1 |
Docência no Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Crítico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional, O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões. |
3 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
4 |
Introdução à Neurociência |
80h |
O que é Neurociência?; A História e Evolução da Neurociência ; Os 5 campos de estudo da Neurciência: Neurociência Comportamental, Neurociência Cognitiva, Neurofisiologia, Neuroanatomia, Neuropsicologia; Cérebro, emoções e memória; Uma Ciência Multidisciplinar; A Evolução da Neurociência; A Neurociência do Futuro: Neurorrobótica, Neuroinformática, Simulação do Cérebro, Computação Neuroinformática, Computação de Alto Rendimento; Programação Neurolingística (PNL); |
5 |
Aprendizagem e Neurociência |
80h |
Neurociência Versus Educação; Antecedentes das Ciências Cognitivas e Neurais; A Adequação das Ciências Neurais à Educação; As Chaves da Neurociência Educacional; Conceitos e Aplicações de Plasticidade Neural e a Aprendizagem; Plasticidade Neural e Suas Aplicações; Aprendizagem Tendo em Vista a Plasticidade Neural; Sistema Límbico Versus Aprendizagem; Conceito de Sistema Límbico suas Aplicações; Aprendizagem no Sistema Límbico. |
6 |
Neuropsicologia da Memória |
80h |
O que é memória?; Os diferentes tipos de memória: episódica, autobiográfica, retrógada, anterógrada; Fisiopatologia da Memória; Memória no sujeito saudável; Avaliando a memória de um paciente: Revisão de avaliação neuropsicológica, Anamnese e entrevista clínica para investigação das alterações de memória, Instrumentos de avaliação neuropsicológica, Pacientes saudáveis x Pacientes Clínicos; Alteração de memória em pacientes idosos; Causas do deficits de memória; Comprometimento da memória em casos psiquiátricos;Alterações de memórias em caso de lesão cerrebral adquirida; Conceitos de reabilitação neuropsicológica. |
7 |
Neurociência da Cognição |
80h |
Processos Atencionais e Funções Executivas; Aprendizagem e Memória; Linguagem: Bases Neurais e Localização da Linguagem; Habilidades Visoespaciais e Praxias. |
8 |
Neurociência do Movimento |
80h |
Sistemas musculares e suas características; Bases neuroanatômicas e funcionais dos movimentos voluntários e involuntários; Movimento como tratamento e estimulador cerebral; Papel da medula no movimento e esclerose lateral amiotrófica; Cerebelo e ataxias; Núcleos da Base: anatomia, funções e enigmas; Cognição incorporada: desmistificando a relação entre corpo e mente; Doenças do movimento: Parkinson, Síndrome de Tourette e Huntington; Movimento para reabilitar AVC; Interface cérebro-máquina para gerar movimento e reabilitar. |
9 |
Neurociência e a Sociedade |
80h |
O cérebro do século XXI; Emoções e sua importância na sociedade; Influência das mídias sociais no cérebro: mito ou realidade?; Influência das mídias sociais no cérebro: mito ou realidade? |
TOTAL |
720h
|
|