| 1 | 
                        
                            
                            Docência no Ensino Superior                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade.  Legislação da Educação Superior.  A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96).  As Teorias Pedagógicas. A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior. Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. | 
                    
                                                        
                        | 2 | 
                        
                            
                            Meios Digitais e o Profissional do Futuro                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? | 
                    
                                                        
                        | 3 | 
                        
                            
                            Empreendedorismo Pessoal                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Crítico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional, O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões. | 
                    
                                                        
                        | 4 | 
                        
                            
                            Práticas e Métodos de Gestão Escolar                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        A Legislação: Possibilidades e Limites; Elementos que Compõem as Atribuições do Diretor Escolar; A Administração: Uma Ferramenta Essencial para o Diretor Escolar; Conceito de Gestão; Gestão Participativa e Participação; As Práticas do Diretor na Gestão Participativa; O Novo Papel da Liderança do Diretor: A Arte de Liderar com Sabedoria; Qualidade de Vida no Trabalho Escolar: Atribuição do Diretor; Motivação: O Diretor é O Maestro; A Importância da Comunicação do Diretor.   | 
                    
                                                        
                        | 5 | 
                        
                            
                            Gestão Democrática na Escola                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        Projetos na Escola e Questões Norteadoras; Um Histórico das Políticas Educacionais; Histórico das Legislações e das Relações com as Políticas Públicas no Brasil; O Papel da Gestão Escolar Democrática Frente ao PPP; Gestão Democrática e seus Tipos; Princípios Norteadores e Desafios Enfrentados em uma Gestão Democrática.  | 
                    
                                                        
                        | 6 | 
                        
                            
                            Fundamentos da Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        Os Pilares e os Fundamentos Estruturantes da Educação; A Instituição Escolar; Fundamentos da Orientação Escolar; Fundamentos da Supervisão Escolar; Fundamentos da Inspeção Escolar; Gestão Democrática da Educação X Projeto Político-Pedagógico.   | 
                    
                                                        
                        | 7 | 
                        
                            
                            Práticas Pedagógicas do Inspetor Escolar                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        Esboço Histórico da Inspeção Escolar; A Inspeção Escolar Face aos Novos Paradigmas; O Termo de Visita; Escrituração Escolar; Estudos Realizados no Exterior; Recursos Didáticos Pedagógicos; Regimento Escolar e Proposta Pedagógica da Escola; Lei Delegada 122 2007 de 25/01/2007.   | 
                    
                                                        
                        | 8 | 
                        
                            
                            Planejamento e Avaliação Educacional                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        Avaliação Educacional; Reflexões sobre a Finalidade da Prática da Avaliação Escolar; A Avaliação Classificatória e suas Implicações na Aprendizagem Educacional Escolar; Planejamento Educacional; Como Atribuir Sentido para o Conceito de Planejamento; Funções do Planejamento; Planejamento no Desenvolvimento de Competências; O Planejamento para a Sala de Aula.   | 
                    
                                                        
                        | 9 | 
                        
                            
                            Educação e Cultura                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        Exclusão e Inclusão Social; A Escola e seus Sujeitos; Relações Raciais, Condicionantes Socioculturais; Paulo Freire, Movimentos Sociais e Educação Popular; Ética e Cidadania.   | 
                    
                                
                    | TOTAL | 
                    
                        720h
                     | 
                     |