1 |
Fundamentos da Educação Especial |
80h |
Retrospectiva Histórica da Deficiência: do Banido ao Cidadão, de Excepcional a Especial; A ONU e as Conferências Mundiais; A Legislação Brasileira para Educação Especial e Inclusiva; A Educação Especial e a Terminologia mais Recente para a Área; A Pedagogia da Negação X Educação na Diversidade; A Formação de Professores: Saberes, Competências e Atitudes. |
2 |
Educação Especial e os Diferentes Tipos de Necessidades Especiais |
80h |
Educação Especial: Conceitos e Definições; A Educação Especial: dos Primórdios ao Século XXI; Portadores de Necessidades Especiais: Classificação e Caracterização; As Diferentes Necessidades Especiais; Atendimento Educacional Especializado e os Recursos Educacionais Especiais; Introdução a Metodologia do Ensino de Libras; Ensino de L1 e L2;Terminologia Para L1 e L2; Diferenças Entre L1 e L2;Conhecimentos dos Professores Acercada Libras; Habilidades Necessárias para Ensino de Libras; Fatores que Afetam os Alunos e Estratégias de Ensino; Os Temas Transversais; Desenvolvimento Linguístico na Educação Infantil. |
3 |
Deficiências Múltiplas |
80h |
Deficiência Múltipla -Surdocegueira; As Necessidades da Criança Surdocega e com Deficiência Múltipla; A Importância do Movimento e da Comunicação; Adaptações de Acesso ao Currículo; Atendimento Educacional Especializado; Atividades Suplementares; Avaliação. |
4 |
Comunicação Alternativa |
80h |
Tecnologia Assistiva e Comunicação Suplementar - Conceitos e Definições Essenciais; Os Sistemas de Comunicação; Atendimento Educacional Especializado; Recursos, Técnicas e Estratégias para Comunicação Alternativa; Adaptações Curriculares; Avaliação e Escolha das Estratégias.
|
5 |
Tecnologia Assistiva |
80h |
Sala de Recursos Multifuncional, Materiais e Estratégias; Recursos na Tecnologia Assistiva; As Estratégias Didáticas; A Tecnologia Assistiva em prol da Inclusão Social e Educativa; Inclusão Assistiva na Educação Superior; Tecnologia Assistiva na Universidade; Divisão das Categorias Assistivas; Categorias Assistivas; Braille.
|
6 |
Autismo |
80h |
Autismo; Primeiro uso da palavra e evolução dos estudos; Epidemiologia; Sinais do autismo; Características; Diagnóstico; A Classificação CID-10 ? Transtornos Globais Do Desenvolvimento E A Preparação Para CID-11; A Classificação No DSM-5 ? Transtorno Do Espectro Autista; Os critérios diagnósticos do DSM-5 para o autismo; Avaliação Diagnóstica; Desafios familiares; A equipe interdisciplinar; Direitos Das Pessoas Com Autismo. |
7 |
TEA - Práticas Pedagógicas, Alternativas e Complementares |
80h |
A Criança com TEA na Escola,O Trabalho na Sala de Aula Para o Desenvolvimento da Linguagem, da Interação e do Comportamento na Perspectiva da Educação Inclusiva;,Propostas Pedagógicas,Tecnologias de Informação e Comunicação
|
8 |
Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD |
80h |
A CID-10 e o DSM-5; Transtornos Globais do Desenvolvimento – Condutas Típicas; A Educação Especial e TGD – Focando o Autismo; Introdução aos Transtornos Globais do Desenvolvimento; Filogênese do Sistema Nervoso; Bases Estruturais do Sistema Nervoso; Os Neurônios; Especialização e Função dos Hemisférios; A Plasticidade Cerebral/Neural e a Memória; Introdução A Fundamentos da Educação Especial; A Educação Especial no Brasil; Educação Especial – Um Direito Assegurado; O Atendimento Educacional Especializado; Concepção de Inclusão; A Organização da Escola Inclusiva; A Inclusão dos Alunos com Necessidades Especiais à Sala de Aula; Os Desafios nas Políticas Educacionais.
|
9 |
Salas de Recursos Multifuncionais |
80h |
O Programa de Salas de Recursos Multifuncionais; Público-Alvo e os Recursos Humanos; As Salas de Recursos Multifuncionais; As Salas Multifuncionais nas Escolas Regulares e o Atendimento às Famílias; A Utilização de Softwares e outras Experiências; Modelo de Plano de Ação Pedagógico (PAP) e O Plano de Ação Individual para o AEE; Legislação Pertinente.
|
TOTAL |
720h
|
|