1 |
Práticas e Teorias da Educação Infantil |
80h |
Perspectivas de uma Pedagogia da Infância: Visão de; Foucault; Foucault e o Saber Educativo; A Teoria do Poder de Foucault no Campo Educacional; Ação Pedagógica entre Docentes, Crianças e Comunidade; A Docência e suas Ações Pedagógicas; Estratégias de Atuação na Educação Infantil; Conceitos e Aplicações da Educação Infantil: Estratégias. |
2 |
Processos Iniciais de Alfabetização |
80h |
O Ato De Escrever E A Aprendizagem Da Escrita; Fatores Que Afetam O Desenvolvimento Da Linguagem; A Base Biológica Do Desenvolvimento De Idioma; O Papel Dos Pais Na Promoção Do Aprendizagem E Desenvolvimento Da Linguagem Em Crianças Pequenas; As Funções Da Escrita – A Escrita Como Instrumento; De Registro, Arquivo, Regulação Social E Comunicação; Alfabetização, Linguagem E Desenvolvimento Emocional; Desenvolvimento Da Linguagem E Seus Impactos; Gêneros E Seus Propósitos Comunicativos; Conceitos Iniciais De Propósitos Comunicativos; Ambientes De Aprendizagem Como Estratégia Para Lidar Com A Leitura E Escrita. |
3 |
Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento |
80h |
O Desenvolvimento Humano; Psicologia da Aprendizagem; Teorias do Desenvolvimento/Aprendizagem; Condições de Aprendizagem; Introdução às Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita. |
4 |
Problemas de Aprendizagem e Fracasso Escolar |
80h |
Problemas, Distúrbios ou Dificuldades de Aprendizagem?; Dificuldades de Aprendizagem - O Papel do Cérebro; Os Distúrbios da Aprendizagem. |
5 |
Educação Inclusiva e Especial |
80h |
Fundamentos da Educação Especial; Princípios Básicos da Educação Especial; Fundamentação Legal da Educação Especial; O Financiamento da Educação Especial; Fundamentos da Educação Inclusiva; Da Integração à Inclusão; A Valorização das Diferenças na Escola como Fator de Inclusão; A Organização Docente na Educação Inclusiva; Competências Didáticas para Trabalhar com a Educação Inclusiva; Políticas Públicas de Inclusão. |
6 |
Psicologia Educacional e Escolar |
80h |
Contextualização histórico–crítica da Educação e da Instituição Escolar. Estudo da constituição histórica da Psicologia Escolar/Educacional como campo de atuação e pesquisa. Problematização sobre o objeto de estudo da Psicologia Escolar. Aproximação teórico-prática da realidade escolar. Estudo das possibilidades de atuação teórico-práticas do psicólogo escolar. Fracasso escolar, perspectivas de entendimento, análise e superação. Legislação Educacional e Políticas Públicas. LEI Nº 13.935, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2019. Leis Específicas Aplicada a Atuação do Psicologo Escolar. Ações de inclusão escolar. |
7 |
Educação Especial Inclusiva e Políticas Públicas de Inclusão |
80h |
Fundamentos da Educação Especial; Princípios Básicos da Educação Especial; Fundamentação Legal da Educação Especial; O Financiamento da Educação Especial; Fundamentos da Educação Inclusiva; Da Integração à Inclusão; A Valorização das Diferenças na Escola Como Fator de Inclusão; A Organização Docente na Educação Inclusiva; Competências Didáticas Para Trabalhar Com a Educação Inclusiva; Políticas Públicas de Inclusão. |
8 |
Educação da Criança Contemporânea |
80h |
A Invenção da Infância: História e Construções: Do; Termo “Infância” e; Contexto Sócio Histórico; Infância na Idade Antiga; Infância na Idade Média; Infância no Renascimento; Infância na Idade Moderna; A Infância no Brasil; A chegada europeia, a constituição familiar e a infância; A Infância dos Séculos XIX e XX; A Infância no Pós-ECA; Temas de Infância e Educação na Contemporaneidade; Subjetividade; Diversidade e Implicações Curriculares; Temas e Desafios Contemporâneos:; Mídias e Tecnologias; Consumo e Consumismo; Gênero, Afetividade e Sexualidade. |
9 |
Práticas Pedagógicas na Educação Infantil |
80h |
Protagonistas do Dia a Dia Educativo: Crianças e Adultos; Organização Atual do Tempo Escolar; Crianças e Adultos no dia a dia Educativo; Educação Infantil e os Sistemas de Ensino; Introdução ao Conceito de Educação Infantil; O Professor da Educação Infantil; Novas Alternativas Pedagógicas no Ensino Infantil; Métodos de Educação: Montessori, Waldorf e Pikler; Método Educativo: Amara Berri e Reggio Emilia. |
TOTAL |
720h
|
|