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Docência no Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior. Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
3 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Crítico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional, O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões. |
4 |
Fundamentos da Educação Inclusiva |
80h |
Conceitos e Fundamentos da Educação Inclusiva; Considerações Finais. |
5 |
Políticas Públicas de Inclusão |
80h |
Declaração Mundial de Educação para Todos ? Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem; Declaração de Salamanca ? Divisor de Águas como Perspectiva de Acesso de Todos à Educação Escolar; Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra a Pessoa Portadora de Deficiência Guatemala ? 1999; Declaração de Nova Delhi; Declaração de Dakar ? Senegal ? 2000; Declaração de Cochabamba ? Bolívia- 2001; Declaração Internacional de Montreal Sobre Inclusão; Documentos Nacionais Relacionados ao Direito à Educação das Pessoas com Deficiência. |
6 |
Comunicação Alternativa |
80h |
Tecnologia Assistiva e Comunicação Suplementar - Conceitos e Definições Essenciais; Os Sistemas de Comunicação; Atendimento Educacional Especializado; Recursos, Técnicas e Estratégias para Comunicação Alternativa; Avaliação e Escolha das Estratégias; Adaptações Curriculares. |
7 |
Tecnologia Assistiva |
80h |
Ajudas Técnicas ou Tecnologia Assistiva?; Modalidades, Categorias ou Classificação de Tecnologia Assistiva; Os Símbolos da TA; Tecnologia Assistiva, Inclusão Escolar e o Universo da Informática; ?Viver Sem Limites?. |
8 |
Legislação e Políticas para Pessoas com Deficiência Auditiva |
80h |
Políticas Públicas; A Constituição Federal de 1988; As Convenções Internacionais; Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência; A Lei de Diretrizes e Bases da Educação; Lei Nº 10.436, de 24/04/2002; Decreto Nº 5.626, de 22/12/2005; Dignidade Humana e Alguns Direitos Sociais; A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos ? FENEIS. |
9 |
Salas de Recursos Multifuncionais |
80h |
O Programa de Salas de Recursos Multifuncionais; Público-Alvo e os Recursos Humanos; As Salas de Recursos Multifuncionais; As Salas Multifuncionais nas Escolas Regulares e o Atendimento às Famílias; A Utilização de Softwares e outras Experiências; Modelo de Plano de Ação Pedagógico (PAP) e O Plano de Ação Individual para o AEE; Legislação Pertinente. |
TOTAL |
720h
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