| 1 | 
                        
                            
                            Docência no Ensino Superior                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade.  Legislação da Educação Superior.  A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96).  As Teorias Pedagógicas. A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior. Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. | 
                    
                                                        
                        | 2 | 
                        
                            
                            Meios Digitais e o Profissional do Futuro                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? | 
                    
                                                        
                        | 3 | 
                        
                            
                            Empreendedorismo Pessoal                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Crítico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional, O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões. | 
                    
                                                        
                        | 4 | 
                        
                            
                            Políticas Públicas Educacionais                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | A Conceituação e Fundamentação Teórica dos Termos; O Significado de Política; As Políticas Públicas Educacionais; O Contexto das Políticas Públicas no Neoliberalismo; O Processo de Descentralização: Do FUNDEF ao FUNDEB.
 | 
                    
                                                        
                        | 5 | 
                        
                            
                            Práticas e Métodos de Gestão Escolar                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | A Legislação: Possibilidades e Limites; Elementos que Compõem as Atribuições do Diretor Escolar; A Administração: Uma Ferramenta Essencial para o Diretor Escolar; Conceito de Gestão; Gestão Participativa e Participação; As Práticas do Diretor na Gestão Participativa; O Novo Papel da Liderança do Diretor: A Arte de Liderar com Sabedoria; Qualidade de Vida no Trabalho Escolar: Atribuição do Diretor; Motivação: O Diretor é O Maestro; A Importância da Comunicação do Diretor.
 | 
                    
                                                        
                        | 6 | 
                        
                            
                            Fundamentos da Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | Os Pilares e os Fundamentos Estruturantes da Educação; A Instituição Escolar; Fundamentos da Orientação Escolar; Fundamentos da Supervisão Escolar; Fundamentos da Inspeção Escolar; Gestão Democrática da Educação X Projeto Político-Pedagógico.
 | 
                    
                                                        
                        | 7 | 
                        
                            
                            Estratégias de Ensino Pelo Lúdico                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | Espaços e Atividades Ludopedagógicos; O Jogo como Eixo Estruturante do Currículo na Educação Infantil; Técnicas Lúdicas, Pedagógicas e de Sensibilização: O Agora e o Desafio para o Futuro; Critérios para Seleção de Brinquedos, Jogos e Materiais.
 | 
                    
                                                        
                        | 8 | 
                        
                            
                            Práticas e Teorias da Educação Infantil                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | Perspectivas de uma Pedagogia da Infância: Visão de; Foucault; Foucault e o Saber Educativo; A Teoria do Poder de Foucault no Campo Educacional; Ação Pedagógica entre Docentes, Crianças e Comunidade; A Docência e suas Ações Pedagógicas; Estratégias de Atuação na Educação Infantil; Conceitos e Aplicações da Educação Infantil: Estratégias. | 
                    
                                                        
                        | 9 | 
                        
                            
                            Processos Iniciais de Alfabetização                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | O Ato De Escrever E A Aprendizagem Da Escrita; Fatores Que Afetam O Desenvolvimento Da Linguagem; A Base Biológica Do Desenvolvimento De Idioma; O Papel Dos Pais Na Promoção Do Aprendizagem E Desenvolvimento Da Linguagem Em Crianças Pequenas; As Funções Da Escrita – A Escrita Como Instrumento; De Registro, Arquivo, Regulação Social E Comunicação; Alfabetização, Linguagem E Desenvolvimento Emocional; Desenvolvimento Da Linguagem E Seus Impactos; Gêneros E Seus Propósitos Comunicativos; Conceitos Iniciais De Propósitos Comunicativos; Ambientes De Aprendizagem Como Estratégia Para Lidar Com A Leitura E Escrita. | 
                    
                                
                    | TOTAL | 
                    
                        720h
                     | 
                     |