1 |
Avaliação, Diagnóstico e Intervenção Psicomotora |
80h |
Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade; Desenvolvimento Motor e Aprendizagem; Evolução e Conceitos da Psicomotricidade; Psicomotricidade e suas contribuições para o desenvolvimento infantil; Pressupostos e Aplicações da Psicomotricidade; Os Elementos e Desenvolvimento de cada Elemento Psicomotor; Intervenção e Reeducação Psicomotora; Psicomotricidade e as Dificuldades de Aprendizagem; Testes de Avaliação Psicomotora; Testes Psicomotores; Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) – Rosa Neto; Bateria Psicomotora Adaptada (BPM) - Vitor da Fonseca. |
2 |
Psicologia Aplicada ao Desenvolvimento e Aprendizagem |
80h |
Construção do Conhecimento Psicológico; Aprendizagem na Sociedade do Conhecimento; Teoria da Mente; Desenvolvimento Psicossocial e Aprendizagem; Desenvolvimento Psicossocial da Criança; Concepção, Desenvolvimento Pré-Natal e Parto; As Implicações do Desenvolvimento: Pontos de Vista Teóricos; Desenvolvimento Infantil – 0 A 3 Anos. |
3 |
Educação da Criança Contemporânea |
80h |
A Invenção da Infância: História e Construções: Do; Termo “Infância” e; Contexto Sócio Histórico; Infância na Idade Antiga; Infância na Idade Média; Infância no Renascimento; Infância na Idade Moderna; A Infância no Brasil; A chegada europeia, a constituição familiar e a infância; A Infância dos Séculos XIX e XX; A Infância no Pós-ECA; Temas de Infância e Educação na Contemporaneidade; Subjetividade; Diversidade e Implicações Curriculares; Temas e Desafios Contemporâneos:; Mídias e Tecnologias; Consumo e Consumismo; Gênero, Afetividade e Sexualidade. |
4 |
Princípios da Educação Infantil |
80h |
Concepção de Infância, Família e Sua Historicidade; A Infância na História; O Papel do Educador; A Relação da Família, Escola e Sociedade; A Repercussão da Autonomia das Crianças no que Tange à Relação Família-Escola; Relação Família-Escola; Educação Infantil nos Aportes de Piaget; A Influência de Jean Piaget na Pedagogia; Inteligência Sensorial-Motor. |
5 |
Práticas Pedagógicas na Educação Infantil |
80h |
Protagonistas do Dia a Dia Educativo: Crianças e Adultos; Organização Atual do Tempo Escolar; Crianças e Adultos no dia a dia Educativo; Educação Infantil e os Sistemas de Ensino; Introdução ao Conceito de Educação Infantil; O Professor da Educação Infantil; Novas Alternativas Pedagógicas no Ensino Infantil; Métodos de Educação: Montessori, Waldorf e Pikler; Método Educativo: Amara Berri e Reggio Emilia. |
6 |
Desenvolvimento Infantil |
80h |
O que é desenvolvimento infantil?; Tipos de desenvolvimento: Desenvolvimento físico; Desenvolvimento Cognitivo; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Afetivo; Qual a importância de um bom desenvolvimento infantil?; Quais as 4 fases do desenvolvimento infantil de acordo com a Psicologia?; Características de cada fase do desenvolvimento infantil; Marcos de cada fase do desenvolvimento infantil: Período recém-nascido; 4 a 6 meses; 7 a 9 meses; 12 meses; De 2 a 4 anos; De 5 a 6 anos; Principais orientações para cada fase do desenvolvimento infantil?. |
7 |
Jogos e Brincadeiras Aplicados à Psicomotricidade |
80h |
Jogos e Brincadeiras ? do Lúdico à Função Pedagógica e ao Desenvolvimento do ser Humano; As Dimensões do Jogo e a Psicomotricidade; O Trabalho do Profissional: Aliar Teoria e Prática; Psicomotricidade e Afetividade; Atividades Aplicadas ao Desenvolvimento Psicomotor. |
8 |
Estratégias de Ensino Pelo Lúdico |
80h |
Espaços e Atividades Ludopedagógicos; O Jogo como Eixo Estruturante do Currículo na Educação Infantil; Técnicas Lúdicas, Pedagógicas e de Sensibilização: O Agora e o Desafio para o Futuro; Critérios para Seleção de Brinquedos, Jogos e Materiais. |
9 |
Lazer e Atividades de Recreação |
80h |
A Contribuição dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento das Crianças, Jovens e Adultos; O Professor/Profissional em Relação aos Jogos e Dinâmicas; A Relação entre o Professor e os Alunos; As Atividades, Jogos e sua Importância; A Recreação; Dinâmicas de Grupo; Dinâmicas de Grupo na Prática. |
TOTAL |
720h
|
|