1 |
Docência no Ensino Superior |
80h |
O ensino superior no Brasil. A Universidade na sociedade. Legislação da Educação Superior. A prática docente no contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As teorias pedagógicas. A didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de ensino e prática docente. Avaliação educacional. Ambiente virtual de aprendizagem e tecnologias para o ensino. Interações em sala de aula EAD e Presencial: o papel dos professores e dos alunos. |
2 |
Neuropsicologia e Funções Cognitivas |
80h |
Fundamentos Históricos e Conceituais da Neuropsicologia; A Historia da Neuropsicologia; Neuropsicologia da Criança e do Desenvolvimento: Detecção e Intervenção de Distúrbios em Crianças; Funções Neuropsicológicas e seus Distúrbios - Percepção, Atenção, Memória, Consciência; Áreas Disciplinares e seus Envolvimentos com as Funções Neuropsicológicas; Processos Mentais; Neuropsicologia do Envelhecimento; A Neuropsicologia Geriátrica; Desenvolvimento na Neuropsicologia da Velhice. |
3 |
Ciências Neurológicas |
80h |
Macroscopia do Sistema Nervoso Central; Conceitos e Aplicações do Sistema Nervoso Central; Os Neurônios: Paradigmas da Educação; Redes Neurais Artificiais x Redes Neurais Biológicas; O Método Clínico em Neurologia: Anamnese, Exame; Neurológico, Diagnóstico, Sindrômico; Conceitos e Aplicações; O educador e o Diagnóstico Neurológico; O Papel do Cérebro nos Distúrbios da Aprendizagem; Conceitos de Distúrbios de Aprendizagem; A Avaliação Diagnóstica. |
4 |
Neuroanatomia, Neurofisiologia e Neurofarmacologia |
80h |
Conceitos e Aplicações de Neuroanatomia; Neuroanatomia e Aplicações; Estrutura Interna dos Hemisférios Cerebrais: Memória; Conceitos e Aplicações de Neurofisiologia; Neurofisiologia da Aprendizagem; Mecanismos Moleculares de Armazenamento de Memória; Conceitos e Aplicações de Neurofarmacologia; Origem e Nomenclatura da Farmacologia; Relações: Estrutura-Química-Ação-Farmacologia. |
5 |
Avaliação e Intervenção Psicomotora |
80h |
Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade; Desenvolvimento Motor e Aprendizagem; Evolução e Conceitos da Psicomotricidade; Psicomotricidade e suas contribuições para o desenvolvimento infantil; Pressupostos e Aplicações da Psicomotricidade; Os Elementos e Desenvolvimento de cada Elemento Psicomotor; Intervenção e Reeducação Psicomotora; Psicomotricidade e as Dificuldades de Aprendizagem; Testes de Avaliação Psicomotora; Testes Psicomotores; Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) – Rosa Neto; Bateria Psicomotora Adaptada (BPM) - Vitor da Fonseca. |
6 |
Avaliação Neuropsicológica Adulto e Infantil |
80h |
Conceitos Básicos sobre Neuropsicologia e Avaliação; Avanços e Direcionamentos sobre a Neuropsicologia; A Avaliação Neuropsicológica Formal; Atuação em Diversas Àreas de Intervenção; Rendimento Escolar e a Intervenção; Intervenção Psicoeducativa; Capacidade e a Necessidade da Realização de Trabalhos Interdisciplinares; Conceitos de Trabalhos Interdisciplinares; Objetivos da Avaliação Neuropsicológica Infantil e Aspectos Centrais da Exploração Neuropsicológica. |
7 |
Neuropsicologia da Memória |
80h |
"O que é memória?; Os diferentes tipos de memória: episódica, autobiográfica, retrógada, anterógrada; Fisiopatologia da Memória; Memória no sujeito saudável; Avaliando a memória de um paciente: Revisão de avaliação neuropsicológica, Anamnese e entrevista clínica para investigação das alterações de memória, Instrumentos de avaliação neuropsicológica, Pacientes saudáveis x Pacientes Clínicos; Alteração de memória em pacientes idosos; Causas do deficits de memória; Comprometimento da memória em casos psiquiátricos;Alterações de memórias em caso de lesão cerrebral adquirida; Conceitos de reabilitação neuropsicológica." |
8 |
Transtornos Psiquiátricos na Criança e no Adolescente |
80h |
Aspectos Clínicos dos Transtornos Psiquiátricos da Infância e da Adolescência; Transtornos do Neurodesenvolvimento; Deficiência Intelectual; Transtorno do Espectro Autista; Transtorno de Linguagem; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Transtorno Específico da Linguagem; Transtornos Motores; Transtorno de Ansiedade e de Somatização na Infância e Adolescência; Transtorno de Ansiedade de Separação; Transtorno de Ansiedade Generalizada; Fobia Social e Transtorno de Ansiedade Social; Transtorno Obsessivo-Compulsivo; Síndrome de Tourette; Semiologia Psicopedagógica, Neuropediátrica e Psicológica; Semiologia Neuropediátrica; Semiologia Psicopedagógica; Semiologia Neuropediátrica; Semiologia Psicológica. |
9 |
Neurociência da Cognição |
80h |
Processos Atencionais e Funções Executivas; Aprendizagem e Memória; Linguagem: Bases Neurais e Localização da Linguagem; Habilidades Visoespaciais e Praxias.
|
TOTAL |
720h
|
|