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Docência no Ensino Superior |
40h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Metodologia do Trabalho Científico |
80h |
Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses; Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade; Amostragem; Delineamentos De Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação. Resumo Científico; Artigo Científico; Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento. |
3 |
Políticas Públicas e Normas Educacionais |
120h |
Legislação Educacional e Políticas Públicas; Legislação Educacional; Políticas Públicas; PDE; CNE; MEC; Gestão; Tipos de Gestão; Gestão Democrática; Normas e Órgãos Educacionais; LDB; PNE. |
4 |
Princípios da Gestão Escolar |
120h |
Evolução e tendências da administração moderna. A escola como organização educativa autônoma: a gestão; a direção; a participação coletiva. Cultura organizacional. A evolução da gestão educacional: mudança de paradigma (escola pública de administração centralizada X descentralização). Gestão democrática. Diferenças e relações entre administração e gestão. Responsabilidades e limitações do processo de gestão democrático nas escolas. |
5 |
Fundamentos da Administração Escolar |
120h |
Teorias de Administração Escolar – Clássicas; Surge a Administração Escolar; Administração Escolar Conforme a Teoria de Taylor; Administração Escolar Conforme a Teoria de Fayol; Administração/Gestão Escolar - Quebra de Paradigmas; Transformações Sociais e Reflexos na Administração Escolar; Administração ou Gestão Escolar; Provimento do Cargo de Diretor; Gestão Escolar Democrática; Gestão Escolar Democrática-Participativa nos Contextos Legais; Plano Nacional de Educação e Gestão Democrática; A Bncc e a Gestão Democrática. |
6 |
Coordenação e Gestão de Equipe Escolar |
80h |
As Complexas Relações Humanas; Origem, Fundamento e Princípios das Relações Humanas; Relações Humanas em Diferentes Contextos; Relações Humanas no Trabalho; Relações Humanas na Escola; Ética nas Relações Humanas; Relações Intrapessoais; Relações Interpessoais; A Liderança no Contexto da Gestão Escolar; Disposições Legais sobre a Formação do Gestor Escolar; Liderança e Gestão Escolar; Competências de Líderes Eficazes; Características, Competências e Habilidades de Líderes/Gestores Escolares; Cultura, Clima e Pessoas da Organização Escola; A Escola como uma Organização; Cultura e Clima Organizacional; A Cultura e o Clima Organizacional no Espaço Escolar; Gestão das Pessoas da Escola. |
7 |
Gestão Democrática: Organização e Sistemas Legais |
80h |
A gestão educacional a partir dos pressupostos do Estado Moderno no Brasil, da Constituição Federal e da L.D.B. O papel da gestão democrática nos sistemas municipais, estaduais e do sistema federal e no nível escolar. A importância da participação e das ações coletivas nas equipes pedagógicas (todos aqueles que atuam em favor da gestão democrática). O sistema de Organização e Gestão da Escola. A escola como organização aprendente. Experiências brasileiras significativas. |
8 |
Organização do Trabalho Pedagógico |
80h |
Integração Escolar: Papéis e Funções dos Profissionais; Conceitos Iniciais e Funções; Integração Escolar; A Gestão Escolar e seus Conceitos e Aplicações; Conceitos e Aplicações; Responsabilidades da Gestão Escolar; A Gestão Escolar e o Uso das Tecnologias; As Tics e a Coordenação Pedagógica: Conceitos e Definições; As Novas Tecnologias na Educação. |
9 |
Processos de Avaliação de Aprendizagem |
80h |
Introdução ao Estudo do Planejamento; Planejamento da Educação; Desenvolvimento e Planejamento da Educação Superior; Planejamento Participativo em Educação; A Importância do Planejamento na Educação; Planejamento: do Curricular ao Instrucional; A Evolução Histórica da Avaliação, seus Diversos Conceitos e sua Relação com a Atualidade; A Avaliação Educacional como Processo Histórico Social; Avaliação e sua Importância na Educação. |
