1 |
Docência no Ensino Superior |
80h |
O ensino superior no Brasil. A Universidade na sociedade. Legislação da Educação Superior. A prática docente no contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As teorias pedagógicas. A didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de ensino e prática docente. Avaliação educacional. Ambiente virtual de aprendizagem e tecnologias para o ensino. Interações em sala de aula EAD e Presencial: o papel dos professores e dos alunos. |
2 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
3 |
Educação Inclusiva no Brasil: Princípios Filosóficos e Políticas Públicas |
80h |
A Educação Especial na História da Humanidade; Educação Especial: Um Breve Esclarecimento; O Desenvolvimento das Concepções Sociais Sobre Educação Especial no Decorrer da História da Humanidade; As Deficiências no Tempo e nas Sociedades; A Educação Especial no Tempo e nas Sociedades; O Desenvolvimento da Educação Especial no Brasil; A Sociedade Brasileira e as Deficiências Entre os Séculos XVI e XIX; A Educação Especial no Brasil; Orientações e Marcos Legais da Educação Especial no Brasil; Marcos Internacionais que Balizam a Educação Especial; Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948; Convenção Sobre os Direitos da Criança – 1989; Declaração Mundial de Educação Para Todos – 1990; Declaração de Salamanca – 1994; Convenção da Guatemala – 1999; Carta do Terceiro Milênio – 1999; Marcos Legais da Educação Especial no Brasil; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 1961; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Primeira Alteração Na LDB) – 1971; Criação do CENESP – 1973; Constituição da República Federativa do Brasil – 1989; Lei N. 7.853 (Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência) – 1989; Criação do ECA – 1990; Política Nacional de Educação Especial; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Atual) – 1996; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – 1998; Política Nacional Para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – 1999; Políticas e Instrumentos Legais do Século XXI. |
4 |
Fundamentos da Psicologia |
80h |
Breve História da Psicologia: Caminhos e Bifurcações – O Desenvolvimento do Pensamento Filosófico: Principais Filósofos Gregos; Heráclito de Éfeso; Sócrates; Platão; Aristóteles; O Pensamento Medieval; Agostinho de Hipona; Tomás de Aquino; O Mundo Moderno e o Racionalismo Científico; A Psicologia como Ciência; Contextualização: O Surgimento da Psicologia; O Objeto de Investigação da Psicologia: O Desafio da Cientificidade; Subjetividade Humana: Algumas Definições; Apropriação/ Objetivação; Mediação; Principais Paradigmas Teóricos e suas Contribuições; Behavorismo; Gestalt; Psicanalise; Psicologia Social; Sócio-Histórica; Psicologia e Saúde. |
5 |
Projetos Educacionais e Práticas Psicológicas |
80h |
A Escola e as Práticas Educativas; Projetos escolares aplicados: concebendo e planejando projetos psicológicos na área da educação; Elaboração e aplicação de projetos; Executando, controlando e avaliando projetos; Ensino, aprendizagem e formação de competências em projetos; Recursos Humanos e Liderança; Ciclo da negociação; As relações entre a Psicologia e gestão escolar e a execução de ações; Institucionalização e sustentabilidade dos projetos; Compromisso com a Educação Comunitária; As instituições comunitárias; Administração de projetos de organizações sem fins lucrativos; Projeto de inclusão escolar aplicado à Psicologia; Aprendizagem provocada pelos erros no processo de gestão de projetos. |
6 |
Análise Neuropsicológica Adulto e Infantil |
80h |
Conceitos Básicos sobre Neuropsicologia e Avaliação; Avanços e Direcionamentos sobre a Neuropsicologia; A Avaliação Neuropsicológica Formal; Atuação em Diversas Àreas de Intervenção; Rendimento Escolar e a Intervenção; Intervenção Psicoeducativa; Capacidade e a Necessidade da Realização de Trabalhos Interdisciplinares; Conceitos de Trabalhos Interdisciplinares; Objetivos da Avaliação Neuropsicológica Infantil e Aspectos Centrais da Exploração Neuropsicológica. |
7 |
Avaliação e Intervenção Psicomotora |
80h |
Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade; Desenvolvimento Motor e Aprendizagem; Evolução e Conceitos da Psicomotricidade; Psicomotricidade e suas contribuições para o desenvolvimento infantil; Pressupostos e Aplicações da Psicomotricidade; Os Elementos e Desenvolvimento de cada Elemento Psicomotor; Intervenção e Reeducação Psicomotora; Psicomotricidade e as Dificuldades de Aprendizagem; Testes de Avaliação Psicomotora; Testes Psicomotores; Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) – Rosa Neto; Bateria Psicomotora Adaptada (BPM) - Vitor da Fonseca. |
8 |
Recuperação Neuropsicológica Adulto e Infantil |
80h |
Conceitos e Aplicações de Neuroanatomia; Neuroanatomia e Aplicações; Estrutura Interna dos Hemisférios Cerebrais: Memória; Conceitos e Aplicações de Neurofisiologia; Neurofisiologia da Aprendizagem; Mecanismos Moleculares de Armazenamento de Memória; Conceitos e Aplicações de Neurofarmacologia; Origem e Nomenclatura da Farmacologia; Relações: Estrutura-Química-Ação-Farmacologia. |
9 |
Psicologia Aplicada ao Desenvolvimento e Aprendizagem |
80h |
Construção do Conhecimento Psicológico; Aprendizagem na Sociedade do Conhecimento; Teoria da Mente; Desenvolvimento Psicossocial e Aprendizagem; Desenvolvimento Psicossocial da Criança; Concepção, Desenvolvimento Pré-Natal e Parto; As Implicações do Desenvolvimento: Pontos de Vista Teóricos; Desenvolvimento Infantil – 0 A 3 Anos. |
TOTAL |
720h
|
|