1 |
Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento |
80h |
O Desenvolvimento Humano; Psicologia da Aprendizagem; Teorias do Desenvolvimento/Aprendizagem; Condições de Aprendizagem; Introdução às Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita. |
2 |
Aprendizagem e Aplicação da Psicopedagogia Institucional |
80h |
Aplicabilidade Da Psicopedagogia Na Escola; Sobre A Psicopedagogia E Os Psicopedagogos; A Aprendizagem E A Aplicação Da Psicopedagogia; Institucional; Modelos Psicopedagógicos De Aprendizagem; Indisciplina Na Escola À Luz Da Psicopedagogia; Conceitos E Aplicações Sobre A Indisciplina; Teorias Psicológicas. |
3 |
Aprendizagem e Neurociência |
80h |
Neurociência Versus Educação; Antecedentes das Ciências Cognitivas e Neurais; A Adequação das Ciências Neurais à Educação; As Chaves da Neurociência Educacional; Conceitos e Aplicações de Plasticidade Neural e a Aprendizagem; Plasticidade Neural e Suas Aplicações; Aprendizagem Tendo em Vista a Plasticidade Neural; Sistema Límbico Versus Aprendizagem; Conceito de Sistema Límbico suas Aplicações; Aprendizagem no Sistema Límbico. |
4 |
Neurofarmacologia Aplicada na Aprendizagem |
80h |
Estudo da Neuroanatomia Funcional; Conceitos de Neuroanatomia; Neuroanatomia do Sistema Nervoso Periférico; Princípios de Neurofarmacologia: Características e Aplicações na Aprendizagem; Conceitos e Aplicações da Neurofarmacologia; Neurofarmacologia na Aprendizagem; Neurotransmissores e Neuromoduladores: Acetilcolina, Noradrenalida e Glutamato; Conceitos de Neurotransmissores; Principais Neurotransmissores e Neuromoduladores |
5 |
Psicologia Aplicada ao Desenvolvimento e Aprendizagem |
80h |
Construção do Conhecimento Psicológico; Aprendizagem na Sociedade do Conhecimento; Teoria da Mente; Desenvolvimento Psicossocial e Aprendizagem; Desenvolvimento Psicossocial da Criança; Concepção, Desenvolvimento Pré-Natal e Parto; As Implicações do Desenvolvimento: Pontos de Vista Teóricos; Desenvolvimento Infantil – 0 A 3 Anos. |
6 |
Psicologia Educacional e Escolar |
80h |
Contextualização histórico–crítica da Educação e da Instituição Escolar. Estudo da constituição histórica da Psicologia Escolar/Educacional como campo de atuação e pesquisa. Problematização sobre o objeto de estudo da Psicologia Escolar. Aproximação teórico-prática da realidade escolar. Estudo das possibilidades de atuação teórico-práticas do psicólogo escolar. Fracasso escolar, perspectivas de entendimento, análise e superação. Legislação Educacional e Políticas Públicas. LEI Nº 13.935, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2019. Leis Específicas Aplicada a Atuação do Psicologo Escolar. Ações de inclusão escolar. |
7 |
Gestão Escolar |
80h |
As Políticas Educacionais Públicas do Brasil; Notas Históricas Envolvendo as Políticas Educacionais; Um Aparato Histórico das Legislações e Relações com as Políticas Públicas Brasileiras. |
8 |
Psicopatologias |
80h |
Noções de psicopatologias: critérios de saúde e doença mental. Evolução do conhecimento psicopatológico. Ética e Psicopatologia. O exame psíquico e a sumula psicopatológica. Semiologia e Psicopatologia. A psicopatologia fenomenológica e a psicopatologia existencial. Etiologia das neuroses e psicoses; Definições, causas e abordagens; Análise do estado mental; Principais transtornos mentais e do comportamento. |
9 |
Educação Especial Inclusiva e Políticas Públicas de Inclusão |
80h |
Fundamentos da Educação Especial; Princípios Básicos da Educação Especial; Fundamentação Legal da Educação Especial; O Financiamento da Educação Especial; Fundamentos da Educação Inclusiva; Da Integração à Inclusão; A Valorização das Diferenças na Escola Como Fator de Inclusão; A Organização Docente na Educação Inclusiva; Competências Didáticas Para Trabalhar Com a Educação Inclusiva; Políticas Públicas de Inclusão. |
TOTAL |
720h
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