1 |
Neuropsicologia e Funções Cognitivas |
80h |
Fundamentos Históricos e Conceituais da Neuropsicologia; A Historia da Neuropsicologia; Neuropsicologia da Criança e do Desenvolvimento: Detecção e Intervenção de Distúrbios em Crianças; Funções Neuropsicológicas e seus Distúrbios - Percepção, Atenção, Memória, Consciência; Áreas Disciplinares e seus Envolvimentos com as Funções Neuropsicológicas; Processos Mentais; Neuropsicologia do Envelhecimento; A Neuropsicologia Geriátrica; Desenvolvimento na Neuropsicologia da Velhice. |
2 |
Aprendizagem e Neurociência |
80h |
Neurociência Versus Educação; Antecedentes das Ciências Cognitivas e Neurais; A Adequação das Ciências Neurais à Educação; As Chaves da Neurociência Educacional; Conceitos e Aplicações de Plasticidade Neural e a Aprendizagem; Plasticidade Neural e Suas Aplicações; Aprendizagem Tendo em Vista a Plasticidade Neural; Sistema Límbico Versus Aprendizagem; Conceito de Sistema Límbico suas Aplicações; Aprendizagem no Sistema Límbico. |
3 |
Técnicas Cognitivas e Comportamentais |
80h |
Técnicas Cognitivas. Técnicas Comportamentais. Aspectos éticos do atendimento clínico. Introdução e problematização do modelo cognitivo de Beck. Estudos sobre eficácia e eficiência do modelo cognitivo. Apresentação e aplicação das principais técnicas cognitivas. Estudo das principais técnicas comportamentais utilizadas na clínica psicológica. Seleção, aplicação e avaliação de procedimentos comportamentais. |
4 |
Psicofarmacologia |
80h |
Noções Básicas de Farmacologia; Toxicologia; A Psicofarmacologia; As Drogas e o Sistema Nervoso; Erros de Medicação. |
5 |
Neurobiologia na Aprendizagem |
80h |
Neurobiologia da Aprendizagem; Anatomia da Aprendizagem; As Células do Aprendizado; Células da Glía; Passo da Evolução das Células Nervosas; Neurônios; Neurotransmissores; O Custo do Não Conhecimento do Sistema Nervoso; Genética da Aprendizagem; Genética e Aprendizagem Aspectos Introdutórios; O Movimento Eugênico; Funções Executivas e Estruturação e Participação no Processo de Aprendizagem; Funções Executivas: Aspectos Anatômicos; Princípios Gerais e Domínios Específicos da Aprendizagem; Aprendizagem da Leitura e Escrita: Dificuldades Específicas; Modelo Déficit Fonológico; Aspectos Neurobiológicos da Dislexia do Desenvolvimento; Epilepsia e Aprendizagem; Deficiência Mental e Aprendizagem. |
6 |
Ciências Neurológicas |
80h |
Macroscopia do Sistema Nervoso Central; Conceitos e Aplicações do Sistema Nervoso Central; Os Neurônios: Paradigmas da Educação; Redes Neurais Artificiais x Redes Neurais Biológicas; O Método Clínico em Neurologia: Anamnese, Exame; Neurológico, Diagnóstico, Sindrômico; Conceitos e Aplicações; O educador e o Diagnóstico Neurológico; O Papel do Cérebro nos Distúrbios da Aprendizagem; Conceitos de Distúrbios de Aprendizagem; A Avaliação Diagnóstica. |
7 |
Estudos Genéticos e Neurológicos Aplicados |
80h |
Da "Origem das Espécies" À Genética Aplicada; Síndromes de Origem Genética; Erros Inatos do Metabolismo. |
8 |
Neurociência da Cognição |
80h |
Processos Atencionais e Funções Executivas; Aprendizagem e Memória; Linguagem: Bases Neurais e Localização da Linguagem; Habilidades Visoespaciais e Praxias.
|
9 |
Neurociência do Movimento |
80h |
"Sistemas musculares e suas características; Bases neuroanatômicas e funcionais dos movimentos voluntários e involuntários; Movimento como tratamento e estimulador cerebral; Papel da medula no movimento e esclerose lateral amiotrófica; Cerebelo e ataxias; Núcleos da Base: anatomia, funções e enigmas; Cognição incorporada: desmistificando a relação entre corpo e mente; Doenças do movimento: Parkinson, Síndrome de Tourette e Huntington; Movimento para reabilitar AVC; Interface cérebro-máquina para gerar movimento e reabilitar.
|
TOTAL |
720h
|
|