| 1 | 
                        
                            
                            Docência no Ensino Superior                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade.  Legislação da Educação Superior.  A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96).  As Teorias Pedagógicas. A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior. Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. | 
                    
                                                        
                        | 2 | 
                        
                            
                            Meios Digitais e o Profissional do Futuro                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? | 
                    
                                                        
                        | 3 | 
                        
                            
                            Empreendedorismo Pessoal                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Crítico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional, O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões. | 
                    
                                                        
                        | 4 | 
                        
                            
                            Fundamentos da Ludopedagogia                         | 
                        90h | 
                    
                    
                        Definindo Ludopedagogia; Descobrimento e Construção do Conceito de Criança e Infância; Desenvolvimento Biopsicossocial; Afetividade e Relações Étnico-Raciais na Formação da Criança. 
 | 
                    
                                                        
                        | 5 | 
                        
                            
                            Fundamentos da Educação Especial                         | 
                        90h | 
                    
                    
                        Retrospectiva Histórica da Deficiência: do Banido ao Cidadão, de Excepcional a Especial; A ONU e as Conferências Mundiais; A Legislação Brasileira para Educação Especial e Inclusiva; A Educação Especial e a Terminologia mais Recente para a Área; A Pedagogia da Negação X Educação na Diversidade; A Formação de Professores: Saberes, Competências e Atitudes. 
 | 
                    
                                                        
                        | 6 | 
                        
                            
                            Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD                         | 
                        100h | 
                    
                    
                        A CID-10 E O DSM-5; Transtornos Globais do Desenvolvimento - Condutas Típicas; A Educação Especial e TGD - Focando O Autismo; 
 | 
                    
                                                        
                        | 7 | 
                        
                            
                            Tópicos Especiais em Ludoeducação                         | 
                        100h | 
                    
                    
                        Formação Profissional para Educação Infantil; O Ambiente Físico da Educação Infantil; A Organização do Tempo na Educação Infantil; Piaget, Visão Psicogenética e Matemática na Educação Infantil; As Práticas Psicomotoras; O Lúdico, O Adolescente E A Doença Mental. 
 | 
                    
                                                        
                        | 8 | 
                        
                            
                            Problemas de Aprendizagem e Fracasso Escolar                         | 
                        90h | 
                    
                    
                        Problemas, Distúrbios ou Dificuldades de Aprendizagem?; Dificuldades de Aprendizagem - O Papel do Cérebro; Os Distúrbios da Aprendizagem. 
 | 
                    
                                                        
                        | 9 | 
                        
                            
                            Estratégias de Ensino Pelo Lúdico                         | 
                        90h | 
                    
                    
                        Espaços e Atividades Ludopedagógicos; O Jogo como Eixo Estruturante do Currículo na Educação Infantil; Técnicas Lúdicas, Pedagógicas e de Sensibilização: O Agora e o Desafio para o Futuro; Critérios para Seleção de Brinquedos, Jogos e Materiais. 
 | 
                    
                                
                    | TOTAL | 
                    
                        800h
                     | 
                     |