1 |
Docência no Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior. Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
3 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Crítico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional, O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões. |
4 |
História do Pensamento Antropológico |
80h |
Origem e Evolução do Ser Humano; Teorias Antropológicas; Antropologia Jurídica; Antropologia Teológica. |
5 |
Antropologia Brasileira |
80h |
Cronologia da Antropologia no Brasil; O Índio Brasileiro; História da Etnologia Brasileira; Os Portugueses e os Imigrantes; Culturas Negras no Brasil; A Representatividade dos Cronistas para a Antropologia; Antropólogos Brasileiros. |
6 |
História Cultural e suas Análises |
80h |
Cultura: Alguns Delineamentos; Os Embri?es da Hist?ria Cultural; Campos de Investiga??o da Hist?ria Cultural; A Nova Hist?ria Cultural / Micro-Hist?ria. |
7 |
Bases Sócio-Antropológicas dos Afro-Descendentes |
80h |
Entendendo a Antropologia; Formação do Sujeito Brasileiro - As Nossas Raízes; Migrações - Foco no Brasil; Etnia, Raça e Multiculturalismo; Quilombolas; Populações Indígenas; Revisitando a História das Religiões Africanas. |
8 |
Cultura e Saberes Docentes |
80h |
A Cultura e o Condicionamento do Homem; A Educação e a Cultura Popular; A Escola como Espaço Sociocultural; Bourdieu, A Educação e a Cultura. |
9 |
Planejamento e Avaliação Educacional |
80h |
Avaliação Educacional; Reflexões sobre a Finalidade da Prática da Avaliação Escolar; A Avaliação Classificatória e suas Implicações na Aprendizagem Educacional Escolar; Planejamento Educacional; Como Atribuir Sentido para o Conceito de Planejamento?; Funções do Planejamento; Planejamento no Desenvolvimento de Competências; O Planejamento para a Sala de Aula. |
TOTAL |
720h
|
|