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Docência no Ensino Superior |
80h |
O ensino superior no Brasil. A Universidade na sociedade. Legislação da Educação Superior. A prática docente no contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As teorias pedagógicas. A didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de ensino e prática docente. Avaliação educacional. Ambiente virtual de aprendizagem e tecnologias para o ensino. Interações em sala de aula EAD e Presencial: o papel dos professores e dos alunos. |
2 |
Metodologia do Trabalho Científico |
80h |
Conceitos de ciência, método científico, hipóteses, variáveis, probabilidade, validade, fidedignidade, amostragem; delineamentos de pesquisa; metodologia qualitativa e quantitativa; aplicação de questionário em pesquisas; caracterização da linguagem científica e do sistema de produção científico; elaboração de pesquisa acadêmico-científica; ética na pesquisa; técnicas de apresentação. Resumo científico, artigo científico, ficha catalográfica, pré projeto de pesquisa, resenha, relatórios de pesquisa, fichamento. |
3 |
Políticas Públicas e Normas Educacionais |
90h |
Legislação Educacional e Políticas Públicas; Legislação Educacional; Políticas Públicas; PDE; CNE; MEC; Gestão; Tipos de Gestão; Gestão Democrática; Normas e Órgãos Educacionais; LDB; PNE. |
4 |
Políticas Públicas e Normas Educacionais para Pessoas com Deficiência Auditiva |
80h |
A Constituição Federal de 1988. Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991 (Art. 93). Lei nº 8.899, de 29 de junho de 1994. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999 (18,19 e 20). Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Lei Complementar Nº 142, de 8 de maio de 2013. Lei nº 12.933, de 26 dezembro de 2013. Decreto nº 9.508, de 24 de setembro de 2018. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência; A Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Políticas Públicas. Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. |
5 |
Fundamentos da Educação Inclusiva |
80h |
Contextualização da Pessoa com Deficiência; Um pouco de história: o abandono e o exílio das pessoas com deficiência; Atendimento das pessoas com deficiência; Necessidades educacionais do aluno com deficiência; LIBRAS no Contexto da Educação Inclusiva; A história da educação dos surdos; Leis que amparam os surdos; O Bilinguismo e sua Proposta Educacional; A proposta bilíngue; Bilinguismo e sua proposta educacional; A proposta bilíngue no cenário escolar brasileiro. |
6 |
Principais Tópicos Referentes à Língua de Sinais |
80h |
Parâmetros da Libra: aspectos fonológicos, morfológicos, semânticos, sintáticos e pragmáticos. A língua de sinais enquanto língua utilizada pela comunidade surda brasileira. Introdução à Língua Brasileira de Sinais: usar a língua em contextos que exigem comunicação básica, como se apresentar, realizar perguntas, responder perguntas e dar informações sobre alguns aspectos pessoais (nome, endereço, telefone). |
7 |
Metodologia da Educação em LIBRAS |
80h |
A língua de sinais como primeira língua da criança surda. Aspectos metodológicos do ensino da Libras na educação para surdos. O ensino de língua de sinais a partir da diversidade textual sinalizada: seus aspectos temáticos, estruturais, linguísticos e a funcionalidade dos textos nos diferentes contextos sociais. Literatura e ensino de Libras como primeira língua. Noções de planejamento didático-pedagógico. Avaliação no ensino da Libras. Análise de materiais didáticos existentes e produção de materiais. |
8 |
Línguas de Sinais: Aspectos Fonológicos e Morfológicos |
80h |
Fonética e fonologia. Fonética articulatória. Transcrições fonética e fonológica. Processos fonológicos e dialetológicos. Teorias e métodos de análise fonológica. Modelos fonético-fonológicos para descrição de línguas de sinais. Variação linguística na Libras. |
9 |
LIBRAS e suas Singularidades Linguísticas |
80h |
A Língua Portuguesa e Libras Uma Aproximação ao Bilinguismo; Linguística (O que é; Áreas da Linguística; As línguas naturais; A língua de sinais brasileira como língua natural); Categorias Gramaticais na Libras (Verbo; Adjetivo; Pronomes e advérbios; Numeral; Tipos de frases; Expressões idiomáticas relacionadas ao ano sideral; Comparativo de igualdade, superioridade e inferioridade; Os processos de formação de sinais; Saudações; Nome e sinal pessoal). |
