1 |
Docência no Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Crítico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional, O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões. |
3 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
4 |
Lições Preliminares de Antropologia Brasileira |
80h |
Do Surgimento da Antropologia e as Primeiras Correntes; O surgimento do pensamento antropológico e o Evolucionismo; Antropologia Funcionalista; A antropologia francesa; Franz Boas e o surgimento da linha americana; Os Conceitos de Cultura; Cultura e Natureza; Cultura popular e cultura erudita; Transformações culturais nas sociedades industrializadas; Temas Contemporâneos da Antropologia e a Antropologia Brasileira; Temas contemporâneos da Antropologia; A etnicidade em questão; O conceito de identidade; As discussões contemporâneas de gênero, sexualidade e parentesco; Os debates sobre cultura e natureza; A Antropologia brasileira; Da chegada até os anos 1960; A Antropologia brasileira da década de 1960 aos dias de hoje. |
5 |
Pensamento e Produção Científica da Antropologia |
80h |
Primeiros Caminhos Da Antropologia, Pensando Uma Prática, Oralidade E Pensamento Antropológico, Relativizando A Origem Da Antropologia, A Antropologia Dentro Das Ciências Sociais, Os Primeiros Passos Dados Por Durkheim E Mauss, A produção antropológica e seus objetivos científicos
O que define a Antropologia enquanto ciência?, Métodos e técnicas da Antropologia, Escolas de pensamento antropológico e o etnocentrismo, Evolucionismo, Difusionismo, Novas perspectivas a partir da Etnografia, Escolas De Pensamento Antropológico, Escolas De Pensamento Antropológico, Funcionalismo, Estruturalismo, Culturalismo, Interpretativa, Novas Fronteiras Da Antropologia. |
6 |
Estudo da Antropologia Brasileira |
80h |
Explicar O Brasil- Os Primeiros Passos Da Antropologia Brasileira, O Contexto Histórico Para A Consolidação Da Antropologia No Brasil, Os Clássicos Da Antropologia Brasileira, Roberto damatta (1936-), Gilberto Velho (1954- 2012), Manuela Carneiro e Eduardo Viveiro de Castro. |
7 |
Relações Étnico Raciais no Contexto da Antropologia |
80h |
A Invenção Do Conceito De Raça, Estudos Sobre Relações Étnico-Raciais , O Conceito De Raça E O Racismo, João Batista Lacerda, Nina Rodrigues, Relações Étnico-Raciais No Século Xx, O Século Xx Das Relações Étnico-Raciais Na Antropologia, Gilberto Freyre, Oracy Nogueira, Peter Fry, Carlos Hasenbalg, As Relações Étnico-Raciais E O Discurso Colonial E Pós-Colonial
Da Construção À Desconstrução Do Conceito De Raça, A Virada Pós-Colonial E As Mudanças Na Antropologia, O Discurso Colonial A Partir De Gilberto Freyre, Kabengele Munanga E A Questão Da Identidade, Qual O Lugar Da Antropologia Nas Relações Étnico-Raciais? |
8 |
Antropologia Cultural e Histórica |
80h |
Primeiros Contatos Entre História E Antropologia; História e Antropologia; Primeiros contatos; O olhar antropológico e a História Cultural; A Nova História Cultural e a Antropologia Histórica; Diálogos Entre Antropologia E História; Debates e embates da Antropologia com a História; Lévi-Strauss e a História dentro do estruturalismo; Marshall Sahlins: entre a estrutura e o evento; Geertz e a “descrição densa”; Pierre Bourdieu: o campo e o hábitus; Diálogos Entre A História E A Antropologia; Os historiadores e a Antropologia; Emmaneul Le Roy Ladurie e a História Etnográfica; Robert Darnton e a Antropologia Interpretativa; Michel De Certeau e a vida cotidiana; Caminhos distintos e destinos semelhantes. |
9 |
Sociedade Brasileira e sua Formação |
80h |
As Influências Externas para a Construção da Interpretação do Brasil no Final do Século XIX para o XX- Alguns Apontamentos; Interpretações sobre a Formação da Sociedade Brasileira; A Geração de 1930; A Sociedade Brasileira; A Escravidão e a Questão Racial; A Dicotomia Campo e Cidade; A Sociologia no Brasil; Os Clássicos que Deram a Forma Científica à Sociologia Brasileira. |
TOTAL |
720h
|
|