10 |
Pesquisas Educacionais e Propostas Pedagógicas |
80h |
As Concepções Educacionais e Seus Impactos nas Escolas; Escola para Elite- Escola Tradicional; Escola Para Todos – A Obrigatoriedade da Educação e a Dualidade de Ensino; Estudos Sobre a Escola e Democratização – Que Escola Queremos?; A Interdisciplinariedade e os Projetos de Trabalho; Currículo Escolar; A Bncc e o Currículo Escolar; Materiais Didáticos Versus Projetos de Trabalho – Em Busca do Alcance dos Objetivos Escolares; Clima e Cultura Organizacional; Organograma Escolar e Suas Intervenções no Contexto de Aprendizagem; Clima Organizacional na Escola Democrática; O Diretor Como Líder. |
11 |
Tecnologia da Informação no Processo de Ensino e Aprendizagem |
120h |
A tecnologia de informação no processo de ensino e aprendizagem. Edição de documentos. Publicações Digitais. Tecnologias Educacionais. Pesquisa Científica: definição, classificação e aplicação. |
12 |
Interação da Tecnologia e Mídias Digitais no Ambiente Educacional |
120h |
Recursos e Ferramentas na Internet. Multimídia Digital. Interação das tecnologias e mídias digitais entre alunos e professores. Aplicação de tecnologias em sala de aula e na modalidade EAD. Fatores relacionados ao uso das tecnologias e mídias digitais nas aulas. |
13 |
Supervisão e Orientação Escolar |
120h |
Os Pilares e os Fundamentos Estruturantes da Educação; A Instituição Escolar; Fundamentos da Orientação Escolar; Fundamentos da Supervisão Escolar; Fundamentos da Inspeção Escolar; Gestão Democrática da Educação X Projeto Político-Pedagógico. |
14 |
Gestão de Pessoas e Formação de Equipes |
60h |
Desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais de liderança. Estilos de Liderança. SWOT Pessoal e Empresarial. Analise de perfis profissionais. Estratégias de Alta Performance. Gestão de Pessoas e de Resultados. Gerenciamento de projetos. |
15 |
Administração Financeira e Processos Administrativos |
80h |
O Financiamento da Educação; Histórico do Financiamento da Educação no Brasil; O Financiamento da Educação Dispostos em Lei; Projetos Educacionais e Seus Financiamentos; Instituições Auxiliares; Constitucionalização da Educação e a Participação da População do Financiamento da Educação; Instituições Auxiliares na Escola – APM, Conselho de Escola e Conselho Participativo de Classe e Série; PDDE; Recursos Próprios; Responsabilidade Fiscal; Licitações: Assembleias e Prestação de Contas; CACS – Conselhos de Acompanhamento e Controle Social – (Conselho Municipal de Educação E Conselho do Fundeb). |
16 |
Práticas Psicopedagógicas: Avaliação e Intervenção |
80h |
Epistemologia Convergente; Introdução E Aspectos Gerais; Conhecimento Convergente E Divergente; Piaget E A Abordagem Da Epistemologia Convergente; Vigotsky E Zona De Desenvolvimento Proximal; Vigotsky E Suas Teorias; A Zona De Desenvolvimento Proximal E Suas Aplicações; Características Do Diagnóstico Participativo; Conceito De Diagnóstico Na Educação; Característica Do Diagnóstico Participativo. |
17 |
Planejamento e Processos Avaliativos Institucionais |
40h |
Qualidade, Educação e Avaliação; Avaliação da Qualidade da Educação; Os Princípios e Critérios que Devem Apoiar a Avaliação da Qualidade da Educação; Avaliação Institucional: Formatos, Processos, Potencialidades e Fragilidades; Autoavaliação Institucional e Sua Importância no Ensino Superior; A Importância da Avaliação Institucional; Concepções de Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem; A Avaliação do Processo de Ensino Aprendizagem no Âmbito da Educação Superior; Técnicas e Instrumentos de Avaliação. |
TOTAL |
1500h
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