1 |
História da Educação Brasileira |
80h |
História e Historiografia; O Período Jesuítico (1549-1759);O Período Pombalino (1760-1808);Educação Brasileira no Império ? Primeira Tentativa de Organizar a Educação Brasileira; Educação no Regime Militar; Educação na Nova República. |
2 |
Cultura e Saberes Docentes |
80h |
A Cultura e o Condicionamento do Homem; A Educação e a Cultura Popular; A Escola como Espaço Sociocultural; Bourdieu, A Educação e a Cultura. |
3 |
Ética Profissional no Contexto Escolar |
80h |
Relacionamento Interpessoal: Conceitos e Contextos; Uma breve contextualização; Das Psicologias Social e do Desenvolvimento às outras Áreas do Conhecimento; Gestão de Pessoas e os Relacionamentos Humanos; Gestão de Conflitos no Ambiente de Trabalho; Liderança, Comunicação e Equipe de Trabalho; Ética Profissional; Conceitos e Fundamentos; A Ética Profissional; Código de Ética Profissional. |
4 |
Processos de Avaliação de Aprendizagem |
80h |
As Interações em Sala de Aula: O Papel dos Professores e dos Alunos; Interação Professor x Aluno; Interação entre Estudantes; Os Objetivos de Ensino, Os Conteúdos Programáticos as Estratégias de Ensino-Aprendizagem; Missão Docente; Dimensões do Processo Didático e seus Eixos Norteadores; A Docência Universitária e suas Competências. |
5 |
Avaliação Escolar, Adequações Curriculares e Plano de Ensino Individualizado (PEI) |
80h |
Avaliação Escolar; Conceitos de Avaliação Aplicada; Avaliação das Unidades Didáticas; Adequações Curriculares; Adaptações Curriculares para Necessidades Educativas Especiais; Vantagens das Adaptações Curriculares; Plano de Ensino Individualizado (PEI); Planejamento Educacional para o Cuidado Integral de Alunos com Dificuldades de Aprendizagem; Planejamento Educacional. |
6 |
Teoria e Prática nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
80h |
Tecnologias da informação e da comunicação, aprendizado eletrônico e ambientes virtuais de aprendizagem. Evolução dos sistemas para educação a distância. Recursos e atividades para materiais autoinstrucionais em AVA. Aprendizagem Colaborativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Acessibilidade em EaD mediada pela web. Prática polidocente em ambientes virtuais de aprendizagem. Mudanças diante do cenário de pandemia. |
7 |
Planejamento Educacional e Processo de Avaliação da Aprendizagem |
80h |
Introdução ao Estudo do Planejamento; Planejamento da Educação; Desenvolvimento e Planejamento da Educação Superior; Planejamento Participativo em Educação; A Importância do Planejamento na Educação; Planejamento: do Curricular ao Instrucional; A Evolução Histórica da Avaliação, seus Diversos Conceitos e sua Relação com a Atualidade; A Avaliação Educacional como Processo Histórico Social; Avaliação e sua Importância na Educação. |
8 |
Coordenação e Gestão de Equipe Escolar |
80h |
As Complexas Relações Humanas; Origem, Fundamento e Princípios das Relações Humanas; Relações Humanas em Diferentes Contextos; Relações Humanas no Trabalho; Relações Humanas na Escola; Ética nas Relações Humanas; Relações Intrapessoais; Relações Interpessoais; A Liderança no Contexto Da Gestão Escolar; Disposições Legais Sobre a Formação do Gestor Escolar; Liderança e Gestão Escolar; Competências de Líderes Eficazes; Características, Competências e Habilidades de Líderes/Gestores Escolares; Cultura, Clima e Pessoas da Organização Escola; A Escola Como uma Organização; Cultura e Clima Organizacional; A Cultura e o Clima Organizacional no Espaço Escolar; Gestão das Pessoas da Escola. |
9 |
Formação de Professores para a Diversidade |
80h |
Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação. O Problema da Diversidade; Cultura e Diversidade; Trabalhando com os Temas Transversais. |
TOTAL |
720h
|
|