1 |
Biologia Celular |
80h |
Introdução a Microscopia; Histórico; Princípios do Funcionamento de um Microscópio Óptico; Princípios de Funcionamento dos Microscópios Eletrônicos; Introdução a Biologia Celular; Biologia Celular – Conceito; Origem e Evolução Celular nos Seres Vivos; Características Gerais das Células Procariontes e Eucariontes; Características Gerais dos Vírus; Diferenças Estruturais entre Células Animais e Vegetais; Composição Celular: Água, Proteínas, Ácidos Nucléicos, Carboidratos e Lipídeos; Membrana Celular; Membrana Plasmática; Estrutura e Composição Química da Membrana Celular; Glicocálice; Transporte Transmembranar; Especializações da Membrana Citoplasmática; Comunicações Intercelulares; Organelas Celulares; Núcleo Celular; Estruturas Nucleares; Cromossomos: Estrutura e Cariótipo; Citoplasma; Citoesqueleto; Ribossomos; Retículos Endoplasmáticos Rugoso e Liso; Aparelho de Golgi; Lisossomos; Peroxissomos; Mitocôndria: A Biossíntese de Energia; Ciclo Celular; Mitose; Meiose. |
2 |
Biosfera e Biodiversidade |
80h |
Biosfera; A Terra e a Vida; Biomas: A Distribuição Geográfica da Biosfera; Biodiversidade; O Que é a Biodiversidade?; Importância da Biodiversidade; A Perda e a Conservação da Biodiversidade; Políticas de Conservação da Biodiversidade; Biodiversidade Brasileira; Biomas Brasileiros; Legislação Brasileira sobre a Biodiversidade. |
3 |
Planejamento Educacional e Processo de Avaliação da Aprendizagem |
80h |
Introdução ao Estudo do Planejamento; Planejamento da Educação; Desenvolvimento e Planejamento da Educação Superior; Planejamento Participativo em Educação; A Importância do Planejamento na Educação; Planejamento: do Curricular ao Instrucional; A Evolução Histórica da Avaliação, seus Diversos Conceitos e sua Relação com a Atualidade; A Avaliação Educacional como Processo Histórico Social; Avaliação e sua Importância na Educação. |
4 |
Ciências: Conteúdos e Métodos |
80h |
A História do Ensino de Ciências no Brasil, Seus Conteúdos e Métodos; Métodos e Conteúdos: Expectativas de Ensino e Aprendizagem em Ciências; Métodos e Metodologias Educacionais para o Ensino de Ciências; Conteúdos e Métodos: O que Ensinar?; Habilidades e Competências; Sites Interessantes para a Pesquisa e o Ensino de Ciências. |
5 |
Genética e Evolução |
80h |
Evolução da Célula; O Núcleo Celular; Os Fundamentos da Genética; Meiose e a Ligação Gênica; Biologia Molecular e Celular; O Mecanismo da Replicação; Reparo do DNA; Evolução; A Origem da Vida; Teorias da Evolução; Genética de Populações; Evolução dos Ácidos Nucléicos. |
6 |
Anatomia |
80h |
Organização do Corpo Humano; Termos Anatômicos; Sistema Ósseo ou Esquelético; Sistema Muscular; Fisiologia Humana. |
7 |
Botânica |
80h |
A Ciências das Plantas Ou Botânica; Estruturas dos Vegetais; Organografia Morfologia Externa; Sistemática e Taxonomia Vegetal; Nomenclatura Botânica; Botânica Aplicada. |
8 |
Ciência e Tecnologia Frente à Pandemia |
80h |
Novos Recursos e Vacinas; Testes para o vírus ; Pesquisa sobre vacinas e tratamentos; Equipamentos médicos para o tratamento; Ações adotadas pelos governos para acelerar a pesquisa e a inovação; Como o Brasil se prepara para garantir a vacina de COVID-19 à população; A Epidemiologia a Favor da Vida; Doenças Infecciosas e Parasitárias Relacionadas ao Trabalho, Incluindo a COVID-19; Doenças Infecciosas e Parasitárias podem ser Relacionadas ao Trabalho?; Doenças Infeciosas Parasitárias (DIPs) Relacionadas ao Trabalho devem ser Evitadas; COVID-19: A Nova Doença Relacionada ao Trabalho; COVID-19 em Trabalhadores da Saúde; O Impacto Epidemiológico da COVID-19; Falhas da Proteção Contra a COVID-19. |
9 |
Processos de Avaliação de Aprendizagem |
80h |
As Interações em Sala de Aula: O Papel dos Professores e dos Alunos; Interação Professor x Aluno; Interação entre Estudantes; Os Objetivos de Ensino, Os Conteúdos Programáticos as Estratégias de Ensino-Aprendizagem; Missão Docente; Dimensões do Processo Didático e seus Eixos Norteadores; A Docência Universitária e suas Competências. |
TOTAL |
720h
|
|