1 |
Docência no Ensino Superior |
80h |
O ensino superior no Brasil. A Universidade na sociedade. Legislação da Educação Superior. A prática docente no contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As teorias pedagógicas. A didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de ensino e prática docente. Avaliação educacional. Ambiente virtual de aprendizagem e tecnologias para o ensino. Interações em sala de aula EAD e Presencial: o papel dos professores e dos alunos. |
2 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Crítico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional, O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões. |
3 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
4 |
Princípios da Terapia Cognitivo-Comportamental |
80h |
Introdução à terapia cognitivo-comportamental. Conceitos e definições técnicas. Principais características das TCCS. História das TCCS. Modelos Comportamental e cognitivo e princípios básicos das terapias cognitivo-comportamentais. Modelo comportamental. Modelo cognitivo. Princípios norteadores das terapias cognitivo-comportamentais. Terapia cognitivo-comportalmental e bases das funções cognitivas. Terapias cognitivo-comportamentais: aplicabilidade clínica. Bases das funções cognitivas. Funções cognitivas. |
5 |
Neurociências e Terapia Cognitivo-Comportamental |
80h |
Relações entre mecanismos biológicos e processamento cognitivo, sistema nervoso central e psicopatologia, bases biológicas e ação da psicoterapia e dos medicamentos, neurociências e processamento inconsciente. Neurociências nos transtornos mentais. Neurociência e as emoções. Neurociência e métodos de pesquisa em psicoterapia, Psicologia baseada em evidencias, Teoria clinicamente relevante: integrando o insight clínico com a ciência cognitiva, o inconsciente em terapia cognitiva, Psicofarmacologia: interfaces entre a psicoterapia e a prática de TCC. |
6 |
TCC: Tendências e Demandas |
80h |
TCC para Infância, Adolescência e Idosos. TCC para casais e famílias. TCC para transtornos de personalidade. TCC para transtornos de ansiedade e fobia. TCC Sexual. TCC para transtornos alimentares. |
7 |
Técnicas Cognitivas e Comportamentais |
80h |
Técnicas Cognitivas. Técnicas Comportamentais. Aspectos éticos do atendimento clínico. Introdução e problematização do modelo cognitivo de Beck. Estudos sobre eficácia e eficiência do modelo cognitivo. Apresentação e aplicação das principais técnicas cognitivas. Estudo das principais técnicas comportamentais utilizadas na clínica psicológica. Seleção, aplicação e avaliação de procedimentos comportamentais. |
8 |
Transtornos de Saúde Mental e Manejo de Risco de Suicídio |
80h |
Classificação e tratamento dos transtornos do humor. Definição de depressão. Modelo cognitivo da depressão. Sintomatologia da depressão. Teorias, Desenvolvimento e Tratamento da Depressão. Aspectos éticos do atendimento clínico. Estudo do comportamento suicida, com ênfase em sua avaliação e manejo clínico psicoterápico e medicamentoso. Entendimento cognitivo-comportamental do comportamento suicida. |
9 |
Relação Terapêutica |
80h |
Estudo dos princípios norteadores da relação terapêutica nas TCCs. Definição dos limites da relação terapêutica. Uso da relação terapêutica como mecanismo de mudança. A importância da relação terapêutica para a aplicação da terapia cognitivo-comportamental. Terapia Cognitivo-Comportamental: relações entre avaliação e psicoterapia. Ssignificado e relevância da queixa. Relação terapêutica. A relação terapêutica e habilidades sociais do terapeuta. |
TOTAL |
720h
|
|