1 |
Docência no Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Crítico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional, O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões. |
3 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
4 |
Alfabetização e Letramento segundo a BNCC |
80h |
Reflexão Sobre os Conceitos de Alfabetização e Letramento; Breve Histórico dos Métodos de Alfabetização no Brasil; Qual o Melhor Método de Alfabetização Para as Crianças?; O Processo de Construção da Escrita; Contribuições de Emília Ferreiro; Contribuições de Magda Soares; BNCC: O Que Muda no Processo de Alfabetização e Letramento; Alfabetização e Letramento Segundo a BNCC; Práticas de Alfabetização e Letramento; Refletindo Sobre a Formação de Professores. |
5 |
Adequação do Sistema de Escrita Alfabética e a Consolidação do Processo de Alfabetização |
80h |
O Ensino do Sistema De Escrita;O workshop de escrita; Teorias da Aprendizagem; Importância da Alfabetização; Alfabetização inicial; O papel do professor hoje no ensino de leitura e escrita; Papel da educação, da história e da cultura na construção de práticas de leitura e escrita; O processo de leitura na educação básica; Métodos para aprender a ler. |
6 |
Organização do Trabalho Escolar e os Recursos Didáticos na Alfabetização |
80h |
As Tendências Pedagógicas na Didática e Organização do Trabalho Pedagógico; A Presença das Tendências Pedagógicas Atuais no Processo Educacional; Teoria dos L.S. Vigosky, Uma Abordagem Interativa no Processo de Aprendizagem de Ensino; Planejamento Participativo no Contexto Escolar; Educação administrativa: Planejamento e Organização; Organização; Os Ambientes Educativos Diferenciados: Estilos de Aprendizagem; Os estilos de Aprendizagem e os Ambientes Educativos. |
7 |
Diversidade Textual em Sala de Alfabetização |
80h |
O Ensino Como Narração nos Níveis Iniciais; Letramento e Desenvolvimento Humano; TEXTO DISSERTATIVO EXPOSITIVO; Promoção da Leitura e os Textos em si; Atividades Relacionadas ao Desenvolvimento de Competências; Considerações Importantes a Respeito do Texto Descritivo; A Importância da Leitura e dos Textos Desde a Infância. |
8 |
Ciclo de Alfabetização da Criança: do Infantil aos Anos Iniciais |
80h |
História da Comunicação Humana; A Comunicação Humana; Fatores De Comunicação Humana; A comunicação no Ensino Infantil; Algumas Considerações Teóricas de Utilidade Para Professores no Ensino Infantil; O Receptor: Como Falamos Com as Crianças; A Construção da Escrita Pela Criança; O Princípio da Construção da Escrita; Etapas do Processo de Escrita. |
9 |
Planejamento da Alfabetização e as Diferentes Áreas do Conhecimento |
80h |
Os Fundamentos da Prática de Ensino da Alfabetização e do Letramento Para as Crianças; Meio Ambiente, Escola, Professor e Aluno em uma Estratégia Política; Níveis de Conhecimento no Letramento; A política de Inclusão na Escola e sua Repercussão no Ensino da Leitura e da Escrita; A Inclusão Educativa; Inclusão: Entre Ser e Ser Deve Ser; O Papel Social Da Leitura E Da Escrita; A Leitura Como Uma Prática Sociocultural e Uma Ferramenta Para Alcançar a Equidade Social Através do Ensino; Importância da Leitura na Sociedade Atual. |
TOTAL |
720h
|
|