1 |
Docência no Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior. Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
3 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Crítico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional, O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões. |
4 |
Literatura Infantojuvenil |
80h |
A Leitura, a Arte e a Linguagem da Literatura; Teoria da Literatura; Estilos/Gêneros Literários; Estilos de Época; Literatura Infantojuvenil; O Programa Nacional Biblioteca da Escola PNBE; Seminário de Literatura. |
5 |
Teoria da Literatura - Introdução a Literatura Brasileira |
80h |
A Literatura; A Relação Discursiva e o Saber no Ensino da Literatura; A Produção de Sentido nos Textos Literários; O Leitor e os Textos Literários na Escola; A Dimensão do Acesso à Litetatura; As Funções da Literatura; Gêneros Literários; A Literatura Brasileira; As Escolas Literárias: Um Breve Comentário. |
6 |
Seminário de Gêneros Literários e Discursivos |
80h |
Gêneros Literários: Breve História; Gênero Épico ou Narrativo; Gênero Dramático; Gênero Lírico; Considerações sobre a Narrativa Atual.
|
7 |
Literatura Portuguesa I e II |
80h |
O Romantismo (1825 ? 1865) - Características do Romantismo; O Romantismo em Portugal; Almeida Garrett; A prosa garrettiana: Viagens da Minha terra; A lírica garrettiana: As Folhas Caídas; Alexandre Herculano; O segundo romantismo; Camilo Castelo Branco; O Realismo (1865 1890) - Características do Realismo; A Poesia Realista; A Prosa Realista; Eça de Queirós; A poesia Realista; Antero de Quental; Cesário Verde. |
8 |
Literatura Brasileira Contemporânea |
80h |
Literatura Comparada; A Relação entre A Literatura Comparada e Os Estudos Culturais; Literatura Comparada e Interdisciplinaridade; Literatura e Cinema; Uma Abordagem Comparativa. |
9 |
Educação Infantil na Contemporaneidade |
80h |
A Invenção da Infância; O Corpo, O Gênero e a Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil; As Cores e as Crianças; Crianças, Filmes e Processo de Subjetivação. |
TOTAL |
720h
|
|