1 |
Introdução à Informática na Educação |
125h |
A Globalização e o poder da informação. Comunicação, Informação e a Expansão do Conhecimento. Informática na Educação. Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Ensino à Distância. Comunicação e Interação Entre Professores. Tutores e Estudantes na Educação a Distância (EAD). |
2 |
Tecnologia da Informação no Processo de Ensino e Aprendizagem |
125h |
A tecnologia de informação no processo de ensino e aprendizagem. Edição de documentos. Publicações Digitais. Tecnologias Educacionais. Pesquisa Científica: definição, classificação e aplicação. |
3 |
Interação da Tecnologia e Mídias Digitais no Ambiente Educacional |
125h |
Recursos e Ferramentas na Internet. Multimídia Digital. Interação das tecnologias e mídias digitais entre alunos e professores. Aplicação de tecnologias em sala de aula e na modalidade EAD. Fatores relacionados ao uso das tecnologias e mídias digitais nas aulas. |
4 |
Tecnologias no Cotidiano Escolar |
125h |
Introdução à Informática Educativa. Diferentes Usos do Computador na Educação. Diferentes Tipos de Softwares Usados na Educação. Projetos Educacionais Interdisciplinares. Processo de Avaliação dos Ambientes Educacionais Informatizados. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. |
5 |
Softwares Educacionais |
125h |
Contextualização do uso de Softwares na Educação. Inclusão Digital. Uso de recursos computacionais e recursos da Internet. Software Livre. Classificação de Software Educacional. Etapas e Desenvolvimento de um Software Educacional |
6 |
Práticas Pedagógicas e Aplicação da Tecnologia |
125h |
Impacto da tecnologia no âmbito pedagógico. Desafio do professor frente à novas tecnologias. Ferramentas computacionais utilizada como aliadas nas práticas pedagógicas. Agenda eletrônica. Sistemas de controle, organização de dados e planejamento. Gráficos e resultados. |
7 |
Diversidade Textual em Sala de Alfabetização |
125h |
O Ensino Como Narração nos Níveis Iniciais; Letramento e Desenvolvimento Humano; TEXTO DISSERTATIVO EXPOSITIVO; Promoção da Leitura e os Textos em si; Atividades Relacionadas ao Desenvolvimento de Competências; Considerações Importantes a Respeito do Texto Descritivo; A Importância da Leitura e dos Textos Desde a Infância. |
8 |
Teoria e Prática nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
125h |
Tecnologias da informação e da comunicação, aprendizado eletrônico e ambientes virtuais de aprendizagem. Evolução dos sistemas para educação a distância. Recursos e atividades para materiais autoinstrucionais em AVA. Aprendizagem Colaborativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Acessibilidade em EaD mediada pela web. Prática polidocente em ambientes virtuais de aprendizagem. Mudanças diante do cenário de pandemia. |
9 |
Pedagogia Digital |
125h |
A Tecnologia e A Educação; O Trabalho Docente; A Motivação na Educação On-Line. |
10 |
Aplicação do Design Instrucional na Educação à Distância |
125h |
Tecnologia. Introdução a terminologia. Design Instrucional ISD (Instructional Systems Design). Design Instrucional. Modelos de Design Instrucional. Convencionais ou Modelo ADDIE. Modelo tradicional no Brasil. Modelo ILDF – Integrative Learning Design Framework On-line Learning Environments. Modelos pedagógicos. Estratégias Exploratórias. Estratégias de Apoio. Princípios de criação de cursos. criação de cursos na Web. |
11 |
Educomunicação |
125h |
Fundamentos e conceituação da educomunicação. O cenário atual na relação entre Educação, informação e entretenimento. Elementos da educomunicação e novas metodologias em sala de aula. Linguagem e aplicação de diferentes mídias em sala de aula. Características de produções educomunicativas em diversas mídias: conteúdos, formatos e tecnologias. A interface educação/comunicação e seus reflexos nas práticas educativas e na formação de professores. Desafios da edocomunicação no mundo contemporâneo. Responsabilidade social e ações na área da educomunicação. Políticas Públicas educacionais e multimídia. As inter-relações da mídia: jornal, rádio, televisão e web na educomunicação. |
12 |
Práticas Educacionais no Século XXI |
125h |
Conceito de educação. A escolarização no século XIX a partir da perspectiva de consolidação da escola moderna. Influência do iluminismo e racionalismo. Construção do pensamento crítico. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Desconstrução e reconstrução do conceito de aprender. Contribuição da educação para o processo emancipatório. Educação e cidadania. O que a pandemia COVID – 19 influenciou como tendência na educação? |
TOTAL |
1500h
|
|