| 1 | 
                        
                            
                            Docência no Ensino Superior                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade.  Legislação da Educação Superior.  A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96).  As Teorias Pedagógicas. A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior. Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. | 
                    
                                                        
                        | 2 | 
                        
                            
                            Meios Digitais e o Profissional do Futuro                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? | 
                    
                                                        
                        | 3 | 
                        
                            
                            Empreendedorismo Pessoal                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        | Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Crítico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional, O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões. | 
                    
                                                        
                        | 4 | 
                        
                            
                            Educação Física: Conteúdos e Métodos                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        Escola e Educação Física; Objetivos, Conteúdo e Método de Ensino; PCNS  e a  História  da  Educação  Física  na Escola Brasileira; Educação Física Segundo os PCNS.   | 
                    
                                                        
                        | 5 | 
                        
                            
                            Práticas Pedagógicas da Educação Física                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        Educação Física Escolar; As Diretrizes para o Processo Ensino - Aprendizagem da Educação Física; Educação Física: Significados e Orientações Metodológicas; Orientações e Concepções Didáticas para a Educação Física; A Avaliação e a Educação Física; Conteúdos Curriculares da Educação Física.   | 
                    
                                                        
                        | 6 | 
                        
                            
                            Cinesiologia e Cineantropometria                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        Evolução da Biometria e Uso  Atual Pela Educação Física; Avaliação Antropométrica; Cinesiologia; Biomecânica; Cineantropometria; Método Cineantropométrico.   | 
                    
                                                        
                        | 7 | 
                        
                            
                            Desenvolvimento Motor e Aprendizagem Motora                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        A Psicomotricidade (Psicomotricidade e Função Simbólica; A História da Psicomotricidade no Brasil; A Psicomotricidade na Pré-Escola); Elementos Básicos da Psicomotricidade (A Lateralidade; A Dominância Lateral; A Psicomotricidade em Relação aos Pais; A Relação entre Professor e Aluno); A Atuação Docente (A Contribuição da Práxis Docente para O Desenvolvimento do Educando; As Atividades em Psicomotricidade; A Importância da Recreação; A Psicomotricidade e o Lúdico).   | 
                    
                                                        
                        | 8 | 
                        
                            
                            Atletismo                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        O Atletismo; Local de Disputa do Atletismo; Fundamentos do Atletismo; O Atletismo e o seu Programa Olímpico de Provas; Considerações Metodológicas; Sugestões de Atividades Práticas.   | 
                    
                                                        
                        | 9 | 
                        
                            
                            Teoria do Lazer - Lazer e Atividade de Recreação                         | 
                        80h | 
                    
                    
                        A Contribuição dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento das Crianças, Jovens e Adultos; O Professor/Profissional em Relação aos Jogos e Dinâmicas; A Relação entre o Professor e os Alunos; As Atividades, Jogos e sua Importância; A Recreação; Dinâmicas de Grupo; Dinâmicas de Grupo na Prática.   | 
                    
                                
                    | TOTAL | 
                    
                        720h
                     | 
                     |