1 |
Introdução a Educação Física |
80h |
Percurso Histórico da Educação Física; O Aparecimento dos Primeiros Métodos Regulares; Educação Física no Brasil; Educação Física no Brasil: O Início das Concepções Pedagógicas; Educação Física: da Prática Pedagógica à Regulamentação; Conceitos Básicos e Atuais da Educação Física; Jogos Olímpicos da Era Moderna: Informações Básicas. |
2 |
Educação Especial e os Diferentes Tipos de Necessidades Especiais |
80h |
Educação Especial: Conceitos e Definições; A Educação Especial: dos Primórdios ao Século XXI; Portadores de Necessidades Especiais: Classificação e Caracterização; As Diferentes Necessidades Especiais; Atendimento Educacional Especializado e os Recursos Educacionais Especiais; Introdução a Metodologia do Ensino de Libras; Ensino de L1 e L2;Terminologia Para L1 e L2; Diferenças Entre L1 e L2;Conhecimentos dos Professores Acercada Libras; Habilidades Necessárias para Ensino de Libras; Fatores que Afetam os Alunos e Estratégias de Ensino; Os Temas Transversais; Desenvolvimento Linguístico na Educação Infantil. |
3 |
Educação Física para Grupos Especiais |
80h |
História e Evolução da Educação Física Adaptada (EFA); Fundamentos da Educação Motora e Desafios da Inclusão; Objetivos, Conteúdo e Metodologia da Educação Física Adaptada; Classificação Funcional das Deficiências; Elementos de Cultura Corporal; Velhice Bem-Sucedida. |
4 |
Inclusão Social de Deficientes |
80h |
Conceito de inclusão e exclusão social a partir da formação sociocultural brasileira. Exclusão de pessoas com deficiências físicas incapacitantes na família e na sociedade. Valores institucionais pautados no desenvolvimento das potencialidades e da emancipação das pessoas com deficiência. A realidade social e cultural nos processos de exclusão e inclusão social das pessoas com deficiências. Políticas públicas de acessibilidade, promoção, inclusão. Processos de Exclusão Social nos vários setores que compõe o cotidiano da vida em sociedade. Legislação Específica: Estatuto da Pessoa com Deficiência ( Lei 13.146/2015). Normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida (Lei nº 10.098/2000; Lei nº 10.436/2002; Decreto 5.296/2004; Decreto nº 5.626/2005; Lei nº 13.443/2017; Lei nº 13.825/2019; Lei nº 13.835/2019). Prioridade de atendimento às pessoas portadoras de deficiência (Lei nº 10.048/2000 e Decreto 5.296/2004). Resolução Nº 230 de 22/06/2016. Direitos no sistema de transporte coletivo (Lei nº 8.899/1994 e Decreto 3.691/2000). Símbolo de identificação de pessoas portadoras de deficiência auditiva (Lei nº 8.160/1991). Normas de apoio às pessoas portadoras de deficiência e sua integração social (Lei nº 7.853/1989; Decreto 3.298/1999; Decreto 9.508/2018; Decreto 9.546/2018). Pessoas com Deficiência na Constituição. |
5 |
Avaliação e Práticas de Educação Física Adaptada |
80h |
A Avaliação Motora em Educação Física Adaptada; Avaliações Pontuais; A Proposta do Goalball; Atividade Física Assistida por Cães; A Dança Adaptada. |
6 |
Jogos e Brincadeiras Aplicados à Psicomotricidade |
80h |
Jogos e Brincadeiras ? do Lúdico à Função Pedagógica e ao Desenvolvimento do ser Humano; As Dimensões do Jogo e a Psicomotricidade; O Trabalho do Profissional: Aliar Teoria e Prática; Psicomotricidade e Afetividade; Atividades Aplicadas ao Desenvolvimento Psicomotor. |
7 |
Práticas Pedagógicas da Educação Física |
80h |
Educação Física Escolar; As Diretrizes para o Processo Ensino - Aprendizagem da Educação Física; Educação Física: Significados e Orientações Metodológicas; Orientações e Concepções Didáticas para a Educação Física; A Avaliação e a Educação Física; Conteúdos Curriculares da Educação Física. |
8 |
Pressupostos Básicos de Educação Física Adaptada |
80h |
História e Evolução da Educação Física Adaptada (EFA); Fundamentos da Educação Motora e Desafios da Inclusão; Objetivos, Conteúdo e Metodologia da Educação Física Adaptada; Classificação Funcional das Deficiências; Elementos de Cultura Corporal; Velhice Bem-Sucedida. |
9 |
Tecnologia Assistiva e Reabilitação |
80h |
Perspectivas teóricas e técnicas de reabilitação. Tecnologia assistiva em Terapia Ocupacional na adaptação em ambientes diferentes. Terapia ocupacional na atenção domiciliar. Reabilitaçao Baseada na Comunidade. Tecnologia assistiva no tratamento de pacientes. Tecnologia assistiva: terapêutica e pesquisa. Adaptações. Acessibilidade e desenho universal. Uso de adaptações e reabilitação física no cotidiano. |
TOTAL |
720h
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