1 |
Docência no Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior. Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
3 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Crítico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional, O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões. |
4 |
Teorias e Práticas da Educação Infantil |
80h |
O Interacionismo: Considerações sobre o Desenvolvimento Infantil; Uma Mudança Necessária: A Educação Infantil Frente ao Ensino Fundamental de 09 Anos; As Classes de Alfabetização sob uma Perspectiva Construtivista Sócio-Interacionista; O Conhecimento Matemático, Histórico, Geografico, Artístico e o Letramento; Geografia, História e Ciências nas Classes de Alfabetização; As Artes e a Alfabetização; O Professor Alfabetizador. |
5 |
Educação Infantil na Contemporaneidade |
80h |
A Invenção da Infância; O Corpo, O Gênero e a Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil; As Cores e as Crianças; Crianças, Filmes e Processo de Subjetivação. |
6 |
A Linguagem e a Escrita nos Anos Iniciais |
80h |
Alfabetização nas Séries Iniciais; A Fala, A Leitura E A Escrita; A Leitura na Escola: Práticas e Competências; Os Gêneros Literários; Introdução Às Dificuldades de Leitura e Escrita. |
7 |
Introdução à Psicomotricidade |
80h |
Origem e Evolução da Psicomotricidade; Finalidade e Áreas de Atuação da Psicomotricidade; A Participação dos Diversos Atores no Processo da Psicomotricidade; Elementos Estruturantes da Prática Psicomotora; Código de Ética do Psicomotricista. |
8 |
Psicomotricidade Clínica e Relacional |
80h |
Psicomotricidade Clínica, Funcional e Relacional ? Limites e Possibilidades; O Meio Aquático; A Equoterapia e a Asinoterapia; Conhecendo os Portadores de Paralisia Cerebral; Conhecendo a Deficiência Visual. |
9 |
Diagnóstico e Avaliação Psicomotora |
80h |
Educação, Reeducação e Terapia Psicomotora; Perturbações, Distúrbios e Alterações Psicomotoras; As Necessidades Especiais; Observação, Medição, Diagnóstico, Avaliação e Ações Motrizes; Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca. |
TOTAL |
720h
|
|