1 |
Ciências Neurológicas |
80h |
Macroscopia do Sistema Nervoso Central; Conceitos e Aplicações do Sistema Nervoso Central; Os Neurônios: Paradigmas da Educação; Redes Neurais Artificiais x Redes Neurais Biológicas; O Método Clínico em Neurologia: Anamnese, Exame; Neurológico, Diagnóstico, Sindrômico; Conceitos e Aplicações; O educador e o Diagnóstico Neurológico; O Papel do Cérebro nos Distúrbios da Aprendizagem; Conceitos de Distúrbios de Aprendizagem; A Avaliação Diagnóstica. |
2 |
Introdução à Neurociência |
80h |
O que é Neurociência?; A História e Evolução da Neurociência ; Os 5 campos de estudo da Neurciência: Neurociência Comportamental, Neurociência Cognitiva, Neurofisiologia, Neuroanatomia, Neuropsicologia; Cérebro, emoções e memória; Uma Ciência Multidisciplinar; A Evolução da Neurociência; A Neurociência do Futuro: Neurorrobótica, Neuroinformática, Simulação do Cérebro, Computação Neuroinformática, Computação de Alto Rendimento; Programação Neurolingística (PNL); |
3 |
Aprendizagem e Neurociência |
80h |
Neurociência Versus Educação; Antecedentes das Ciências Cognitivas e Neurais; A Adequação das Ciências Neurais à Educação; As Chaves da Neurociência Educacional; Conceitos e Aplicações de Plasticidade Neural e a Aprendizagem; Plasticidade Neural e Suas Aplicações; Aprendizagem Tendo em Vista a Plasticidade Neural; Sistema Límbico Versus Aprendizagem; Conceito de Sistema Límbico suas Aplicações; Aprendizagem no Sistema Límbico. |
4 |
Neurociência da Cognição |
80h |
Processos Atencionais e Funções Executivas; Aprendizagem e Memória; Linguagem: Bases Neurais e Localização da Linguagem; Habilidades Visoespaciais e Praxias.
|
5 |
Neurociência e a Sociedade |
80h |
O cérebro do século XXI; Emoções e sua importância na sociedade; Influência das mídias sociais no cérebro: mito ou realidade?; Influência das mídias sociais no cérebro: mito ou realidade? |
6 |
Tecnologias no Cotidiano Escolar |
80h |
Introdução à Informática Educativa. Diferentes Usos do Computador na Educação. Diferentes Tipos de Softwares Usados na Educação. Projetos Educacionais Interdisciplinares. Processo de Avaliação dos Ambientes Educacionais Informatizados. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. |
7 |
Introdução à Neurologia |
80h |
Introdução a Neurologia Básica; Neurologia Geral; Funções e Estruturas Neuronais; Atividade Elétrica dos Neurônios; Sinapses; Neurotransmissores; Formas de Abordagem da Cognição Humana; Introdução as Técnicas de Estudo do Cérebro; Ciência Computacional Cognitiva; Anatomia Geral; Divisões do Sistema Nervoso; Anatomia Funcional do Córtex Cerebral; Aspectos Filogenéticos do Sistema Nervoso; Anatomia do Telencéfalo; Nervos Cranianos; Áreas Funcionais do Córtex Cerebral; Semiologia Neuropsicológica; Semiologia Conceitos Introdutórios; Divisões da Semiologia; Epidemiologia dos Transtornos. |
8 |
Psicologia Aplicada ao Desenvolvimento e Aprendizagem |
80h |
Construção do Conhecimento Psicológico; Aprendizagem na Sociedade do Conhecimento; Teoria da Mente; Desenvolvimento Psicossocial e Aprendizagem; Desenvolvimento Psicossocial da Criança; Concepção, Desenvolvimento Pré-Natal e Parto; As Implicações do Desenvolvimento: Pontos de Vista Teóricos; Desenvolvimento Infantil – 0 A 3 Anos. |
9 |
A Neurociência e os Sentidos na Infância e na Adolescência |
80h |
Introdução as Neurociências; Neurociências e suas Áreas Afins; Bases Evolutivas Neurais do Comportamento Humano e das Ciências do Cérebro; Psicogênese e Sociogênese; Processos Cognitivos Básicos e Superiores; Percepção; Memória; Inteligência. |
TOTAL |
720h
|
|