| 1 |
Avaliação Escolar, Adequações Curriculares e Plano de Ensino Individualizado (PEI) |
80h |
| Avaliação Escolar; Conceitos de Avaliação Aplicada; Avaliação das Unidades Didáticas; Adequações Curriculares; Adaptações Curriculares para Necessidades Educativas Especiais; Vantagens das Adaptações Curriculares; Plano de Ensino Individualizado (PEI); Planejamento Educacional para o Cuidado Integral de Alunos com Dificuldades de Aprendizagem; Planejamento Educacional. |
| 2 |
Coordenação e Gestão de Equipe Escolar |
80h |
| As Complexas Relações Humanas; Origem, Fundamento e Princípios das Relações Humanas; Relações Humanas em Diferentes Contextos; Relações Humanas no Trabalho; Relações Humanas na Escola; Ética nas Relações Humanas; Relações Intrapessoais; Relações Interpessoais; A Liderança no Contexto Da Gestão Escolar; Disposições Legais Sobre a Formação do Gestor Escolar; Liderança e Gestão Escolar; Competências de Líderes Eficazes; Características, Competências e Habilidades de Líderes/Gestores Escolares; Cultura, Clima e Pessoas da Organização Escola; A Escola Como uma Organização; Cultura e Clima Organizacional; A Cultura e o Clima Organizacional no Espaço Escolar; Gestão das Pessoas da Escola. |
| 3 |
Ética Profissional no Contexto Escolar |
80h |
| Relacionamento Interpessoal: Conceitos e Contextos; Uma breve contextualização; Das Psicologias Social e do Desenvolvimento às outras Áreas do Conhecimento; Gestão de Pessoas e os Relacionamentos Humanos; Gestão de Conflitos no Ambiente de Trabalho; Liderança, Comunicação e Equipe de Trabalho; Ética Profissional; Conceitos e Fundamentos; A Ética Profissional; Código de Ética Profissional. |
| 4 |
Gerenciamento de Conflitos |
80h |
| Conflito; Conceituando Conflito; Transição no conceito de Conflito; Conflitos Organizacionais; Tipos De Conflitos; Tipos de Conflitos; Diversidade; Adequação externos (Época de crise); Gestão da mudança; Equilíbrio pessoal – profissional; Ambiente de trabalho / Estresse; ético; Emoções; Valores; Percepção; Comunicação; Conflito Intergeracional; Negociação, Soluções Satisfatórias E Desafios; Negociação; Soluções satisfatórias; Desafios. |
| 5 |
Gestão de Pessoas, Carreiras e Liderança |
80h |
| As Organizações; A Gestão de Pessoas; Foco nas Carreiras; Foco na Liderança. |
| 6 |
História e Historiografia em Processos Educativos |
80h |
| História e historiografia da educação. Processo educativo desde o homem primitivo à sociedade contemporânea. Organizações educacionais, visões pedagógicas e práticas educacionais que caracterizaram cada período histórico. |
| 7 |
Princípios Básicos de Liderança e Equipe Organizacional |
80h |
| Liderança: Conceito, Teorias e Tipos; Conceito; Teorias de Liderança; Tipos de Liderança; Desafios e Prática; Comportamento em Grupo; Grupos: Definição, Tipos, Estágios e Estrutura; Tomada de Decisão em Grupo; Desafios e Prática; Equipes de Trabalho; Atratividade das Equipes; Diferença entre Grupos e Equipes; Tipos de Grupos; Composição de Equipes; Desafios e Prática. |
| 8 |
Organização do Trabalho Escolar e os Recursos Didáticos na Alfabetização |
80h |
| As Tendências Pedagógicas na Didática e Organização do Trabalho Pedagógico; A Presença das Tendências Pedagógicas Atuais no Processo Educacional; Teoria dos L.S. Vigosky, Uma Abordagem Interativa no Processo de Aprendizagem de Ensino; Planejamento Participativo no Contexto Escolar; Educação administrativa: Planejamento e Organização; Organização; Os Ambientes Educativos Diferenciados: Estilos de Aprendizagem; Os estilos de Aprendizagem e os Ambientes Educativos. |
| 9 |
Práticas Pedagógicas de Administração Escolar |
80h |
| A Escola e a Democracia... A Administração Escolar... Novos Tempos, Nova Missão; Estilos de Gestão Escolar; Mecanismos para uma Administração Escolar Democrática; Documentos que Norteiam a Prática da Gestão Escolar; Perfil Ideal do Administrador Escolar nos Dias Atuais; O Administrador Escolar e a Ética; Papéis e Funções do Administrador Escolar; Atribuições do Diretor Escolar. |
| TOTAL |
720h
|
|