| 1 | 
                        
                            
                            Docência no Ensino Superior                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade.  Legislação da Educação Superior.  A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96).  As Teorias Pedagógicas. A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior. Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. | 
                    
                                                        
                        | 2 | 
                        
                            
                            Meios Digitais e o Profissional do Futuro                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? | 
                    
                                                        
                        | 3 | 
                        
                            
                            Empreendedorismo Pessoal                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Crítico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional, O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões. | 
                    
                                                        
                        | 4 | 
                        
                            
                            Metodologia do Ensino da Língua Inglesa                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        Introdução (Método Comunicativo - Communicative Approach); Métodos Anteriores ao Método Comunicativo; Abordagem, Método e Técnica; Autonomia no Processo de Aprendizagem; Exemplos de Tarefas do Método Comunicativo.   | 
                    
                                                        
                        | 5 | 
                        
                            
                            Ortografia e Pronúncia da Língua Inglesa                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        O Alfabeto Fonético (Phonetic Alphabet); Os Sons da Letra I; Os Sons da Letra E; Os Sons da Letra O; Os Sons da Letra U; Os Sons da Letra A; Distinção entre Sons; Letras Silenciosas (Silent Letters); Homônimos (Homonyms); Falsos Cognatos (False Cognates); Sufixos (Sufixes); Prefixos (Prefixes); Palavras com Hífen (Hyphens); Letras Maiúsculas (Capital Letters); Phrasal Verbs.  | 
                    
                                                        
                        | 6 | 
                        
                            
                            Morfossintaxe da Língua Inglesa                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        Substantivos (Nouns); Determinantes (Determiners); Adjetivos (Adjectives); Pronomes (Pronouns); Advérbios (Adverbs); Preposições (Prepositions); Tempos de Verbos (Verbs Tenses).   | 
                    
                                                        
                        | 7 | 
                        
                            
                            Literatura Inglesa                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        Literatura Inglesa Século XVI ao XVIII - Sir Thomas Wyatt (1503-1542); Sir Philip Sidney (1554-1586); Edmund Spenser (1552-1599); William Shakespeare (1564-1616); Literatura Inglesa Século XIX e XX - Henry James (1843-1916); George Orwell (1843-1916); J.K. Rowling (1965).   | 
                    
                                                        
                        | 8 | 
                        
                            
                            Planejamento e Avaliação Educacional                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        Avaliação Educacional; Reflexões sobre a Finalidade da Prática da Avaliação Escolar; A Avaliação Classificatória e suas Implicações na Aprendizagem Educacional Escolar; Planejamento Educacional; Como Atribuir Sentido para o Conceito de Planejamento?; Funções do Planejamento; Planejamento no Desenvolvimento de Competências; O Planejamento para a Sala de Aula.   | 
                    
                                                        
                        | 9 | 
                        
                            
                            Práticas Pedagógicas                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        Da Escola à Aula; Começo de Conversa ? A Formação Inicial do Professor; Concepções Teórico - Epistemológicas: Uma Breve Revisão; Os Parâmetros e As Orientações Curriculares Nacionais (PCN e OCN); Interdisciplinaridade e Os Projetos de Trabalho; A Aula Expositiva; O Estudo Dirigido; O Seminário.   | 
                    
                                
                    | TOTAL | 
                    
                        720h
                     | 
                     |