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Docência no Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Crítico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional, O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões. |
3 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
4 |
História da Educação Especial no Brasil |
80h |
Educação Especial: um breve esclarecimento; O Desenvolvimento das Concepções Sociais sobre Educação Especial no decorrer da História da Humanidade; As Deficiências no Tempo e nas Sociedades; A Educação Especial no Tempo e nas Sociedades; A Sociedade Brasileira e as Deficiências entre os séculos XVI e XIX; A Educação Especial no Brasil; Marcos Internacionais que balizam a Educação Especial; Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948; Convenção sobre os Direitos da Criança – 1989; Declaração Mundial de Educação para Todos – 1990; Declaração de Salamanca – 1994; Convenção da Guatemala – 1999; Carta do Terceiro Milênio – 1999; Marcos Legais da Educação Especial no Brasil; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 1961; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Primeira Alteração na LDB) – 1971; Criação do CENESP - 1973; Constituição da República Federativa do Brasil - 1989; Lei n. 7.853 (Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência) – 1989; Criação do ECA – 1990; Política Nacional de Educação Especial; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Atual) – 1996; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – 1998; Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – 1999; Políticas e Instrumentos Legais do Século XXI |
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Fundamentos da Educação Inclusiva |
80h |
Contextualização da Pessoa com Deficiência; Um pouco de história: o abandono e o exílio das pessoas com deficiência; Atendimento das pessoas com deficiência; Necessidades educacionais do aluno com deficiência; LIBRAS no Contexto da Educação Inclusiva; A história da educação dos surdos; Leis que amparam os surdos; O Bilinguismo e sua Proposta Educacional; A proposta bilíngue; Bilinguismo e sua proposta educacional; A proposta bilíngue no cenário escolar brasileiro. |
6 |
Diversidade Instrumental de Linguagem e Comunicação Alternativa |
80h |
História da linguagem; Primeiras tentativas de comunicação do homem e a criação dos jornais; 2.1 Pensamento e linguagem: lógica; 2.2 As funções da linguagem; Linguagem formal; Linguagem informal; Comunicação alternativa |
7 |
Estudo Comportamental Aplicada ao Autismo |
80h |
Princípios da análise do comportamento com ênfase nos tópicos trabalhados na área do autismo. Aspectos metodológicos das intervenções aplicado ao autismo. Avanços no conhecimento próprios das aplicações clínicas em sua interface com a psicologia da saúde. Análise experimental do comportamento e análise funcional do comportamento aplicada ao TEA. Bases teóricas, históricas e epistemológicas da Terapia Comportamental. |
8 |
Inclusão Social e Introdução no Mercado de Trabalho |
80h |
O que é deficiência. O Ambiente Social e o Processo de Inclusão dos deficientes. Variações do Comportamento Autista. Deficiência, desenvolvimento e direitos humanos dos deficientes. Prevalência da incapacidade e dificuldades funcionais. A visão da pessoa com deficiência nos contextos familiar, social e pelo Estado. As ações das instituições de saúde e das instituições escolares ao longo da história Autismo e as Políticas Públicas de Inclusão. Fundamentos, Políticas Públicas e O papel social da educação inclusiva. Fatores para encaminhamento para avaliação diagnóstica do autismo. Inteligência, aprendizagem e TEA. Desenvolvimento típico e desenvolvimento no TEA. Elementos para inclusão escolar: escola e família. Recursos técnicos: organização do ambiente, facilitadores para aprendizagem e comunicação alternativa. Autismo e o Mercado de Trabalho: Entendendo o mercado; Barreiras ao acesso e permanência no mercado de trabalho; Políticas de inclusão no trabalho; Reabilitação profissional; Proteção social. Legislação Aplicada: Decreto Nº 7.611, de 17 de Novembro de 2011; Lei Nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. |
9 |
Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
80h |
Fundamentos Básicos, Históricos e Políticos; Genealogia e desenvolvimento do TEA: aspectos histórico-sociais do diagnóstico. Autismo e suas Características; Conceitos e generalidades. Condições associadas aos TEA; Neurobiologia do Autismo; Neurodesenvolvimento; Neurofisiologia da Aprendizagem e Múltiplas Inteligências; Marcos do Desenvolvimento; Psicologia do Desenvolvimento com enfoque na Educação de Autistas; Psicomotricidade; Aprendizagem Motora e Autismo. |
TOTAL |
720h
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