1 |
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa |
80h |
A Construção da Linguagem; Convivendo com a Variação Linguística em Sala de Aula; Leitura e Escrita: em Busca de Novas Práticas; Colocando em Prática a Habilidade de Leitura e Escrita no Contexto da Sala de Aula; Interação: Educador, Aluno, Escola, Sociedade.
|
2 |
Alfabetização e Letramento segundo a BNCC |
80h |
Reflexão Sobre os Conceitos de Alfabetização e Letramento; Breve Histórico dos Métodos de Alfabetização no Brasil; Qual o Melhor Método de Alfabetização Para as Crianças?; O Processo de Construção da Escrita; Contribuições de Emília Ferreiro; Contribuições de Magda Soares; BNCC: O Que Muda no Processo de Alfabetização e Letramento; Alfabetização e Letramento Segundo a BNCC; Práticas de Alfabetização e Letramento; Refletindo Sobre a Formação de Professores. |
3 |
Planejamento Educacional e Processo de Avaliação da Aprendizagem |
80h |
Introdução ao Estudo do Planejamento; Planejamento da Educação; Desenvolvimento e Planejamento da Educação Superior; Planejamento Participativo em Educação; A Importância do Planejamento na Educação; Planejamento: do Curricular ao Instrucional; A Evolução Histórica da Avaliação, seus Diversos Conceitos e sua Relação com a Atualidade; A Avaliação Educacional como Processo Histórico Social; Avaliação e sua Importância na Educação. |
4 |
Português: Conteúdos e Métodos |
80h |
Início De Conversa: O Capital Cultural De Pierre Bourdieu; Alfabetização X Letramento; Conteúdos; Métodos De Ensino; Conteúdos E Métodos De Ensino Da Língua Portuguesa. |
5 |
Semântica e Linguística Textual |
80h |
Semântica (a semântica formal; a semântica da enunciação; a semântica cognitiva); Linguística Textual (conceito de texto; a construção textual do sentido; formas de progressão textual; gêneros textuais; linguística textual e contexto). |
6 |
Letramento Aplicado à LIBRAS |
80h |
Letramento em Língua Brasileira de Sinais; História do Surdo no Mundo; História do Surdo no Brasil; Tentativas de Ensino; As Dimensões das Diferentes Competências do Fazer/ Docente: A Dimensão da Competência Ética no Saber/ Fazer Docente; Enem: Quais as Dificuldades que os Surdos Enfrentam na Educação Brasileira?; Filme sobre o Assunto: A Cidade das Tristezas; A Educação os Surdos Subsidiada pelas Leis; A Outorga à Valorização Humana; Declaração de Salamanca: Uma Educação para Todos; O Tradutor/Intérprete de Libras e suas Dificuldades no Âmbito da Sala de Aula Inclusiva; A Aquisição da Fala ou dos Sinais pela Criança e seu Desenvolvimento na Leitura e Escrita; Distúrbios de Aprendizagem; Os Níveis de Surdez. |
7 |
Construção de Valores Sociais e a Escola |
80h |
O Conhecimento e a Construção de Valores; Família e Escola: construção social; A Orientação Social Frente à Indisciplina; O trabalho em rede e o mapeamento da rede para fins de processos educacionais; Rede de proteção social a infância e adolescência; relação da escola com à família e à comunidade; Papéis da família, da comunidade, sociedade e do Estado em relação ao direito à educação preconizado na CF/88; Orientações para o trabalho socio pedagógico frente as novas demandas postas à escola. |
8 |
Práticas Pedagógicas da Língua Portuguesa |
80h |
Didática, Metodologia, Saber e Fazer Docentes, O Ponto de Partida para uma Prática Pedagógica Significativa; Prática Pedagógica ? da Teoria à Prática; A Prática Pedagógica no Cotidiano da Escola ? O Currículo em Ação; A Prática Pedagógica numa Perspectiva Interdisciplinar; Usando as Tecnologias da Informação e Comunicação; Conhecendo a Língua Portuguesa; A Semana de Arte Moderna de 1922. |
9 |
Práticas Pedagógicas de Administração Escolar |
80h |
A Escola e a Democracia... A Administração Escolar... Novos Tempos, Nova Missão; Estilos de Gestão Escolar; Mecanismos para uma Administração Escolar Democrática; Documentos que Norteiam a Prática da Gestão Escolar; Perfil Ideal do Administrador Escolar nos Dias Atuais; O Administrador Escolar e a Ética; Papéis e Funções do Administrador Escolar; Atribuições do Diretor Escolar. |
TOTAL |
720h
|
|