1 |
Docência no Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior. Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
3 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Crítico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional, O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões. |
4 |
Prática Docente no Ensino Superior |
80h |
A Didática no Contexto do Ensino Superior; Necessidade de se aprender a didática; Princípios Didáticos; O Ensino na Educação Superior; A qualidade do ensino superior; A Qualidade do Ensino da Universidade na Primeira Década do Século XXI; Organização da Prática Pedagógica em Sala de Aula e as TICS; As práticas de ensino na educação superior; Tecnologias de computador. |
5 |
Planejamento e Processos Avaliativos Institucionais |
80h |
Qualidade, Educação e Avaliação; Avaliação da qualidade da educação; Os princípios e critérios que devem apoiar a avaliação da qualidade da educação; Avaliação Institucional: Formatos, Processos, Potencialidades e Fragilidades; Autoavaliação institucional e sua importância no ensino superior; A importância da avaliação institucional; Concepções de Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem; A avaliação do processo de ensino aprendizagem no âmbito da educação superior; Técnicas e Instrumentos de Avaliação. |
6 |
Tutoria no Ensino Superior |
80h |
Formas de Tutorias Existentes; Tutoria educativa; Tipos de tutorias existentes; Mapa Conceitual e Sala de Aula Invertida; Mapas conceituais e seus conceitos e aplicações; Considerações importantes sobre a sala de aula invertida; O Ensino EAD e a Tutoria; O tutor EAD e suas funções. |
7 |
Didática no Ensino Superior |
80h |
As Interações em Sala de Aula: O Papel dos Professores e dos Alunos; Interação Professor X Aluno; Interação Entre Estudantes; Os Objetivos de Ensino, os Conteúdos Programáticos as Estratégias de Ensino-Aprendizagem; Missão Docente; Dimensões do Processo Didático e seus Eixos Norteadores; A Docência Universitária E Suas Competências. |
8 |
Planejamento, Execução e Avaliação no Ensino Superior |
80h |
Introdução ao estudo do planejamento; Planejamento da educação; Desenvolvimento e planejamento da educação superior; Planejamento participativo em educação; A importância do planejamento na educação; Planejamento: do curricular ao instrucional; A Evolução Histórica da Avaliação, Seus Diversos Conceitos e sua Relação com a Atualidade; A avaliação educacional como processo histórico social; Avaliação e sua importância na educação. |
9 |
Políticas e Gestão Educacionais |
80h |
Conceitos e Concepções de Universidade; O conceito de universidade; O que é feito na universidade?; Gestão Universitária e Inovação; Inovação docente e o uso das TICs na gestão universitária; Os processos da inovação educacional; Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização; Estudos de pós-graduação e a pesquisa; O processo de internacionalização. |
TOTAL |
720h
|
|