1 |
Docência e Práticas no Ensino Superior |
80h |
A Didática no Contexto do Ensino Superior; Necessidade de se Aprender a Didática; Princípios Didáticos; O Ensino na Educação Superior; A Qualidade do Ensino Superior; A Qualidade do Ensino da Universidade na Primeira Década do Século XXI; Organização da Prática Pedagógica em Sala de Aula e as TICS; As Práticas de Ensino na Educação Superior; Tecnologias de Computador. |
2 |
Planejamento e Processos Avaliativos Institucionais |
80h |
Qualidade, Educação e Avaliação; Avaliação da Qualidade da Educação; Os Princípios e Critérios que Devem Apoiar a Avaliação da Qualidade da Educação; Avaliação Institucional: Formatos, Processos, Potencialidades e Fragilidades; Autoavaliação Institucional e Sua Importância no Ensino Superior; A Importância da Avaliação Institucional; Concepções de Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem; A Avaliação do Processo de Ensino Aprendizagem no Âmbito da Educação Superior; Técnicas e Instrumentos de Avaliação. |
3 |
Docência e Tutoria - Formas de mediação |
80h |
Formas de Tutorias Existentes; Tutoria Educativa; Tipos de Tutorias Existentes; Mapa Conceitual e Sala de Aula Invertida; Mapas Conceituais e Seus Conceitos e Aplicações; Considerações Importantes Sobre a Sala de Aula Invertida; O Ensino EAD e a Tutoria; O Tutor EAD e Suas Funções. |
4 |
Tecnologia da Informação no Processo de Ensino e Aprendizagem |
80h |
A tecnologia de informação no processo de ensino e aprendizagem. Edição de documentos. Publicações Digitais. Tecnologias Educacionais. Pesquisa Científica: definição, classificação e aplicação. |
5 |
Planejamento Educacional e Processo de Avaliação da Aprendizagem |
80h |
Introdução ao Estudo do Planejamento; Planejamento da Educação; Desenvolvimento e Planejamento da Educação Superior; Planejamento Participativo em Educação; A Importância do Planejamento na Educação; Planejamento: do Curricular ao Instrucional; A Evolução Histórica da Avaliação, seus Diversos Conceitos e sua Relação com a Atualidade; A Avaliação Educacional como Processo Histórico Social; Avaliação e sua Importância na Educação. |
6 |
Interação da Tecnologia e Mídias Digitais no Ambiente Educacional |
80h |
Recursos e Ferramentas na Internet. Multimídia Digital. Interação das tecnologias e mídias digitais entre alunos e professores. Aplicação de tecnologias em sala de aula e na modalidade EAD. Fatores relacionados ao uso das tecnologias e mídias digitais nas aulas. |
7 |
Educação Superior: Política e Gestão |
80h |
Conceitos e Concepções de Universidade; O Conceito de Universidade; O Que é Feito na Universidade?; Gestão Universitária e Inovação; Inovação Docente e o Uso das TICs na Gestão Universitária; Os Processos da Inovação Educacional; Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização; Estudos de Pós-Graduação e a Pesquisa; O Processo de Internacionalização. |
8 |
Teoria e Prática nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
80h |
Tecnologias da informação e da comunicação, aprendizado eletrônico e ambientes virtuais de aprendizagem. Evolução dos sistemas para educação a distância. Recursos e atividades para materiais autoinstrucionais em AVA. Aprendizagem Colaborativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Acessibilidade em EaD mediada pela web. Prática polidocente em ambientes virtuais de aprendizagem. Mudanças diante do cenário de pandemia. |
9 |
Educomunicação |
80h |
Fundamentos e conceituação da educomunicação. O cenário atual na relação entre Educação, informação e entretenimento. Elementos da educomunicação e novas metodologias em sala de aula. Linguagem e aplicação de diferentes mídias em sala de aula. Características de produções educomunicativas em diversas mídias: conteúdos, formatos e tecnologias. A interface educação/comunicação e seus reflexos nas práticas educativas e na formação de professores. Desafios da edocomunicação no mundo contemporâneo. Responsabilidade social e ações na área da educomunicação. Políticas Públicas educacionais e multimídia. As inter-relações da mídia: jornal, rádio, televisão e web na educomunicação. |
TOTAL |
720h
|
|