| 1 | 
                        
                            
                            Construção de Valores Sociais e a Escola                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | O Conhecimento e a Construção de Valores; Família e Escola: construção social; A Orientação Social Frente à Indisciplina; O trabalho em rede e o mapeamento da rede para fins de processos educacionais; Rede de proteção social a infância e adolescência; relação da escola com à família e à comunidade;  Papéis da família, da comunidade, sociedade e do Estado em relação ao direito à educação preconizado na CF/88; Orientações para o trabalho socio pedagógico frente as novas demandas postas à escola. | 
                    
                                                        
                        | 2 | 
                        
                            
                            Alfabetização e Letramento segundo a BNCC                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | Reflexão Sobre os Conceitos de Alfabetização e Letramento; Breve Histórico dos Métodos de Alfabetização no Brasil; Qual o Melhor Método de Alfabetização Para as Crianças?; O Processo de Construção da Escrita; Contribuições de Emília Ferreiro; Contribuições de Magda Soares; BNCC: O Que Muda no Processo de Alfabetização e Letramento; Alfabetização e Letramento Segundo a BNCC; Práticas de Alfabetização e Letramento; Refletindo Sobre a Formação de Professores. | 
                    
                                                        
                        | 3 | 
                        
                            
                            Adequação do Sistema de Escrita Alfabética e a Consolidação do Processo de Alfabetização                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | O Ensino do Sistema De Escrita; O workshop de escrita; Teorias da Aprendizagem; Importância da Alfabetização; Alfabetização inicial; O papel do professor hoje no ensino de leitura e escrita; Papel da educação, da história e da cultura na construção de práticas de leitura e escrita; O processo de leitura na educação básica; Métodos para aprender a ler. | 
                    
                                                        
                        | 4 | 
                        
                            
                            Planejamento Educacional e Processo de Avaliação da Aprendizagem                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | Introdução ao estudo do planejamento; Planejamento da educação; Desenvolvimento e planejamento da educação superior; Planejamento participativo em educação; A importância do planejamento na educação; Planejamento: do curricular ao instrucional; A Evolução Histórica da Avaliação, Seus Diversos Conceitos e sua Relação com a Atualidade; A avaliação educacional como processo histórico social; Avaliação e sua importância na educação. | 
                    
                                                        
                        | 5 | 
                        
                            
                            Ciclo de Alfabetização da Criança: do Infantil aos Anos Iniciais                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | História da Comunicação Humana; A Comunicação Humana; Fatores De Comunicação Humana; A comunicação no Ensino Infantil; Algumas Considerações Teóricas de Utilidade Para Professores no Ensino Infantil; O Receptor: Como Falamos Com as Crianças; A Construção da Escrita Pela Criança; O Princípio da Construção da Escrita; Etapas do Processo de Escrita. | 
                    
                                                        
                        | 6 | 
                        
                            
                            Diversidade Textual em Sala de Alfabetização                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | O Ensino Como Narração nos Níveis Iniciais; Letramento e Desenvolvimento Humano; TEXTO DISSERTATIVO EXPOSITIVO; Promoção da Leitura e os Textos em si; Atividades Relacionadas ao Desenvolvimento de Competências;  Considerações Importantes a Respeito do Texto Descritivo; A Importância da Leitura e dos Textos Desde a Infância. | 
                    
                                                        
                        | 7 | 
                        
                            
                            Docência no Ensino Superior                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. | 
                    
                                                        
                        | 8 | 
                        
                            
                            Empreendedorismo Pessoal                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Crítico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional, O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões. | 
                    
                                                        
                        | 9 | 
                        
                            
                            Meios Digitais e o Profissional do Futuro                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? | 
                    
                                
                    | TOTAL | 
                    
                        720h
                     | 
                     |