1 |
Docência no Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Crítico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional, O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões. |
3 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
4 |
Educação Especial e os Tipos de Necessidades Especiais |
80h |
Educação Especial: Aspectos Legais e Sociais; Aspecto legal na educação especial; Aspecto social na educação especial; Da Integração, Normatização e Inclusão; Conceitos de integração e normatização; Inclusão e os diferentes tipos de necessidades; Deficiência: Enfoque Biológico e Social; Deficiência biológica; Deficiência social. |
5 |
AEE para Deficiência Auditiva e Surdez |
80h |
Compreendendo a Deficiência Auditiva e a Surdez; O Sistema Auditivo e a Audição; O Ouvido Humano; A Fisiologia da Audição; A Deficiência Auditiva e a Surdez; Definições e Distinções; Perdas Auditivas: tipos, causas e consequências; Diagnóstico da Perda Auditiva; História e Legislação da Educação de Pessoas com; Deficiência Auditiva e Surdez; Breve Histórico da Educação de Deficientes Auditivos e Surdos; Concepções, Abordagens e Paradigmas Históricos da Educação para Pessoas com Deficiência Auditiva e Surdas; Abordagem Oralista; Abordagem da Comunicação Total; Abordagem Bilíngue; A Legislação e Políticas Públicas no Brasil ligadas aos Deficientes Auditivos e Surdos e à Educação dessa População; A Educação de Pessoas com Deficiência Auditiva e; Surdez no Brasil; Atendimento Educacional Especializado para Pessoas com Deficiência Auditiva e Surdas; Situações Didático-Pedagógicas no AEE em Libras na Escola Comum; Situações Didático-Pedagógicas no AEE para o ensino de Libras; Situações Didático-Pedagógicas no AEE para o ensino da Língua Portuguesa; Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF) para o Atendimento Educacional; Especializado. |
6 |
Diversidade Instrumental de Linguagem e Comunicação Alternativa |
80h |
História da linguagem; Primeiras tentativas de comunicação do homem e a criação dos jornais; 2.1 Pensamento e linguagem: lógica; 2.2 As funções da linguagem; Linguagem formal; Linguagem informal; Comunicação alternativa |
7 |
Letramento Aplicado à LIBRAS |
80h |
Letramento em Língua Brasileira de Sinais; História do Surdo no Mundo; História do Surdo no Brasil; Tentativas de Ensino; As Dimensões das Diferentes Competências do Fazer/ Docente: A Dimensão da Competência Ética no Saber/ Fazer Docente; Enem: Quais as Dificuldades que os Surdos Enfrentam na Educação Brasileira?; Filme sobre o Assunto: A Cidade das Tristezas; A Educação os Surdos Subsidiada pelas Leis; A Outorga à Valorização Humana; Declaração de Salamanca: Uma Educação para Todos; O Tradutor/Intérprete de Libras e suas Dificuldades no Âmbito da Sala de Aula Inclusiva; A Aquisição da Fala ou dos Sinais pela Criança e seu Desenvolviimento na Leitura e Escrita; Distúrbios de Aprendizagem; Os Níveis de Surdez. |
8 |
Metodologia da Literatura Surda |
80h |
Conceituação de Libras; História da Educação dos Surdos; Literatura; A Literatura e a Cultura Surda; A Literatura Surda; A Importância da Editora Arara Azul Para a Divulgação da Cultura e Literatura Surda; Tipos de Literatura Surda; Cinderela Surda. |
9 |
Fundamentos da Educação Inclusiva |
80h |
Contextualização da Pessoa com Deficiência; Um pouco de história: o abandono e o exílio das pessoas com deficiência; Atendimento das pessoas com deficiência; Necessidades educacionais do aluno com deficiência; LIBRAS no Contexto da Educação Inclusiva; A história da educação dos surdos; Leis que amparam os surdos; O Bilinguismo e sua Proposta Educacional; A proposta bilíngue; Bilinguismo e sua proposta educacional; A proposta bilíngue no cenário escolar brasileiro. |
TOTAL |
720h
|
|