1 |
Docência no Ensino Superior |
60h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Metodologia do Trabalho Científico |
60h |
Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses; Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade; Amostragem; Delineamentos De Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação. Resumo Científico; Artigo Científico; Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento. |
3 |
Fundamentos da Neuropsicopedagogia |
80h |
Neurofisiologia: Aprendizagem e Memória; Conceitos Iniciais e Aplicações; Mecanismos Moleculares de Armazenamento de Memória (Armazenamento de Memória Implícita); Estado Atual de Neurociência; Pensamento: Linguagem; Pensamento e Linguagem de Vygotisky; Linguagem, Inteligência e Comunicação Animal; Diferentes Quadros Neuropsicopatológicos e Propostas de Tratamento no Contexto da Neuropsicopedagogia; Contribuição da Neuropsicopedagogia às Enfermidades; Alterações Neurológicas na Esquizofrenia. |
4 |
Introdução à Neurologia |
100h |
Introdução a Neurologia Básica; Neurologia Geral; Funções e Estruturas Neuronais; Atividade Elétrica dos Neurônios; Sinapses; Neurotransmissores; Formas de Abordagem da Cognição Humana; Introdução as Técnicas de Estudo do Cérebro; Ciência Computacional Cognitiva; Anatomia Geral; Divisões do Sistema Nervoso; Anatomia Funcional do Córtex Cerebral; Aspectos Filogenéticos do Sistema Nervoso; Anatomia do Telencéfalo; Nervos Cranianos; Áreas Funcionais do Córtex Cerebral; Semiologia Neuropsicológica; Semiologia Conceitos Introdutórios; Divisões da Semiologia; Epidemiologia dos Transtornos. |
5 |
Aprendizagem e Neurociência |
80h |
Neurociência Versus Educação; Antecedentes das Ciências Cognitivas e Neurais; A Adequação das Ciências Neurais à Educação; As Chaves da Neurociência Educacional; Conceitos e Aplicações de Plasticidade Neural e a Aprendizagem; Plasticidade Neural e Suas Aplicações; Aprendizagem Tendo em Vista a Plasticidade Neural; Sistema Límbico Versus Aprendizagem; Conceito de Sistema Límbico suas Aplicações; Aprendizagem no Sistema Límbico. |
6 |
Ciências Neurológicas |
80h |
Macroscopia do Sistema Nervoso Central; Conceitos e Aplicações do Sistema Nervoso Central; Os Neurônios: Paradigmas da Educação; Redes Neurais Artificiais x Redes Neurais Biológicas; O Método Clínico em Neurologia: Anamnese, Exame; Neurológico, Diagnóstico, Sindrômico; Conceitos e Aplicações; O educador e o Diagnóstico Neurológico; O Papel do Cérebro nos Distúrbios da Aprendizagem; Conceitos de Distúrbios de Aprendizagem; A Avaliação Diagnóstica. |
7 |
Neurobiologia na Aprendizagem |
120h |
Neurobiologia da Aprendizagem; Anatomia da Aprendizagem; As Células do Aprendizado; Células da Glía; Passo da Evolução das Células Nervosas; Neurônios; Neurotransmissores; O Custo do Não Conhecimento do Sistema Nervoso; Genética da Aprendizagem; Genética e Aprendizagem Aspectos Introdutórios; O Movimento Eugênico; Funções Executivas e Estruturação e Participação no Processo de Aprendizagem; Funções Executivas: Aspectos Anatômicos; Princípios Gerais e Domínios Específicos da Aprendizagem; Aprendizagem da Leitura e Escrita: Dificuldades Específicas; Modelo Déficit Fonológico; Aspectos Neurobiológicos da Dislexia do Desenvolvimento; Epilepsia e Aprendizagem; Deficiência Mental e Aprendizagem. |
8 |
A Neurociência e os Sentidos na Infância e na Adolescência |
100h |
Introdução as Neurociências; Neurociências e suas Áreas Afins; Bases Evolutivas Neurais do Comportamento Humano e das Ciências do Cérebro; Psicogênese e Sociogênese; Processos Cognitivos Básicos e Superiores; Percepção; Memória; Inteligência. |
9 |
Transtornos Psiquiátricos na Criança e no Adolescente |
100h |
Aspectos Clínicos dos Transtornos Psiquiátricos da Infância e da Adolescência; Transtornos do Neurodesenvolvimento; Deficiência Intelectual; Transtorno do Espectro Autista; Transtorno de Linguagem; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Transtorno Específico da Linguagem; Transtornos Motores; Transtorno de Ansiedade e de Somatização na Infância e Adolescência; Transtorno de Ansiedade de Separação; Transtorno de Ansiedade Generalizada; Fobia Social e Transtorno de Ansiedade Social; Transtorno Obsessivo-Compulsivo; Síndrome de Tourette; Semiologia Psicopedagógica, Neuropediátrica e Psicológica; Semiologia Neuropediátrica; Semiologia Psicopedagógica; Semiologia Neuropediátrica; Semiologia Psicológica.
