1 |
Docência no Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior. Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
3 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Crítico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional, O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões. |
4 |
Português: Conteúdos e Métodos |
80h |
Início De Conversa: O Capital Cultural De Pierre Bourdieu; Alfabetização X Letramento; Conteúdos; Métodos De Ensino; Conteúdos E Métodos De Ensino Da Língua Portuguesa. |
5 |
Matemática: Conteúdos e Métodos |
80h |
O Conhecimento Matemático; Caracterização da Área de Matemática; A Matemática no Ensino Fundamental; Objetivos Gerais do Ensino Fundamental; Avaliação em Matemática; Objetivos Gerais de Matemática para o Ensino Fundamental; Selecionando os Conteúdos de Matemática no Ensino Fundamental; Matemática para o Primeiro Ciclo; Recursos de Ensino; Conteúdos, Conceitos e Procedimentos: Números Naturais e Numeração Decimal; Matemática Para o Segundo Ciclo; Conceitos, Conteúdos e Procedimentos: Números Naturais, Numeração Decimal e Números Racionais; Avaliação (Segundo Ciclo); Recomendações Didáticas. |
6 |
História: Conteúdos e Métodos |
80h |
Civilizações Primitivas do Novo Mundo; O Novo Mundo; América Anglo-Saxônica; América Espanhola ;América Portuguesa; As Colônias Francesas e Holandesas Referências. |
7 |
Ciências: Conteúdos e Métodos |
80h |
A História do Ensino de Ciências no Brasil, Seus Conteúdos e Métodos; Métodos e Conteúdos: Expectativas de Ensino e Aprendizagem em Ciências; Métodos e Metodologias Educacionais para o Ensino de Ciências; Conteúdos e Métodos: O que Ensinar?; Habilidades e Competências; Sites Interessantes para a Pesquisa e o Ensino de Ciências. |
8 |
Geografia: Conteúdos e Métodos |
80h |
Diretrizes x Referenciais x Parâmetros Curriculares Nacionais; Os Primeiros Passos da Criança Rumo à Geografia; A Importância da Geografia nas Séries Iniciais; A Geografia do 6º ao 9º Ano; A Geografia no Ensino Médio; Geografia em Escolas Indígenas; Conteúdos para Educação de Jovens e Adultos; Geografia para Alunos Surdos e a Escola Inclusiva. |
9 |
Educação Física: Conteúdos e Métodos |
80h |
Escola e Educação Física; Objetivos, Conteúdo e Método de Ensino; PCNS e a História da Educação Física na Escola Brasileira; Educação Física Segundo os PCNS. |
TOTAL |
720h
|
|