1 |
Docência no Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões, Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Critico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional. |
3 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
4 |
Metodologia do Ensino da Matemática |
80h |
Apresentação; Introdução; Considerações Iniciais Sobre o Ensino de Matemática; Alguns Períodos Importantes para a Evolução do Ensino da Matemática; Recursos Metodológicos; Os Conteúdos nos Ensinos Fundamental e Médio. |
5 |
Matemática: Conteúdos e Métodos |
80h |
O Conhecimento Matemático; Caracterização da Área de Matemática; A Matemática no Ensino Fundamental; Objetivos Gerais do Ensino Fundamental; Avaliação em Matemática; Objetivos Gerais de Matemática para o Ensino Fundamental; Selecionando os Conteúdos de Matemática no Ensino Fundamental; Matemática para o Primeiro Ciclo; Recursos de Ensino; Conteúdos, Conceitos e Procedimentos: Números Naturais e Numeração Decimal; Matemática Para o Segundo Ciclo; Conceitos, Conteúdos e Procedimentos: Números Naturais, Numeração Decimal e Números Racionais; Avaliação (Segundo Ciclo); Recomendações Didáticas. |
6 |
Práticas Pedagógicas de Matemática |
80h |
Teorias de Aprendizagem e Tendências de Ensino de Matemática; Conceitos e Metodologias Aplicadas ao Ensino de Matemática; O Planejamento de Ações Pedagógicas e a Análise de Livros Didáticos; Diferenciando a Parte Burocrática da parte Pedagógica no Âmbito Institucional. |
7 |
Evolução das Ideias da Física e da Matemática |
80h |
Como Era a Matemática e a Física na Antiguidade; Idade Média; Idade Moderna; Idade Contemporânea. |
8 |
História da Matemática e da Física |
80h |
Aspectos Introdutórios e Contexto Histórico; O Surgimento da Teoria dos Números; Refletindo Sobre a Condução da Metodologia da História da Atemática; Refletindo Sobre a Condução da Metodologia da História da Física; A Trajetória de Construção da História da Matemática e da Física; O Ensino-Aprendizagem da Matemática: Da Teoria à Prática; Construindo o Conhecimento. |
9 |
Currículo e Interdisciplinaridade |
80h |
Currículo; Os Temas Transversais; Interdisciplinaridade; Os Referenciais Nacionais da Educação Infantil; Interdisciplinaridade de Acordo com os PCNS; Interdisciplinaridade nos PCNEM; Projeto Interdisciplinar de Práticas Corporais. |
TOTAL |
720h
|
|