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Educação Inclusiva no Brasil: Princípios Filosóficos e Políticas Públicas |
80h |
A Educação Especial na História da Humanidade; Educação Especial: Um Breve Esclarecimento; O Desenvolvimento das Concepções Sociais Sobre Educação Especial no Decorrer da História da Humanidade; As Deficiências no Tempo e nas Sociedades; A Educação Especial no Tempo e nas Sociedades; O Desenvolvimento da Educação Especial no Brasil; A Sociedade Brasileira e as Deficiências Entre os Séculos XVI e XIX; A Educação Especial no Brasil; Orientações e Marcos Legais da Educação Especial no Brasil; Marcos Internacionais que Balizam a Educação Especial; Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948; Convenção Sobre os Direitos da Criança – 1989; Declaração Mundial de Educação Para Todos – 1990; Declaração de Salamanca – 1994; Convenção da Guatemala – 1999; Carta do Terceiro Milênio – 1999; Marcos Legais da Educação Especial no Brasil; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 1961; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Primeira Alteração Na LDB) – 1971; Criação do CENESP – 1973; Constituição da República Federativa do Brasil – 1989; Lei N. 7.853 (Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência) – 1989; Criação do ECA – 1990; Política Nacional de Educação Especial; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Atual) – 1996; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – 1998; Política Nacional Para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – 1999; Políticas e Instrumentos Legais do Século XXI. |
2 |
Transtornos Mentais em Crianças |
80h |
Sintomas de Problemas Psicológicos em Crianças; Como Identificar Transtornos em Crianças; Quais Condições de Saúde Mental Afetam as Crianças?; Transtornos de Ansiedade;Transtorno do Espectro do Autismo (ASD); Distúrbios Alimentares; Distúrbios do Humor; Esquizofrenia; Sintomas de Problemas Psicológicos em Crianças; Tratamentos: Psicofarmacoterapia; Psicoterapia Cognitiva; Psicoterapia Psicodinâmica; Orientação Familiar. |
3 |
Educação Especial e os Tipos de Necessidades Especiais |
80h |
Educação Especial: Aspectos Legais e Sociais; Aspecto legal na educação especial; Aspecto social na educação especial; Da Integração, Normatização e Inclusão; Conceitos de integração e normatização; Inclusão e os diferentes tipos de necessidades; Deficiência: Enfoque Biológico e Social; Deficiência biológica; Deficiência social. |
4 |
Intervenções Pedagógicas e Avaliação Escolar na Educação Especial |
80h |
Acessibilidade Para o Aluno com Deficiência na Educação ;Educação e Acessibilidade;Centro Escolar: Cantinas, Bibliotecas, Laboratórios, Oficinas, Banheiros, Etc. ;Inclusão Escolar Através de Participação em Atividade Práticas e Reflexões em Grupo ;Aspectos Chaves da Educação Inclusiva ;Comunidade Educativa e Sociedade Inclusiva e Atividade Práticas e Reflexões em Grupo Impacto da Deficiência Intelectual dos Pais e Fatores Relacionados nos Cuidados e Desenvolvimento dos Filhos Reação dos Pais à Deficiência de uma Criança Deficiência Intelectual dos Pais (Matrimônio). |
5 |
Práticas e Teorias da Educação Infantil |
80h |
Perspectivas de uma Pedagogia da Infância: Visão de; Foucault; Foucault e o Saber Educativo; A Teoria do Poder de Foucault no Campo Educacional; Ação Pedagógica entre Docentes, Crianças e Comunidade; A Docência e suas Ações Pedagógicas; Estratégias de Atuação na Educação Infantil; Conceitos e Aplicações da Educação Infantil: Estratégias. |
6 |
Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
80h |
Descoberta e Evolução: do Autismo ao Transtorno do Espectro Autista (TEA); Comorbidades; Classificação da CID-10 e o Transtorno do Espectro Autista; Classificação DSM-5; A Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF); O Impacto do(a) Filho(a) Portador(a) de TEA nas Famílias. |
7 |
TEA - Desenvolvimento Infantil e Estudos Neuropsicobiológicos |
80h |
O Desenvolvimento Infantil Normal; Aprendizagem: Características, Produtos e Condições; As Contribuições da Psicologia Social Para Portadores de TEA; Bases Neurobiológicas do Autismo; Teorias Sobre o Autismo. |
8 |
TEA - Práticas Pedagógicas, Alternativas e Complementares |
80h |
A Criança com TEA na Escola; O Trabalho na Sala de Aula Para o Desenvolvimento da Linguagem, da Interação e do Comportamento na Perspectiva da Educação Inclusiva; Propostas Pedagógicas; Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação Inclusiva e TEA: Relações Sempre Benéficas. |
9 |
Bases da Psiquiatria Infantil |
80h |
Aspectos Psicológicos e Evolução Humana; Exame Psíquico da Criança; Avaliação Neuropsicológica: O que é?; Como é feito?; Qual Objetivo?; Quando é Indicado?; O que é avaliado;
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TOTAL |
720h
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