|
10 |
Neuropsicologia e Funções Cognitivas |
120h |
Fundamentos Históricos e Conceituais da Neuropsicologia; A Historia da Neuropsicologia; Neuropsicologia da Criança e do Desenvolvimento: Detecção e Intervenção de Distúrbios em Crianças; Funções Neuropsicológicas e seus Distúrbios - Percepção, Atenção, Memória, Consciência; Áreas Disciplinares e seus Envolvimentos com as Funções Neuropsicológicas; Processos Mentais; Neuropsicologia do Envelhecimento; A Neuropsicologia Geriátrica; Desenvolvimento na Neuropsicologia da Velhice. |
11 |
Teorias e Práticas Pedagógicas |
120h |
A Formação Inicial do Professor; Concepções Teórico - Epistemológicas: Uma Breve Revisão; Os Parâmetros e As Orientações Curriculares Nacionais (PCN e OCN); Interdisciplinaridade e Os Projetos de Trabalho; A Aula Expositiva; O Estudo Dirigido; O Seminário.Os diferentes espaços de formação. Condicionantes das práticas docentes nas escolas de ensino médio e fundamental. A investigação do cotidiano escolar e a construção de alternativas pedagógicas. |
12 |
Avaliação e Intervenção Psicomotora |
120h |
Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade; Desenvolvimento Motor e Aprendizagem; Evolução e Conceitos da Psicomotricidade; Psicomotricidade e suas contribuições para o desenvolvimento infantil; Pressupostos e Aplicações da Psicomotricidade; Os Elementos e Desenvolvimento de cada Elemento Psicomotor; Intervenção e Reeducação Psicomotora; Psicomotricidade e as Dificuldades de Aprendizagem; Testes de Avaliação Psicomotora; Testes Psicomotores; Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) – Rosa Neto; Bateria Psicomotora Adaptada (BPM) - Vitor da Fonseca. |
13 |
Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
120h |
Fundamentos Básicos, Históricos e Políticos; Genealogia e desenvolvimento do TEA: aspectos histórico-sociais do diagnóstico. Autismo e suas Características; Conceitos e generalidades. Condições associadas aos TEA.Neurobiologia do Autismo; Neurodesenvolvimento; Neurofisiologia da Aprendizagem e Múltiplas Inteligências; Marcos do Desenvolvimento; Psicologia do Desenvolvimento com enfoque na Educação de Autistas;Psicomotricidade; Aprendizagem Motora e Autismo. |
14 |
Educação Especial e os Tipos de Necessidades Especiais |
120h |
Educação Especial: Aspectos Legais e Sociais;Aspecto legal na educação especial ;Aspecto social na educação especial ;Da Integração, Normatização e Inclusão ;Conceitos de Integração e Normatização;Inclusão e os Diferentes Tipos de Necessidades ;Deficiência: Enfoque Biológico e Social ;Deficiência Biológica ;Deficiência Social. |
15 |
Políticas Públicas e Normas Educacionais |
120h |
Legislação Educacional e Políticas Públicas; Legislação Educacional; Políticas Públicas; PDE; CNE; MEC; Gestão; Tipos de Gestão; Gestão Democrática; Normas e Órgãos Educacionais; LDB; PNE. |
TOTAL |
1500h
|
|