1 |
Docência no Ensino Superior |
60h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Metodologia do Trabalho Científico |
100h |
Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses; Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade; Amostragem; Delineamentos De Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação. Resumo Científico; Artigo Científico; Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento. |
3 |
Práticas e Métodos de Gestão Escolar |
60h |
A Legislação: Possibilidades e Limites; Elementos que Compõem as Atribuições do Diretor Escolar; A Administração: Uma Ferramenta Essencial para o Diretor Escolar; Conceito de Gestão; Gestão Participativa e Participação; As Práticas do Diretor na Gestão Participativa; O Novo Papel da Liderança do Diretor: A Arte de Liderar com Sabedoria; Qualidade de Vida no Trabalho Escolar: Atribuição do Diretor; Motivação: O Diretor é O Maestro; A Importância da Comunicação do Diretor. |
4 |
Práticas de Coordenação Pedagógica |
60h |
Coordenação Pedagógica: Definições e Origens; Coordenação Pedagógica e Cotidiano Escolar; Construtivismo e Coordenação Pedagógica; Uma Variante da Supervisão: A Coordenação Pedagógica. |
5 |
A Intervenção e Avaliação Psicopedagógica |
60h |
Esboço e Pontos Relevantes da Intervenção; O Tratamento Segundo Sara Paín; Avaliações Psicopedagógicas; Os Novos Tratamentos, Medicamentos e Equipamentos. |
6 |
Métodos e Técnicas de Gestão de Projetos |
60h |
Noções Básicas sobre Projetos; Métodos e Técnicas de Gerenciamento de Projetos; O Caso dos Projetos Sociais; Perguntas-Chave de Um Ciclo de Projeto e Um Modelo de Projeto de Cooperação Técnica PCT; Plano de Trabalho; Cooperação Externa Solicitada; Contrapartida Oferecida. |
7 |
Práticas de Liderança e Gestão de Equipes |
60h |
Complexidades da Prática de Liderança no Ambiente de Trabalho; Capacitação dos Profissionais de Organizações: Uma Necessidade Permanente; A Implementação de Ação Estratégica na Empresa: Uma Experiência Significativa que deu Certo; Liderar na Equipe: A Partir de Quais Valores?; Como Construir uma Empresa de Sucesso na Atualidade?; Liderança na Empresa: Quais são as Responsabilidades de Seus Líderes?; Modelos de Gestão: Líderes e Chefes; Gestão de Equipes na Escola e Seus Desafios; Lições de Liderança. |
8 |
Práticas Pedagógicas de Administração Escolar |
120h |
A Escola e a Democracia... A Administração Escolar... Novos Tempos, Nova Missão; Estilos de Gestão Escolar; Mecanismos para uma Administração Escolar Democrática; Documentos que Norteiam a Prática da Gestão Escolar; Perfil Ideal do Administrador Escolar nos Dias Atuais; O Administrador Escolar e a Ética; Papéis e Funções do Administrador Escolar; Atribuições do Diretor Escolar. |
9 |
Práticas Pedagógicas de Supervisão Escolar |
120h |
A Supervisão Educacional no Brasil em Perspectiva Histórica e Política; Atribuições Legais Quanto à Supervisão Educacional no Brasil; Concepções Sobre a Supervisão Educacional; Perfil do Supervisor Educacional; Papéis e Funções do Supervisor Educacional; Práticas e Técnicas da Supervisão Educacional; O Supervisor Educacional e a Formação de Professores; O Supervisor Educacional e os Parceiros de Trabalho; O Estudo na Prática Supervisora; Mecanismos que Auxiliam o Trabalho do Supervisor Educacional; O Supervisor Educacional e o Processo de Avaliação Escolar. |
10 |
Práticas Pedagógicas de Orientação Educacional |
120h |
A Pedagogia e a Orientação Educacional; Um Breve Histórico sobre a Orientação Educacional; Fundamentos da Orientação Educacional; As Características do Orientador Educacional; As Práticas do Orientador Educacional; Criando Espaços para Educar; O Orientador e o Planejamento; Passos para o Planejamento do Orientador; O Orientador Escolar: Agente de Mudanças; Profissionais Abertos para a Educação do Futuro; O Orientador: Gestor, Líder, Dirigente, Organizador e Criador; Orientador: Postura Crítica e Reflexiva; O Orientador e as Novas Tecnologias; A Função da Escola e a Família; Atuação, Habilidades e Competências do Orientador Educacional. |
11 |
Práticas Pedagógicas de Inspeção Escolar |
120h |
Esboço Histórico da Inspeção Escolar; A Inspeção Escolar Face aos Novos Paradigmas; O Termo de Visita; Escrituração Escolar; Estudos Realizados no Exterior; Recursos Didáticos Pedagógicos; Regimento Escolar e Proposta Pedagógica da Escola; Lei Delegada 122 2007 de 25/01/2007. |
12 |
Planejamento e Avaliação Educacional |
60h |
Avaliação Educacional; Reflexões sobre a Finalidade da Prática da Avaliação Escolar; A Avaliação Classificatória e suas Implicações na Aprendizagem Educacional Escolar; Planejamento Educacional; Como Atribuir Sentido para o Conceito de Planejamento; Funções do Planejamento; Planejamento no Desenvolvimento de Competências; O Planejamento para a Sala de Aula. |
TOTAL |
1000h
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