| 1 |
Fundamentos da Educação Especial |
30h |
| Retrospectiva Histórica da Deficiência: do Banido ao Cidadão, de Excepcional a Especial; A ONU e as Conferências Mundiais; A Legislação Brasileira para Educação Especial e Inclusiva; A Educação Especial e a Terminologia mais Recente para a Área; A Pedagogia da Negação X Educação na Diversidade; A Formação de Professores: Saberes, Competências e Atitudes. |
| 2 |
Educação Especial e os Tipos de Necessidades Especiais |
25h |
| Educação Especial: Aspectos Legais e Sociais; Aspecto legal na educação especial; Aspecto social na educação especial; Da Integração, Normatização e Inclusão; Conceitos de integração e normatização; Inclusão e os diferentes tipos de necessidades; Deficiência: Enfoque Biológico e Social; Deficiência biológica; Deficiência social. |
| 3 |
Deficiência Física e Mobilidade Reduzida |
90h |
| Deficiência Física; Atendimento Educacional Especializado; Avaliação de Alunos com Deficiência Motora; Adaptações Necessárias; Orientação e Mobilidade / Autonomia e Independência. |
| 4 |
AEE para Deficiência Visual: Baixa Visão e Cegueira |
90h |
| A Dificiência Visual; Educação Para Deficientes Visuais; A Cegueira; A Baixa-Visão; A Construção Da Educação; Ensino Especial E A Educação Inclusiva; Políticas Educacionais; A Pratica Da Educação Física; O Estudo De Artes; Recursos Pedagógicos; O Design E O Tato; Percepção Visual; O Som; Jogos Para Inclusão; Braile. |
| 5 |
Deficiência Intelectual, Altas Habilidades e Superdotação |
100h |
| Da Deficiência Mental À Intelectual; Deficiência Intelectual; Altas Habilidades/Superdotação; Atendimento Educacional Especializado ? Aee; Identificação/Caracterização E Trabalho Com Altas Habilidades; Atividades Físicas E Fatores De Risco De Doenças Para Alunos Com Deficiência Intelectual; Introdução A Deficiência Mental; História, Conceito, Etiologia; Caracterização E Classificação Das Deficiências; Abordagens: Psicanalítica E A Epistemologia Genética Para Deficiência Intelectual; Deficiência Intelectual No Contexto Escolar: Percepção De Pais, Escola E O Papel Dos Educadores No Processo De Inclusão; Atendimento Educacional Especializado ? Aee E A Avaliação; Atividades Físicas E Fatores De Risco De Doenças; A Terminalidade Específica E A Inserção De Pessoas Com Deficiência No Mercado De Trabalho. |
| 6 |
Deficiência Auditiva e Surdez |
90h |
| A Audição e o Aparelho Auditivo; Deficiência Auditiva/Surdez; Educação de Pessoas Surdas; Atendimento Educacional Especializado; Libras e AEE em Libras; AEE para Ensino da Língua Portuguesa. |
| 7 |
Deficiências Múltiplas e Surdocegueira |
90h |
| Deficiência Múltipla -Surdocegueira; As Necessidades da Criança Surdocega e com Deficiência Múltipla; A Importância do Movimento e da Comunicação; Adaptações de Acesso ao Currículo; Atendimento Educacional Especializado; Atividades Suplementares; Avaliação. |
| 8 |
TEA - Práticas Pedagógicas, Alternativas e Complementares |
90h |
| A Criança com TEA na Escola; O Trabalho na Sala de Aula Para o Desenvolvimento da Linguagem, da Interação e do Comportamento na Perspectiva da Educação Inclusiva; Propostas Pedagógicas; Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação Inclusiva e TEA: Relações Sempre Benéficas. |
| 9 |
Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD |
100h |
| A CID-10 e o DSM-5; Transtornos Globais do Desenvolvimento – Condutas Típicas; A Educação Especial e TGD – Focando o Autismo; Introdução aos Transtornos Globais do Desenvolvimento; Filogênese do Sistema Nervoso; Bases Estruturais do Sistema Nervoso; Os Neurônios; Especialização e Função dos Hemisférios; A Plasticidade Cerebral/Neural e a Memória; Introdução A Fundamentos da Educação Especial; A Educação Especial no Brasil; Educação Especial – Um Direito Assegurado; O Atendimento Educacional Especializado; Concepção de Inclusão; A Organização da Escola Inclusiva; A Inclusão dos Alunos com Necessidades Especiais à Sala de Aula; Os Desafios nas Políticas Educacionais |
| 10 |
Comunicação Alternativa |
120h |
| Tecnologia Assistiva e Comunicação Suplementar - Conceitos e Definições Essenciais; Os Sistemas de Comunicação; Atendimento Educacional Especializado; Recursos, Técnicas e Estratégias para Comunicação Alternativa; Adaptações Curriculares; Avaliação e Escolha das Estratégias. |
| 11 |
Tecnologia Assistiva |
120h |
| Sala de Recursos Multifuncional, Materiais e Estratégias; Recursos na Tecnologia Assistiva; As Estratégias Didáticas; A Tecnologia Assistiva em prol da Inclusão Social e Educativa; Inclusão Assistiva na Educação Superior; Tecnologia Assistiva na Universidade; Divisão das Categorias Assistivas; Categorias Assistivas; Braille. |
| 12 |
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais |
25h |
| Conhecendo a Surdez e Suas Implicações; Deficiência Auditiva/Surdez; As Identidades Surdas - Categorizando as Pessoas Surdas; A Língua de Sinais; Filosofias Educacionais/ Propostas de Ensino. |
| 13 |
Salas de Recursos Multifuncionais |
30h |
| O Programa de Salas de Recursos Multifuncionais; Público-Alvo e os Recursos Humanos; As Salas de Recursos Multifuncionais; As Salas Multifuncionais nas Escolas Regulares e o Atendimento às Famílias; A Utilização de Softwares e outras Experiências; Modelo de Plano de Ação Pedagógico (PAP) e O Plano de Ação Individual para o AEE; Legislação Pertinente. |
| TOTAL |
1000h
|
|