10 |
Letramento Aplicado à LIBRAS |
80h |
Letramento em Língua Brasileira de Sinais; História do Surdo no Mundo; História do Surdo no Brasil; Tentativas de Ensino; As Dimensões das Diferentes Competências do Fazer/ Docente: A Dimensão da Competência Ética no Saber/ Fazer Docente; Enem: Quais as Dificuldades que os Surdos Enfrentam na Educação Brasileira?; Filme sobre o Assunto: A Cidade das Tristezas; A Educação os Surdos Subsidiada pelas Leis; A Outorga à Valorização Humana; Declaração de Salamanca: Uma Educação para Todos; O Tradutor/Intérprete de Libras e suas Dificuldades no Âmbito da Sala de Aula Inclusiva; A Aquisição da Fala ou dos Sinais pela Criança e seu Desenvolviimento na Leitura e Escrita; Distúrbios de Aprendizagem; Os Níveis de Surdez. |
11 |
LIBRAS: Tradução e Interpretação |
90h |
Surgimento e Evolução do Tradutor e Intérprete da Língua de Sinais (Tils); O Intérprete da Língua de Sinais; Modelos de Interpretação/Tradução; Febrapils e o Código de Conduta Profissional; Fundamentos de tradução e interpretação. Problemas teóricos e práticos da tradução/interpretação. O papel do intérprete de língua de sinais na sala de aula. A representação do “intérprete-pedagógico” na educação de surdos. |
12 |
Sinais Básicos de LIBRAS |
120h |
Sinais Básicos I; Cumprimentos; Identificação Pessoal; Família; Calendário; Datas comemorativas; Sinais Básicos II; Cores; Animais; Alimentos; Meios de transportes; Sinais Básicos III; Pronomes pessoais; Pronomes possessivos; Pronomes demonstrativos; Pronomes indefinidos; Pronomes interrogativos. |
13 |
Sinais Intermediários de LIBRAS |
120h |
Sinais Intermediários I; Adjetivos; Grau de Comparativo dos Adjetivos; Sinais de Profissões; Tecnologias referentes às profissões; Sinais de Meios de Comunicação; Sinais Intermediários II; Substantivos; Advérbios ; Sinais de Climas e Fenômenos da Natureza; Horas; Sinais Intermediários III; Tipos de Frases; Sinais de Estados Brasileiros; Sinais de Capitais; Sinais de Países e Continentes; Sinais em Contexto; Iconicidade e Arbitrariedade. |
14 |
Sinais Complexos de LIBRAS |
120h |
Sinais Complexos; Aspectos Históricos Iniciais; Sinais Complexos; Configuração das Mãos; Parâmetro 1 - Configuração de Mãos (Cm); Parâmetro 2 - Ponto de Articulação (Par) ou Locação (L); Parâmetro 3 - Orientação (Or): Estrutura Gramatical da Libras; Fonética e Fonologia; Estruturas dos Sinais; As Formas Monomórficas:Sintaxe da Libras; Verbos e Tempos Verbais; Ordenação das Palavras e Estrutura da Frase; Sistema Pronominal; Adjetivos; Comparações entre Português e Libras; Linguagem e Comunicação; Aspectos Sobre Linguagem e Comunicação; Tecnologias para Surdos; Inclusão Social do Surdo; Surdo X Mudo; Corrente Comunicativa: Oralísmo; Comunicação Total e Bilinguismo; Contexto Familiar. |
15 |
Metodologia da Literatura Surda |
80h |
Conceituação de Libras; História da Educação dos Surdos; Literatura; A Literatura e a Cultura Surda; A Literatura Surda; A Importância da Editora Arara Azul Para a Divulgação da Cultura e Literatura Surda; Tipos de Literatura Surda; Cinderela Surda. |
16 |
Tópicos Especiais em LIBRAS |
80h |
Reflexões Sobre o Cotidiano Escolar e a Inclusão; A Formação Docente e o Respeito; Diversidade e Foco na Educação Infantil; Tendências Educacionais de Inclusão de Pessoas Surdas; Atendimento Educacional Especializado Momentos Didático- e o Interprete de Libras; Dispositivos de Amplificação Sonora. Informática na educação e na educação de surdos. Teorias, recursos, tecnologias e prática. A informática como ferramenta que deve interagir com outras áreas aplicadas ao processo de ensino e de aprendizagem na educação de surdos. Artefatos tecnológicos e as possibilidades de interação e aprendizagem nos ambientes formais de educação, na sociedade em geral e dentro de comunidades linguísticas e culturais específicas e seus ambientes educativos informais. |
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Diversidade e Formação Docente |
80h |
Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação. O Problema da Diversidade; Cultura e Diversidade; Trabalhando com os Temas Transversais.
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TOTAL |
1500h
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