo à sociedade contemporânea. Organizações educacionais, visões pedagógicas e práticas educacionais que caracterizaram cada período histórico. |
9 |
Pensamento Social no Brasil |
80h |
Análise da produção intelectual em contextos históricos prévios ao processo de institucionalização das Ciências Sociais no Brasil. Módulo de Antropologia e Arqueologia: Diversidade e Nação; Teorias da raça e teorias da cultura. Etnicidade e Identidade. Módulo de Sociologia: Intérpretes e Interpretações do Brasil; Tradição e Modernidade; Matrizes teóricas e estilos de pensamento. Módulo de Ciência Política: Intérpretes da política brasileira; Pensamento político brasileiro conservador, de esquerda e a partir da periferia. |
TOTAL |
720h
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